Confira e invista nas vantagens do Recrutamento Online para sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

O universo está cada vez mais virtual, por isso, o setor de RH precisou se tornar extremamente estratégico para continuar ativo no mercado. Para tanto, necessitava investir em ferramentas para fazer a diferença. Foi aí que se descobriu as vantagens do recrutamento online.

Por meio de softwares desenvolvidos especialmente para essa função, as empresas têm buscado atrair pessoas mais qualificadas para o seu time de colaboradores. Certamente, de uma forma nada tradicional, mas aproveitando todos os benefícios da tecnologia.

Neste post, falaremos mais sobre as vantagens do recrutamento online. Então, continue acompanhando e entenda esse processo que está facilitando o dia a dia do RH. Boa leitura!

Afinal, o que é recrutamento online?

A tecnologia gerou um boom em todo o mundo e a presença digital está em toda parte. Sendo assim, o recrutamento online facilitou e tornou acessível o preenchimento e a candidatura às vagas de emprego, substituindo, assim, os antigos anúncios no jornal e o envio de currículo em papel via correio.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Portanto, os profissionais que se interessam por vagas disponíveis em uma organização ficam sabendo das oportunidades pela internet e se candidatam preenchendo formulários, também via web. No entanto, é possível usar softwares, plataformas especializadas, sites ou questionários próprios da empresa na aba “trabalhe conosco”.

Essa é uma forma prática, que ajuda os profissionais de RH a fazer todo o recrutamento, mas com um leque maior de opções. Ainda, além de fazer uma triagem mais apurada, é econômico e traz outras vantagens!

A importância das redes sociais para o recrutamento online

As redes sociais têm uma grande participação em diversos trabalhos. Portanto, para o recrutamento online não seria diferente, pois a divulgação das vagas pode ser realizada por meio dos perfis da empresa ou em grupos de profissionais especializados.

Além disso, as redes sociais têm informações necessárias sobre um candidato à vaga de emprego, como referências anteriores, depoimentos de colegas e, ainda, indicações de afinidades com a cultura corporativa. Esses dados podem ser utilizados para uma pré-triagem, por exemplo. 

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

Quais as vantagens do recrutamento online?

Seja pelo tradicional “trabalhe conosco”, redes sociais ou utilizando uma ferramenta própria para realizar o recrutamento online, a internet facilitou esse processo de contratação para as empresas. Não somente as organizações se beneficiam, mas os candidatos também.

Para as empresas, o mercado tecnológico oferece várias facilidades que viabilizam as contratações virtualmente. Abaixo, listamos algumas vantagens do recrutamento online. Confira!

Gerenciamento de anúncios às vagas

Há vários sites de empregos onde é possível agrupar todos os anúncios de vagas em único painel para, dessa forma, acompanhar a evolução de cada processo, identificar nos prazos de validade quais processos com maior urgência e priorizá-los. Assim, em poucos passos, é possível gerenciar todas as posições abertas.

Filtro de candidatos

Centralizar os currículos recebidos em um único ambiente virtual possibilita que o recrutamento seja feito de forma inteligente, explorando as alternativas de filtros. Em poucos cliques, é possível selecionar candidatos de determinadas regiões, áreas de atuação, pretensão salarial ou qualquer informação que se fizer necessária.

Banco de dados sempre atualizado

Ao disponibilizarem seus currículos na internet, os profissionais têm maior facilidade para adequar informações, inserir dados e, até mesmo, remover seus perfis, caso deixem de buscar emprego. Isso evita que contatos improdutivos sejam feitos com candidatos.

Contato além do currículo

Além de conhecer o currículo, a internet facilita a pesquisa de perfis sociais dos profissionais. Alguns recrutadores consideram relevantes as informações publicadas pelos candidatos nas redes sociais, já que isso pode revelar características alinhadas à cultura da empresa. 

Por fim, em algumas áreas de atuação, faz-se necessária a visualização de portfólios e páginas, e isso também pode ser disponibilizado no modo online.

Como fazer um recrutamento digital?

Agora, veja uma passo a passo para garantir um bom recrutamento.

Tenha um planejamento estratégico

Ao pensar em investir no recrutamento online, o primeiro passo é definir uma estratégia para garantir o sucesso dessa etapa. Para tanto, algumas questões devem ser consideradas:

  • que profissionais eu quero para a empresa?
  • onde posso encontrar essas pessoas?
  • como esses candidatos vão ficar sabendo dessa vaga?
  • o que vou avaliar nessa primeira etapa (currículo, portfólio, resultados de testes)?
  • qual é o próximo passo depois do envio da candidatura?

Estabelecer os objetivos do recrutamento e planejar como ele será realizado é indispensável para o sucesso do processo.

Defina os canais que serão utilizados

Um importante filtro do tipo de profissional que será atraído durante o processo seletivo é o canal de divulgação escolhido.

A definição prévia dos canais, de acordo com a pessoa ideal, é o que garante um recrutamento mais assertivo e rápido. Nesse sentido, é essencial observar o grau de formação e a experiência do candidato que você procura para guiar corretamente a construção da vaga. 

Monitore os perfis online

As publicações que as pessoas fazem no Facebook, Twitter e LinkedIn também contribuem para uma seleção prévia. Nesse caso, fotos constrangedoras e comentários preconceituosos, por exemplo, podem indicar tendências de comportamento que não são interessantes para a empresa.

Logo, procure também dedicar um tempo a consultar os grupos que esses profissionais seguem, o que demonstra os interesses e inclinações dessas pessoas. Assim, é possível encontrar um profissional com curiosidades que podem acrescentar muito no dia a dia de trabalho.

Saiba administrar as redes sociais da empresa

Assim como é possível filtrar os candidatos pelos perfis nas redes sociais, os profissionais fazem o mesmo quando procuram um lugar para trabalhar. Então, cuide muito bem das plataformas da sua empresa.

Para tanto, procure responder às mensagens recebidas e publique conteúdos que demonstrem pontos positivos da rotina dentro do ambiente corporativo. Ainda, preste atenção à linguagem usada, lembre-se que ela deve refletir os valores e a postura da organização.

Seu processo otimizado

Como vimos, saber realizar um bom recrutamento digital garante que o processo seletivo será bem-sucedido e que as entrevistas serão feitas com candidatos realmente prontos para ocupar a vaga. Isso gera não só uma economia de tempo, mas também otimiza todos os processos envolvidos!

As vantagens do recrutamento online são imensas, nesse conteúdo listamos somente algumas. Mas o principal é a facilidade que esse processo proporciona ao dia a dia do setor e da empresa!

O Sólides Jobs é uma ferramenta que tem ajudado vários profissionais de RH a facilitarem os seus processos seletivos. Trata-se de uma plataforma moderna, com todos os recursos que você precisa para deixar essa seleção menos burocrática. Conheça mais!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments