Visão sistêmica: entenda o que é e qual a sua importância para a empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Como acontece o processo de tomada de decisões no seu negócio? Você já fez escolhas por impulso e percebeu que elas impactaram negativamente em outros departamentos da organização? Nessa hora, ter uma visão sistêmica é fundamental para alcançar melhores resultados e fazer uma gestão mais estratégica.

Mas afinal, o que significa essa tal visão sistêmica e quais as vantagens de adotar o modelo de gestão na sua organização? Neste post, vamos explicar melhor esse conceito, mostrar quais benefícios ele traz e como é possível treinar esse olhar. Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura.

O que é visão sistêmica?

A visão sistêmica nada mais é do que a capacidade de enxergar e compreender o todo, analisando cada agente e situações que o formam

Para entender melhor o conceito, imagine, por exemplo, uma grande empresa. Um gestor que tem uma visão sistêmica consegue entender todos os setores da organização, como a linha de produção, o departamento de RH, o financeiro, o marketing e por aí vai.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Logo, quando esse líder precisa tomar uma decisão, ele consegue avaliar os impactos da mudança não só na diretoria, mas também em todas as demais áreas.

Desse modo, podemos dizer que a visão sistêmica contribui diretamente para tomadas de decisões mais estruturadas e eficientes, ajudando a gerir o negócio como um todo, tendo consciência de cada setor individualmente e considerando as interações entre cada parte da empresa.

Qual a importância da visão sistêmica?

Utilizar a visão sistêmica é muito importante para que seu negócio consiga alcançar resultados eficientes e consistentes. Isso porque, treinando esse olhar, o gestor garante que não está focando apenas no óbvio nem agindo com impulsividade.

Ainda, analisando a empresa como um todo é possível identificar qual é o reflexo das ações em diferentes níveis e como cada decisão afeta as partes isoladamente. Assim, a tomada de decisões se torna um processo mais estratégico e calculado, minimizando erros.

Além dos líderes, é importante treinar também a visão sistêmica de todo o quadro de colaboradores. Dessa forma, seu time se tornará mais engajado e haverá uma maior cooperação entre as equipes com o objetivo de bater metas e superar resultados.

Quais as principais vantagens da visão sistêmica?

Até aqui, você já conheceu a importância de ter uma visão sistêmica do seu negócio e entendeu como esse tipo de gestão pode melhorar seus resultados. Mas afinal, o que isso muda na prática? A seguir, listamos algumas das vantagens de investir na técnica.

Possibilita um amplo conhecimento

Uma gestão focada em visão sistêmica dá a oportunidade para que líderes e colaboradores consigam entender a organização com profundidade.

Assim, aqueles que desenvolvem esse olhar conseguem conhecer melhor cada departamento e como funcionam seus processos. Munidos dessas informações, os colaboradores podem melhorar suas performances e contribuir com mais produtividade e eficiência nas atividades diárias.

Corrige falhas e imprevistos

A partir do momento em que mais pessoas tiverem conhecimento sobre os processos e o funcionamento de cada setor, mais fácil será identificar erros operacionais e corrigir falhas.

Desse modo, um gestor que administra de forma sistêmica consegue evitar imprevistos e lidar com mais assertividade com obstáculos que possam atrapalhar a performance profissional da equipe.

Auxilia na tomada de decisões

Esse ponto vale, principalmente, para empresários, empreendedores e gestores que precisam lidar com decisões importantes constantemente.

Treinando e desenvolvendo uma visão sistêmica, esses profissionais terão mais respaldo para tomar decisões estratégicas e eficientes, considerando a forma como cada ação pode gerar reflexos para outros setores.

Aumenta o engajamento e motivação da equipe

Quando a organização investe no desenvolvimento da visão sistêmica para os colaboradores, ela também melhora a motivação e interação entre as equipes, consequentemente, aumenta o engajamento.

Isso porque, os colaboradores conseguem entender melhor que são parte de algo maior, que sua atuação impacta em todo o negócio e é de extrema importância para que essa engrenagem funcione.

Contribui para a expansão do negócio

Por fim, a visão sistêmica é uma importante ferramenta para que gestores consigam ter maior clareza sobre os caminhos que devem seguir, possibilitando uma expansão dos negócios e da atuação no mercado.

Dessa forma, os empresários ampliam suas visões e conseguem inovar constantemente, alcançando números mais consistentes e novas oportunidades.

banner do ebook sobre desenvolvimento de talentos

Como treinar a visão sistêmica nas lideranças da empresa?

Para saber como incentivar essa visão mais ampla dentro do negócio e treinar suas lideranças, é preciso entender que o processo exige bastante estudo da organização e muito pensamento crítico. Agora, listamos algumas dicas para colocar em prática.

Conheça cada departamento

O primeiro passo para desenvolver sua visão sistêmica é conhecer bem a empresa na qual você trabalha. Esse conhecimento não pode ficar restrito aos produtos e serviços oferecidos, e sim precisa se estender a todos os processos realizados por cada departamento.

Portanto, tire um dia para conversar com os líderes de cada setor e seja curioso. Aqui, é importante questionar quais as atividades e responsabilidades de cada equipe e como esses processos impactam no negócio.

Entenda os objetivos do negócio

Toda organização conta com metas para curto, médio e longo prazo, logo, conhecê-las é uma boa forma de treinar sua visão sobre o negócio. Desse modo, o líder consegue entender as dificuldades de alcançá-las e como cada equipe pode contribuir nesse trajeto.

Encontre caminhos para atingir as metas

Depois de conhecer cada um dos departamentos e as metas do negócio, é importante começar a pensar de forma estratégica e sistêmica. Para tanto, procure soluções para driblar os obstáculos e alcançar os objetivos considerando todo o potencial de cada setor da organização.

Aqui, é importante pensar em soluções criativas e considerar o impacto que cada decisão pode causar em todas as partes da empresa.

Concluindo, a visão sistêmica é uma forma de gerir o seu negócio compreendendo cada uma das partes que o compõem. Esse tipo de administração é de extrema importância para a tomada de decisões estratégicas e auxilia na expansão do negócio e na melhoria dos resultados.

Agora que você já sabe qual a importância desse modelo, descubra também como identificar líderes no seu time.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments