O que é Universidade Corporativa, como funciona e dicas para criar na sua empresa

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Grandes empresas já estão apostando na Universidade Corporativa para garantir formação contínua aos seus funcionários. 

Mas esse pode ser um investimento importante também para pequenos e médios negócios. Quer saber o que é universidade corporativa, como funciona, suas principais características e como implementar? Continue a leitura!

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O que é Universidade Corporativa?

Universidade Corporativa (UC) ou Universidade Empresarial são os nomes dados para ferramentas ou plataformas de qualificação de profissionais dentro de uma determinada empresa

Em outras palavras, a UC é uma entidade educacional focada em treinamento e desenvolvimento da equipe interna de uma empresa, sendo vinculada a essa organização. 

Logo, essa ferramenta é responsável por criar, disponibilizar e replicar conhecimentos específicos do mercado em que o negócio está inserido, de maneira dinâmica, rápida e eficiente. 

A Universidade Corporativa apresenta-se como um programa de educação corporativa completo e contínuo, que oferece:

  • Treinamentos;
  • Cursos técnicos;
  • Capacitações;
  • Palestras;
  • Especializações;
  • Entre outras formas de conteúdo. 

O objetivo principal é preparar a empresa para o mercado competitivo. Mas para conquistar essa meta, a universidade corporativa e suas funções precisam estar alinhadas com a cultura organizacional da empresa.

Como funcionam as Universidades Corporativas 

Como vimos, as UCs são plataformas internas das empresas que disponibilizam vários cursos e treinamentos. Eles são divididos em áreas diversas, conhecidas como CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. 

Para terem acesso aos cursos, os profissionais devem ser previamente cadastrados. Além disso, eles precisam saber quais são suas metas de qualificação e o prazo de término das aulas, de acordo com cargo e área de atuação. 

Também podem ser oferecidos cursos presenciais que devem ser previamente informados aos colaboradores e, de preferência, acontecer durante o horário de trabalho.

Quais as características de uma universidade corporativa?

As UCs podem ter características e funções variadas, a depender da empresa em que estão inseridas. 

Mas alguns aspectos base devem ser respeitados e colocados em prática para que o programa seja eficiente para os colaboradores e para a empresa.

Educação corporativa

A função principal de uma Universidade Corporativa é gerar conhecimento sobre diversos assuntos importantes para o negócio para chegar a melhorias e adaptações de tarefas diárias, metas e atendimento ao cliente. 

Para isso acontecer, os conteúdos devem se organizar de maneira integrada, para que o desenvolvimento das competências não aconteça de forma isolada e pontual.

Assim, é possível garantir uma aprendizagem contínua e uma evolução profissional que culminará em maior produtividade e no crescimento da empresa.

Desenvolvimento de pessoas

Também é papel de uma UC a criação de um ciclo de evolução e desenvolvimento profissional aplicado ao ambiente de trabalho, ou seja, que melhore diretamente o fluxo de atividade. 

Entretanto, além de questões técnicas, esse desenvolvimento deve incluir mais dois aspectos: relacionamento interno e disseminação da cultura organizacional

A Universidade Corporativa também qualifica e desenvolve aspectos relacionais do dia a dia do profissional, focando no desenvolvimento da autonomia, do trabalho em equipe, da motivação e da liderança. 

Dessa forma, é possível desenvolver colaboradores autônomos e que controlam seu crescimento dentro da empresa, formando profissionais ativos e futuras lideranças.

Cultura de aprendizado

Além disso, a ligação da UC com a empresa deve ser de extrema sintonia, pois ela se torna ferramenta estratégica de disseminação da cultura organizacional. 

Isso faz com que, ao focar mais na prática do que na teoria, o DNA da empresa se insira diariamente na atuação dos colaboradores, o que ajuda a criar vínculos mais longínquos, sensação de pertencimento e confiabilidade.

Diferença entre universidade corporativa e tradicional

A diferença entre essas duas modalidades está no objetivo central dos conteúdos oferecidos. Universidades tradicionais, sejam elas presenciais ou à distância, têm um leque de cursos mais generalizados.

Já nas universidades corporativas, os cursos são voltados para a capacitação dos colaboradores dentro do contexto e das necessidades da empresa.

O objetivo é a formação contínua de profissionais que ajudarão a desenvolver as estratégias de consolidação, expansão e crescimento da organização.

As empresas podem oferecer ainda as chamadas UCs terceirizadas, parcerias com universidades tradicionais ou centros de treinamento corporativos. Ou seja, a universidade não fica incorporada à própria empresa. 

Essa pode ser uma boa opção para manter a constante qualificação dos funcionários quando faltam infraestrutura e até mesmo recursos financeiros. 

Por que criar uma universidade corporativa?

A Universidade Corporativa oferece diversas vantagens para as empresas que investem nessa ferramenta. 

Os benefícios podem aparecer em curto, médio e longo prazo. Além disso, seu negócio só tende a ganhar ao investir em conhecimento.

Dentre as vantagens, podemos destacar as seguintes:

  • Crescimento profissional e empresarial com agilidade e permanência;
  • Fortalecimento da marca empreendedora, pois evidencia a preocupação com os colaboradores;
  • Garantia de desenvolvimento constante de talentos;
  • Difusão e absorção do DNA da empresa;
  • Maior integração dos funcionários;
  • Foco em estratégias de priorização da solução das lacunas da empresa, o que otimiza os processos de aprendizagem;
  • Atualização e modernização dos funcionários por meio do acesso a inovações;
  • Autonomia dos colaboradores, uma vez que as universidades corporativas oferecem horários flexíveis;
  • Aumento da competitividade da empresa em relação ao mercado;
  • Contribuição para retenção de talentos;
  • Disseminação de conteúdos e acompanhamento de progressos e competências;
  • Aumento do desempenho e da motivação individual e coletiva;
  • Melhorias na comunicação e no relacionamento interno;
  • Treinamento igual e horizontal da equipe como um todo;
  • Auxílio em um onboarding mais eficiente.

Tipos de Universidades Corporativas 

Existem diversos tipos de Universidades Corporativas que atendem diferentes demandas dos negócios. Conheça algumas delas!

UC virtual

Algumas universidades corporativas podem ter cursos e treinamentos virtuais, por meio de plataformas e softwares. 

Essa modalidade traz uma maior flexibilidade para os colaboradores, menos custos de infraestrutura e uma maior padronização e integração dos cursos.

UC presencial

Tem cursos e treinamentos que acontecem presencialmente, ou seja, há demanda de uma infraestrutura e a disponibilidade de horários compatíveis entre os colaboradores. 

Apesar desses esforços, os cursos presenciais geram um vínculo mais forte com a empresa e garantem uma qualificação profissional mais direta. 

Normalmente, apresentam metodologias um pouco mais tradicionais e atividades de imersão.

UC gamificada

Algumas UCs fazem uso de jogos para o processo de qualificação profissional. A gamificação traz o acompanhamento de desempenho em tempo real e gera engajamento instantâneo. 

A partir de jogos, os treinamentos podem trabalhar questões como: conquista de objetivos, missões, pontuações, ranking e trabalho em equipe. 

UC mista

Na maior parte das empresas é utilizada a modalidade mista, o que envolve Universidades Corporativas que fazem uso de: plataformas virtuais, games e cursos presenciais. 

Essas UCs são as mais recomendadas atualmente, pois trazem a interação e o vínculo do presencial, potencializam a modernização e flexibilidade do virtual, produzindo o engajamento dos jogos. 

Além disso, diminuem a necessidade de infraestrutura e não limitam os treinamentos a distância.

UC Ampliada (UCA)

A UCA integra ainda mais a gestão de desempenho e foca na alta performance e nos investimentos para potencializar resultados

As universidades corporativas ampliadas também trazem repositórios de informação com ferramentas de busca, comunidade e redes, que possibilitam a oferta desses cursos para o público externo, como clientes, fornecedores e outros.

Como criar e implantar uma UC na sua empresa

Veja um passo a passo para construir uma Universidade Corporativa no seu negócio e garantir bons resultados.

1 - Avalie a necessidade da UC na sua empresa

Por meio de pesquisas, conversas, aprofundamento sobre o mercado ou um levantamento das necessidades de treinamentos, avalie a necessidade da UC e a estrutura da empresa disponível e possível para os cursos presenciais. 

Conheça também as demandas de conteúdos por setor, a partir das inovações do mercado do seu negócio.

2 - Faça o planejamento da sua UC

A partir dos dados levantados e da compressão de qual tipo de universidade corporativa será mais eficiente e produtiva para a sua empresa, planeje detalhadamente as estratégias de aprendizagem, metodologias e os possíveis sistemas de treinamento.

3 - Defina os objetivos 

Simultaneamente, de maneira clara e sintética, estabeleça os objetivos dos cursos, treinamentos e palestras. 

Tenha muito claro as metas de crescimento, estratégias, indicadores e métricas. 

Lembre-se de deixar bem evidente também, em todas as atividades, o DNA da empresa e avalie a coerência delas com a cultura organizacional.

4 - Escolha a plataforma para a Universidade Corporativa

É importante escolher a melhor plataforma para comportar os tipos de cursos e treinamentos propostos para o seu negócio. 

Atualmente, muitas empresas usam softwares ligados a Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gestão de Aprendizagem

Para escolher o melhor LMS, recomenda-se verificar se a plataforma:

  • Possui indicadores de desempenho; 
  • Disponibiliza vários cursos simultaneamente e para grupos diferentes;
  • Oferece suporte para diferentes formatos de conteúdo;
  • Limita o número de usuários e se esse limite atende ao seu negócio;
  • Tem um bom custo-benefício.
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5 - Selecione profissionais para gerir os cursos

A partir das análises, selecione um profissional preparado para gerir a plataforma e se tornar responsável pelos treinamentos. 

Se isso não for possível, é importante pensar em profissionais terceirizados para se responsabilizar por esse setor novo da empresa.

6 - Elabore os cursos e os conteúdos

Após a seleção dos profissionais, é possível elaborar os cursos e os conteúdos já dentro da plataforma escolhida. 

Para construir os cursos, defina os objetivos de cada disciplina, o roteiro, organize momentos de  participação dos colaboradores para montagem dos treinamentos e, se necessário, converse com especialistas nas áreas para ter uma avaliação técnica dos conteúdos disponibilizados.  

7 - Divulgue a Universidade Corporativa

Não adianta nada construir uma plataforma de conteúdo e não engajar os principais usuários: os colaboradores. 

Invista tempo para divulgar para os colaboradores e os times, mantendo comunicação constante sobre os cursos, dúvidas, sugestões etc.

8 - Acompanhe o desenvolvimento

No momento em que a Universidade Corporativa já estiver a todo vapor, lembre-se que o conhecimento precisa de investimento constante. 

Acompanhe o desenvolvimento e as métricas, entenda os interesses, o engajamento, as melhorias possíveis no cotidiano e a satisfação dos usuários. 

Observe ainda os números, converse com os colaboradores e monitore os problemas e as melhorias na prática.

A Gestão do Conhecimento faz parte da gestão de pessoas e é importante medir resultados através da opinião, autoavaliação, avaliação técnica e a longo prazo.

Mantenha a Universidade Corporativa sempre atualizada! 

Com essas informações, você já tem a base necessária para começar a implantar uma Universidade Corporativa na sua empresa. 

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Isabella Furbino
Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
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