Visão holística empresarial: Entenda o que é, importância e como desenvolver

Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabe o que é visão holística empresarial? Caso sua resposta seja “não”, saiba que esse conceito é uma tendência no mercado empresarial para uma gestão cada vez mais estratégica. 

Isso porque, a visão holística traz algo novo. Para exemplificar, pense em uma organização como o corpo humano. Mesmo que seja único, ele também é dividido em várias partes, bastando que uma delas adoeça para que o todo seja comprometido. 

Logo, na visão holística empresarial, o gestor enxerga a empresa com uma visão descentralizadora, sem distinção setorial, facilitando o alcance dos objetivos da organização por meio de técnicas que demonstrem que todas as áreas da empresa se complementam, fortalecendo a cultura empresarial.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue a leitura até o final para entender a importância da visão holística para transformar a gestão da sua empresa e, ainda, obter dicas para implantá-la de forma efetiva. Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é visão holística?

Resumidamente, a visão holística nada mais é que observar ou analisar algo ou alguma área de atuação ou vivência de forma panorâmica, ou seja, como um todo e não de maneira desmembrada.

Ainda, ela é derivada do holismo. Conceito esse que surgiu na década de 20. Criado pelo filósofo Jan Christiaan Smuts, o holismo é uma área da ciência que visa compreender os fenômenos em sua totalidade. 

Atualmente, a visão holística é muito abordada não só na gestão empresarial, mas também na área da saúde, educacional, dentre outras. Esse conceito tem se mostrado fundamental em uma sociedade cada vez mais globalizada e competitiva, fazendo com que um determinado grupo trabalhe em harmonia e em prol de um bem maior.

Visão holística no ambiente corporativo

No ambiente empresarial, a visão holística, de forma estratégica, tem como objetivo observar e gerir de maneira global. Por meio dela, o gestor adquire um profundo conhecimento da empresa e dos colaboradores, facilitando tomada de decisões eficazes, principalmente em momentos de crise

Além disso, existe uma melhora nas relações entre as equipes e nas resoluções de problemas, pelo fato de que a visão holística proporciona que todos os colaboradores tenham um sentimento de pertencimento e queiram dar o seu melhor para que os objetivos da empresa sejam alcançados. 

Além disso, quando a visão holística é trabalhada na organização, todos os colaboradores passam a ter um pleno conhecimento das estratégias, atividades, recursos e informações disponíveis, o que permitirá que eles se comuniquem melhor e realizem seu trabalho com maior eficiência, trazendo crescimento para o negócio.

Visão holística na gestão de pessoas

No âmbito da gestão de pessoas, a peça-chave está na análise e mapeamento do perfil comportamental. Uma vez que é por meio desse dado que o profissional de RH pode conhecer melhor o capital humano da organização, separar os colaboradores em grupo, de acordo com seus perfis, além de direcionar ações e estratégias de motivação e pertencimento, sem que ninguém fique desmotivado. 

Afinal, as pessoas são diferentes e reagem de maneiras distintas diante de um mesmo cenário. Além disso, todos os indivíduos contam com peculiaridades, como forças, motivações, formas de gerenciamento e comunicação, entre muitas outras atribuições que são extremamente valiosas e que devem ser desenvolvidas pela gestão, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para o profissional.

Logo, com o auxílio da tecnologia de ponta existente no RH atualmente, o profissional de Recursos Humanos não só pode conhecer melhor seu time, mas também automatizar várias tarefas burocráticas do setor. 

Assim, o RH conta com mais tempo para acompanhar, por meio de dados sólidos, o desempenho de cada membro da equipe e realizar uma gestão de pessoas mais estratégica e eficaz.

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Como aplicar a visão holística na empresa?

Agora que já conheceu um pouco mais sobre a visão holística e entendeu que se trata de uma tendência do mercado empresarial, preparamos algumas dicas para você aplicá-la na sua empresa. Confira!

1. Realize o diagnóstico da empresa

O primeiro passo para aplicar a visão holística empresarial é conhecer bem a sua empresa. Para isso, faça uma análise de todos os setores, das suas demandas e perfil dos colaboradores de cada área

Além disso, procure entender qual é a cultura da empresa, o clima organizacional e como é feita a comunicação interna e com os consumidores da marca. Estar ciente do funcionamento de cada parte do negócio é fundamental para enxergar a organização como um todo e direcionar ações e estratégias que beneficiem o time. 

2. Conheça seus concorrentes

Estudar os concorrentes é uma forma de ter uma visão holística não só da empresa, mas também do mercado em que ela atua. 

Por meio de uma avaliação da concorrência, é possível saber o que seus colaboradores buscam em uma empresa para trabalhar, além das necessidades e desejos dos consumidores da marca. 

Ainda, com esse estudo, o gestor de RH pode ter insights para motivar e engajar o time e os demais líderes conseguem gerar ações e estratégias para alavancar o negócio. 

3. Determine a essência, missão e valores da organização

Por que sua empresa existe? Essa é uma pergunta que deve ser respondida pela gestão para que a essência da organização seja disseminada a todos os colaboradores. Assim, eles saberão o que a empresa espera deles. 

Além disso, é preciso determinar a missão, ou seja, o motivo que levou à sua criação. Por último, mas não menos importante, defina os valores da organização. Ter os valores bem definidos é fundamental para que o profissional saiba se eles vão de encontro com suas ideias, propósitos pessoais e profissionais. 

Assim, o RH pode ser mais certeiro no processo de recrutamento e seleção e também nas demais estratégias de gestão de pessoas. 

4. Desenvolva uma política empresarial

Para que a visão holística possa ser corretamente aplicada na rotina da empresa é importante contar com uma política empresarial, ou seja, um manual de regras e metodologias de processos para que as atividades essenciais sejam realizadas da melhor forma. 

A política empresarial é uma peça-chave para ter uma empresa forte. Por meio dela, todos os membros do time estarão alinhados com os processos da organização e saberão agir nas mais diversas situações da rotina da empresa e também em momentos de imprevistos. 

Como a Sólides pode auxiliar na aplicação da visão holística na empresa?

Com uma evolução constante na área de Recursos Humanos, mais conhecida como RH 4.0, o setor conta com diversas ferramentas que automatizam tarefas que antes eram feitas manualmente e geravam perda de tempo e dados que nem sempre eram sólidos. 

Pensando em proporcionar maior autonomia e protagonismo ao RH nas empresas, a Sólides desenvolveu uma plataforma completa que não só automatiza as tarefas burocráticas do setor, mas também proporciona uma visão holística dos colaboradores e processos da empresa. 

Sólides Gestão

Com base nas informações e relatórios gerados pelo Sólides Gestão, o gestor de RH ou líder de uma equipe consegue ter um profundo conhecimento sobre as hard e soft skills de cada colaborador. 

Assim, as atividades podem ser melhor distribuídas e a gestão se torna personalizada, de acordo com o perfil comportamental de cada um, respeitando as diferenças entre os colaboradores e utilizando essas competências a favor do profissional, que será melhor desenvolvido, trazendo os mais resultados para a empresa. 

Além disso, por meio da ferramenta da Sólides, é possível transformar as demandas da organização em características mensuráveis.

Isso porque, ela facilita a engenharia de cargos, o levantamento das competências técnicas e comportamentais nas descrições das vagas em aberto e a escalação de times mais equilibrados, com perfis comportamentais que se complementam para que as demandas específicas de cada projeto e da empresa sejam cumpridas.

Além disso, nosso software também tem um painel com as principais métricas que um gestor precisa acompanhar. Dessa forma, o profissional de RH pode identificar os níveis de produtividade e de rotatividade atuais da empresa, convertendo esses dados em capital financeiro.

Outro benefício importante do Sólides Gestão é o mapeamento de perfil comportamental. No decorrer da leitura, citamos a importância desse fator para o planejamento de uma gestão de pessoas bem direcionada e eficiente por proporcionar uma visão holística dos membros do time.

Nesse sentido, o “match” perfeito entre empresa e colaborador é o primeiro passo para uma cultura organizacional sólida e uma visão holística de todos os envolvidos para que a empresa cumpra a missão que ela se propõe a realizar.

Ainda, com o auxílio de um software de RH como o Sólides Gestão, é possível avaliar os colaboradores para melhorar o desempenho, solucionando conflitos que venham acontecer entre os setores, auxiliando na escolha de qual caminho percorrer para que as melhores decisões sejam tomadas para que os objetivos da organização sejam cumpridos. 

Então, não perca tempo, baixe agora mesmo nossa planilha de planejamento estratégico e comece a aplicar a visão holística na sua empresa.

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments