4 vantagens do 9 box para a avaliação de desempenho

mulheres levantando as vantagens do 9 box para a avaliação de desempenho
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Toda empresa deve fazer um acompanhamento do desenvolvimento e desempenho dos colaboradores. Nem sempre essa tarefa é simples, já que pode envolver diversos dados sobre produtividade, competências e resultados. Conhecer as vantagens do 9 box pode ser fundamental para adotar a metodologia.

Esse recurso consiste em uma base matricial formada por três linhas e três colunas diferentes: as linhas representam o potencial e tem os nomes, de alto para baixo: A (alto), B (médio) e C (baixo); enquanto as colunas representam a performance e tem os nomes, da esquerda para a direita: 1 (abaixo), 2 (atendendo) e 3 (superando).

É preciso que os gestores conheçam bem cada membro de seu time, e também que a equipe esteja bem informada e esclarecida a respeito da aplicação do 9 box. A ferramenta funciona como um ótimo sistema de avaliação, retratando a realidade de toda a equipe.

Se você ainda não conhece os benefícios dessa metodologia, nós separamos as 4 principais vantagens do 9 box!

Confira 4 vantagens do 9 box na avaliação de desempenho

1. Avaliação de desempenho mais realista

A matriz permite que se faça uma avaliação de desempenho de modo a descobrir os pontos fortes e fracos dos colaboradores, considerando competências, resultados e capacidade. Essa análise permite que os líderes promovam ações mais eficazes em relação às promoções, às realocações, os treinamentos e o desligamento de profissionais.

O estudo individual e exato de cada membro de uma equipe favorece essa tomada de decisões, além de permitir uma melhor visão da base estrutural da organização. A matriz nine box possibilita que isso seja feito de forma prática.

2. Retenção de talentos

Após uma avaliação precisa dos funcionários é possível estabelecer quais talentos precisam ser desenvolvidos, bem como identificar aqueles que se destacam com um perfil diferenciado. Dessa forma, os gestores podem construir uma visão mais estratégia de sua equipe, conhecendo os colaboradores chave que precisam ser mantidos.

A retenção de talentos é muito importante para motivar os profissionais, além de manter uma equipe bem estruturada que garante o bom desempenho da empresa como um todo.

3. Facilidade de aplicação

Por ser uma metodologia muito simples, é fácil de explicar aos gestores e também de aplicar aos demais colaboradores do time. Assim, a matriz nine box tende a ser mais aceita do que ferramentas complicadas.

Sua aplicação também pode ser mais recorrente, permitindo avaliações precisas, realizadas em menores intervalos de tempo.

4. Facilidade de estabelecimento de diálogo

Como envolve gestores e demais colaboradores, a metodologia nine box fornece dados consistentes para uma conversa mais clara sobre desempenho e competências. Fornecer o feedback e construir o planejamento individual dos membros da corporação são algumas medidas de gestão facilitadas pela ferramenta, para garantir uma boa comunicação.

Conhecer as vantagens do 9 box é fundamental para tomar uma decisão sobre qual metodologia aplicar no momento da avaliação de desempenho. Esse acompanhamento ajuda nas decisões e em uma gestão de pessoas mais apurada e aplicada.

Mas nem tudo são benefícios, apesar de contar com várias vantagens o 9 box pode sofrer com um problema marcante. Aproveite sua visita e entenda como superar essa limitação da metodologia!

Isabella Furbino
Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima