6 vantagens de ter trabalho remoto na sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Esse conteúdo foi produzido pelo time da Melhor Plano.

O trabalho remoto tem crescido muito no Brasil. De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 4 milhões de brasileiros já adotaram o home office, modelo que tem sido muito bem aceito em todo o mundo.

Neste post, separamos 6 vantagens de ter um time remoto na sua empresa, além de dicas de como aprimorar esse regime de trabalho. Confira!

O que é e como funciona o trabalho remoto?

O trabalho remoto é aquele realizado à distância. Para muitas pessoas, ele é sinônimo de home office, mas não necessariamente. Qualquer trabalho realizado fora das dependências da empresa é considerado remoto.

É possível trabalhar em cafés, escritórios compartilhados, bibliotecas ou de qualquer lugar com acesso à internet. Quem trabalha em campo ou está fora da empresa para realizar cursos de especialização e aprimoramento também está atuando de forma remota.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

E a empresa pode adotar esse modelo de duas maneiras: a primeira, com 100% do trabalho realizado à distância, e a segunda de forma semipresencial, quando o empregado deve comparecer à empresa em dias pré-determinados.

Quais empresas podem adotar o trabalho à distância?

Quando falamos em trabalho remoto, o conceito é rapidamente associado a profissionais freelancers, que trabalham por conta própria e definem suas próprias rotinas. Mas o home office está cada vez mais amplo e abrange empresas de diferentes setores.

Tecnologia, comunicação, vendas, educação, deliver e muitas áreas já conseguem organizar as demandas com equipes trabalhando à distância.

De forma geral, apenas trabalhos em que o empregado precisa, obrigatoriamente, estar in loco não permitem o home office. Alguns exemplos são: prestação de serviços estéticos, serviços gerais, preparo de alimentos, entre outros.

De qualquer maneira, a empresa precisa estudar o cenário para entender como e quando adotar o trabalho remoto e se sua equipe está preparada para essa mudança.

Banner_Infografico_Dicas_Reuniao_HomeOffice

Quais as vantagens de ter um time remoto na empresa?

Agora que você já sabe como funciona o teletrabalho, confira 6 vantagens de ter um time remoto e avalie se vale a pena implementar esse sistema em sua organização.

1. Redução de custos

A primeira vantagem é a redução de custos. Sua empresa não vai mais precisar manter uma estrutura gigante para a equipe trabalhar. Isso significa economia com aluguel, água, luz, internet e outras despesas de manutenção.

Além disso, há economia com vale-transporte, já que o empregado não precisa se deslocar de casa até à empresa. Quando somamos tudo, a economia é significativa.

Mas, vale lembrar: o time precisa ter uma boa estrutura em casa.  Isso significa que o empregado deve ter um ambiente próprio para focar no trabalho, com boa ergonomia, conforto, boa iluminação e  um bom plano de internet, com velocidade e estabilidade, para participar de todas as reuniões e acessar os sistemas da empresa.

2. Mais possibilidade de contratação e retenção de talentos

Muitas empresas priorizam a contratação de pessoas que vivam próximas da sede da instituição, para evitar atrasos e problemas com o deslocamento. Com um time remoto, isso deixa de ser uma questão.

Uma das vantagens é que é possível contratar talentos de qualquer lugar, mesmo que o empregado esteja em cidades, estados ou países diferentes. Se algum empregado precisar se mudar, você não precisa necessariamente fazer seu desligamento.

Dessa forma, garante-se a formação de uma equipe com excelentes profissionais e focadas em desempenho e resultados.

3. Equipes motivadas

As equipes remotas organizam suas rotinas com mais motivação. Isso porque as pessoas passam a ter mais liberdade e independência na tomada de decisões. Nesse formato, o empregado fica mais focado e desenvolve mais projetos em menos tempo.

Além disso, as pessoas passam a ter mais tempo para se dedicar à vida pessoal, o que representa mais tempo com a família, para praticar exercícios ou até para dormir um pouco mais. Tudo isso proporciona mais qualidade de vida e saúde, que também impactam positivamente no trabalho.

4. Empregados mais independentes

No dia a dia, sempre que surge um desafio, é comum que o empregado recorra a um superior imediatamente. No trabalho remoto, ele vai pensar um pouco mais antes de ligar ou mandar mensagem para outra pessoa.

O resultado disso, é que o empregado se torna mais independente na solução de demandas e busca, por iniciativa própria, novos conhecimentos e habilidades.

5. Melhoria na qualidade dos produtos e serviços

Times que trabalham com mais foco, liberdade criativa e autonomia, têm mais liberdade para buscar conhecimentos e propor coisas novas. 

Isso vai se refletir na qualidade dos produtos e serviços que a sua empresa oferece. Eles serão mais alinhados às necessidades do seu público e estarão em constante processo de aprimoramento. 

6. Incremento nos resultados do negócio

Sua equipe está mais motivada, os custos foram reduzidos e a inovação faz parte da rotina de sua organização. O resultado dessa soma não poderia ser outro: haverá incremento nos resultados da sua empresa.

É claro, isso é parte de um conjunto de ações. Mas sempre vale a pena ressaltar que empregados mais satisfeitos, contribuem para aumentar os lucros e fazer a empresa crescer.

Como é a legislação para o home office?

Trabalho remoto não significa trabalho informal. A legislação brasileira tem regras específicas para empresas que optam por esse regime e é essencial que o setor de RH conheça essas regras. Afinal, a gestão de pessoas continua sendo fundamental para os bons resultados.

O time de RH deve estar por dentro das principais atualizações trabalhistas para continuar oferecendo ao empregado e à empresa condições legais no contrato de trabalho acordado entre as partes.

Quer entender como os colaboradores se saem em home office? Confira nosso conteúdo mostrando as tendências comportamentais em trabalho remoto.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of