Valores organizacionais: Entenda sua importância, como definir e exemplos

Tempo de leitura: 10 minutos

Os valores organizacionais são tão importantes para as empresas quanto os valores éticos e morais para as pessoas, já que eles norteiam ações e condutas, podendo ser decisivos para atingir os objetivos do negócio

Embora os valores não afetem a lucratividade da empresa diretamente, eles são pilares para a formação da cultura organizacional. Isso sim tem influência nos processos e pode ter impactos negativos nos resultados.

Neste artigo, você vai conhecer a importância dos valores organizacionais, seus benefícios e como implementá-los. Como bônus, apresentaremos os valores praticados na Sólides, responsáveis por grande parte do nosso sucesso. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que são valores organizacionais?

Em uma empresa, os valores organizacionais representam um conjunto de crenças fundamentais para o negócio. Ainda, representam os pilares da cultura organizacional. As principais características dos valores de uma organização são:

  • orientam atitudes, comportamentos, hábitos, decisões e políticas internas;
  • funcionam como princípios norteadores que guiam o negócio em direção aos objetivos desejados;
  • são peça-chave para construir a identidade que a empresa deseja ter frente à concorrência, junto ao seu público e diante dos seus colaboradores;
  • são as particularidades que tornam um negócio único no mercado.

Algumas empresas confundem os objetivos do negócio com os valores da organização, mas são conceitos distintos. Os objetivos são os resultados, qualitativos e quantitativos, que a organização deseja alcançar. 

Já os valores são os princípios adotados nesse processo, ou seja, é o que motiva a existência de uma organização, sua razão de ser

Os valores organizacionais são definidos pela gestão de pessoas em um conjunto de 5 a 7 frases que simbolizam a posição da companhia diante da sociedade. Para tanto, devem ser estabelecidos após a definição da missão, da visão e dos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Em relação aos colaboradores, os valores organizacionais têm o papel de criar forte sintonia. Nessa condição, a confiança e o comprometimento entre empresa e profissionais se fortalece. 

Qual a importância dos valores organizacionais?

Além de sedimentar a identidade de uma empresa e contribuir para ser reconhecida pelo seu público-alvo, os valores organizacionais também fazem com que os esforços para atingir objetivos sejam bem direcionados

Assim, todas as decisões, diretas ou indiretas, tomadas por lideranças e gestores, devem estar, obrigatoriamente, ligadas ao conjunto de crenças morais e éticas que a empresa define. 

Outro ponto positivo é o engajamento dos colaboradores. Ao compactuar com os valores da organização, eles se comprometem mais com os resultados. Afinal, há identificação entre as partes. 

Além disso, os princípios da empresa também impactam positivamente o clima organizacional, pois as equipes percebem se todos estão alinhados na execução dos processos e no atendimento das expectativas. Desse modo, há mais produtividade e a retenção de talentos sai fortalecida. 

Quais são os benefícios?

Estabelecer valores organizacionais sólidos e concretos é importante para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento. Lembrando que eles mostram as diretrizes do negócio, o que a marca defende e quais os aspectos da cultura

Com isso, a companhia desenvolve uma identidade para a sua marca, desde que ela seja coerente com as ações de todos os fatores envolvidos, inclusive produtos e serviços. 

Outra vantagem é a imagem positiva que a empresa transmite para além de seus muros. Como resultado, a atração de talentos é favorecida, já que uma empresa com valores sólidos atrai profissionais que se identificam. 

Para os recrutadores, é uma grande vantagem, uma vez que a seleção de candidatos é alinhada às necessidades do cargo e ao perfil da empresa. 

Guia completo do recrutamento e seleção

Como definir valores organizacionais?

Seguindo um passo a passo é possível estabelecer um conjunto de valores que verdadeiramente representem a identidade da empresa. Para tanto, eles precisam orientar o comportamento de todos, independente de setor ou hierarquia. 

Portanto, é muito importante defini-los. Mas é imprescindível saber como implementá-los na organização. A seguir, confira algumas dicas. 

Monitore a atuação das lideranças

As lideranças devem ser exemplo para os liderados. Assim, gestores que não cumprem ou respeitam os próprios valores que criaram perdem a autoridade e contaminam todo o ambiente corporativo.

Os líderes têm papel significativo para disseminar a cultura e os valores da empresa. Por isso, é importante acompanhar a atuação deles para confirmar se suas atitudes condizem com o que pregam. 

Faça um diagnóstico de cultura

Ao iniciar um novo negócio, é possível que seja seguida a cartilha do dono. Mas com o tempo, o crescimento da empresa e a chegada de novos colaboradores, certamente, os valores lá do início podem deixar de fazer sentido ou precisem ser revistos. 

Desse modo, uma ação crucial é fazer um levantamento da cultura da empresa. Ainda, conhecer a fundo o negócio, entender como os processos acontecem e quais são as impressões dos seus integrantes, que podem dar um panorama para o início de uma nova cultura. 

Defina missão e visão

Antes de partir para a cultura organizacional, tenha clareza sobre os propósitos que ela tem e onde o negócio pretende estar em um futuro próximo. A resposta para essas questões são a missão e a visão definidas para o negócio. 

Nesse sentido, os conceitos devem ser objetivos, resumidos e acessíveis a todos os colaboradores, clientes e outros públicos. Mas assim como a cultura da empresa, os valores também podem exigir atualização de tempos em tempos. 

Seja para se adaptar às mudanças do mercado, seja para contemplar alterações organizacionais, entenda que isso não pode ocorrer com muita frequência, para não confundir seu público interno e externo. 

Tenha clareza nos objetivos que pretende alcançar

Os objetivos e metas para o negócio devem ser definidos a curto, médio e longo prazo. Além disso, precisam estar alinhados com o planejamento estratégico da empresa e servirão de diretrizes para a definição dos valores organizacionais. 

Colete feedbacks das equipes

Os colaboradores de todos os níveis e departamentos são fontes de informações para a empresa. Especialmente sobre os valores. Portanto, ter um canal de comunicação é muito importante e pode auxiliar com feedbacks ricos

Aqui, é possível utilizar uma tradicional caixa de sugestões, um espaço na intranet ou um endereço específico de e-mail. 

Divulgue os valores organizacionais

Após definir quais são os valores relevantes para a cultura da empresa, não deixe de divulgá-los aos colaboradores e lideranças. Mas entenda que não basta publicá-los em murais ou no site institucional. 

É fundamental que os valores sejam compreendidos por todos os envolvidos com o negócio, da mesma forma que a missão e a visão são assimiladas e aplicadas nas diretrizes do cotidiano. Para tanto, promova ações de endomarketing, treinamentos e outras estratégias para dar visibilidade. 

Como aplicar os valores organizacionais nas atividades do RH?

Dar visibilidade aos valores organizacionais causa impactos positivos em atividades rotineiras do RH. Dentre elas, os processos de Recrutamento e Seleção, a Avaliação de Desempenho e a Pesquisa de Clima.

Recrutamento e Seleção

Afinal, é possível considerar os valores organizacionais no recrutamento e seleção? A resposta é sim. Eles devem fazer parte das etapas iniciais do processo. 

Nesse sentido, citar os princípios norteadores da empresa na divulgação de vagas aumenta a possibilidade de encontrar perfis adequados. Lembre-se que, contratar o funcionário ideal para determinada vaga potencializa o crescimento do negócio

Outra vantagem é que, ao conhecer os valores, o candidato se sente conectado à empresa e poderá argumentar melhor sobre as razões de ser contratado. 

Avaliação de Desempenho

O alinhamento do colaborador pode ser testado durante as avaliações de desempenho. Com essa ferramenta, os analistas de RH conseguem mapear se eles estão inseridos na performance do profissional e qual é o nível de alinhamento entre eles. 

Para isso, é fundamental elaborar questionários onde a cultura organizacional possa ser avaliada, considerando todos os aspectos que a empresa defende e acredita. Se for necessário, reforce os valores, de forma resumida, nos questionários aplicados. Isso é fundamental para dar clareza aos funcionários sobre o que a organização espera deles. 

Pesquisa de Clima

Com as pesquisas de clima os gestores conseguem mapear como está o ambiente organizacional a partir da percepção dos colaboradores

A ferramenta é o principal indicador de satisfação — ou de insatisfação — considerando diferentes aspectos. Entre eles, a valorização profissional, a comunicação interna, as políticas de RH, modelos de gestão aplicados e, o que mais interessa neste artigo, os valores organizacionais. 

como fazer pesquisa de clima - ebook

Quais os exemplos de valores da Sólides?

A Sólides transforma empresas por meio das pessoas. Elas são nosso combustível e essa é a nossa missão. E comprovamos isso com as estratégias e soluções desenvolvidas para nossos clientes. Assim, ao longo da nossa existência, procuramos:

  • melhorar a eficiência operacional sobre os dados dos clientes;
  • contribuir para tomadas de decisão mais precisas e coerentes aos cenários apresentados;
  • aumentar a produtividade e performance das equipes;
  • promover contratações mais efetivas, considerando as competências socioemocionais dos candidatos.

Essas conquistas são possíveis graças aos valores organizacionais sólidos que adotamos, desde o início da nossa jornada. Agora, conheça o conjunto de princípios da Sólides.

Anormais

Temos uma visão diferente sobre o trabalho. Para nós, ele é fonte de prazer, crescimento e desenvolvimento em todos os sentidos. É um presente, uma benção. 

Nesse sentido, um anormal enxerga no trabalho uma oportunidade de crescer socialmente, intelectualmente, espiritualmente e financeiramente.

Canela Grossa

Somos resilientes. Sabemos que a jornada é árdua e que o crescimento contínuo exige a busca incessante e incansável pela excelência. Isso pode gerar frustração e dor, como em atletas de alto nível. 

Mas pessoas resistentes são focadas na missão. Conseguem permanecer de pé, apesar de todas as dificuldades.

Learnaholic

Amamos pessoas que amam aprender e se desenvolver, que se esforçam para melhorar seus processos dia a dia. Tudo pode melhorar. Sempre. Evoluir é parte essencial de ser Solidiano. 

Mas para crescer, tem que gostar de aprender coisas novas, tem que se esforçar, tem que ter disciplina para chegar ao próximo nível. Desse modo, pessoas inquietas valorizam o aprendizado e o conhecimento, seja de que forma for.

Mão na massa

Valorizamos pessoas que descem para a trincheira e vão para a linha de frente quando o bicho pega. Gente que quando vê algo que precisa ser feito, vai lá e faz. Que olha um problema e já apresenta a solução. Que assume a responsabilidade da missão. Do tipo que você entrega o desafio e confia no resultado.

Conclusão

Então, gostou do conteúdo? Esperamos que ele contribua para aprimorar ou desenvolver os valores organizacionais na sua companhia. 

Aqui, vimos questões importantes que podem impactar o sucesso do negócio. Então, complemente seus conhecimentos com nosso e-book sobre Cultura organizacional. 

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments