Conheça as vantagens do People First na sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é People First? Conhece suas vantagens para as empresas? Trata-se de uma estratégia, na qual a valorização do capital humano é o mais importante e promove impactos positivos no clima organizacional. 

Neste artigo, apresentaremos esse conceito cada vez mais implantado nas organizações ao redor do mundo. Aproveite a leitura e conheça as vantagens do People First e como aplicá-lo a partir de ações que colocam as pessoas em primeiro lugar. 

O conceito do People First

A expressão People First, em tradução livre, significa “pessoas primeiro”. No âmbito da gestão de pessoas, define o conjunto de estratégias e ações para colocar os colaboradores em primeiro lugar no planejamento da organização.

Alguns especialistas de RH interpretam a filosofia People First como um movimento H2H (Human to Human), ou seja, as relações devem ser pautadas com foco nos indivíduos, que podem ser colaboradores, clientes, usuários, fornecedores e parceiros estratégicos.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

No conceito de People First estão incluídas todas as ações desenvolvidas para atender as necessidades dessas pessoas. Quando as ações conseguem superar expectativas dos diferentes públicos, dizemos que a estratégia foi implantada com sucesso. 

Lembre-se: na estratégia People First, o que vale é colocar sempre em primeiro lugar os indivíduos, antes mesmo dos resultados obtidos com lucros e produtividade. 

As principais vantagens do People First

Entre as vantagens do People First estão os impactos positivos no clima organizacional. Ainda, quando bem aplicada, a estratégia torna as empresas mais humanas, mais produtivas e com menores índices de turnover. Além disso, podemos ir além e listar como principais benefícios: 

  • melhora significativa no desempenho dos colaboradores;
  • métricas positivas na retenção de talentos
  • maior engajamento das equipes;
  • mais chance de alcançar as metas estabelecidas;
  • colaboradores mais satisfeitos e com “atitude de dono” (ownership), ou seja, focados e comprometidos com os objetivos da organização;
  • imagem institucional favorável perante o mercado, com avaliações positivas de investidores e potenciais futuros colaboradores;
  • fidelização do público-alvo e fortalecimento da marca. 

A aplicação da estratégia

Como já mencionamos, a filosofia People First tem como premissa colocar as pessoas no centro do planejamento das empresas. Mas como aplicar essa estratégia no ambiente organizacional?

Em primeiro lugar, não existe uma fórmula pronta, e sim algumas ações que podem auxiliar os gestores a obterem todas as vantagens do People First.

Promova e invista em cursos e treinamentos

Capacitar seus colaboradores é algo de grande impacto como estratégia de valorização. Assim, empresas que oferecem oportunidades de crescimento profissional são bons exemplos de organizações que colocam as pessoas em primeiro lugar. 

Adote sistemas de reconhecimento

Implantar sistemas de reconhecimento entre os colaboradores é mais uma ação que confere às empresas a filosofia People First. Quando as pessoas percebem que são reconhecidas por seus talentos e recebem feedbacks positivos, elas se sentem motivadas e instigadas a produzir mais e melhor. 

Conceda benefícios

Outra maneira de valorizar as pessoas em uma empresa é investir na concessão de benefícios. Os mais comuns são cestas básicas, parceria de descontos com creches ou escolas, horários de trabalho flexíveis, planos de saúde, vale-cultura e, até mesmo, áreas de convivência para descanso ou confraternizações.

Por fim, as vantagens do People First são atrativos que causam impacto e mostram que a empresa se importa com seus colaboradores e seus dependentes. O que achou do conteúdo? Viu como é fácil adotar a estratégia People First? Siga nossas dicas e comece agora mesmo a implantar essa cultura centrada nas pessoas?

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments