Você sabe o que é clima organizacional? Esse termo é comum entre os profissionais de RH e tem um papel importante dentro de uma empresa. Isso porque ele é o resultado da junção dos sentimentos e percepções das pessoas que compõem uma corporação, diretamente vinculado à relação entre colaborador e organização.
Sabendo o conceito de clima organizacional, é possível entender que esse índice se forma a partir da experiência dos colaboradores, considerando diversos fatores, como: benefícios oferecidos, comportamento dos colegas e liderança, modelo de gestão, carga horária, ferramentas de trabalho e objetivos.
Qual é a diferença entre cultura e clima organizacional? O que é a pesquisa que mede esse índice? Quais são os indicadores que ela demonstra? É isso que você vai conferir neste conteúdo. Vamos explicar todo esse processo para você entender melhor a importância dele. Confira!Que tal um presente? Baixe grátis o nosso kit sobre pesquisa de clima e entenda o clima organizacional da sua empresa.
Preencha o formulário e receba o kit grátis no seu e-mail 📩
Clima organizacional x cultura organizacional: qual é a diferença?
Embora tenham conceitos semelhantes, é importante que o RH conheça as diferenças entre cultura e clima organizacional para a tomada de decisões. A primeira está ligada às necessidades humanas da empresa, reunindo valores, comportamentos, hábitos e pontos de vista em comum no ambiente de trabalho.
A cultura é preestabelecida com os valores organizacionais, que funciona como base e distingue uma empresa da outra. A entrada de novos colaboradores pode fazer ela se adaptar até determinado ponto, de acordo com as características trazidas como contribuição por esses profissionais.
Já o clima organizacional é a percepção de cultura que pode ser mensurada. Ele aborda tanto aspectos emocionais como técnicos. Depois de recolhidos, eles se tornam dados valiosos para o RH. Ambos os conceitos são muito importantes para o funcionamento de uma empresa, mas possuem operações diferentes.
O que é a pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional nada mais é que o monitoramento do ambiente de trabalho para determinar quais ações precisam ser tomadas. O principal objetivo é compreender como a cultura organizacional influencia o dia a dia corporativo.
O RH é o principal responsável por esse tipo de pesquisa, que fornece um levantamento geral dos pontos fortes e fracos do ambiente empresarial. Porém, esses não são os únicos dados importantes que o índice mostra. É possível analisar outros propósitos como:
- buscar melhorias para o local de trabalho;
- verificar se os colaboradores têm liberdade para opinar e ajudar na busca por soluções;
- identificar obstáculos de desempenho e comportamentos contraproducentes;
- aumentar as chances de gerar ideias inovadoras;
- ter uma base sólida para focar em melhorias;
- indicar e apoiar as decisões dos gestores;
- analisar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo;
- identificar como o clima está afetando a motivação;
- observar a possibilidade de atração de talentos;
- detectar tendências futuras para uma gestão mais estratégica;
- analisar mudanças ocorridas ao longo do tempo dentro da empresa.
Quais são as etapas da pesquisa?
Sabendo o que é clima organizacional, está na hora de conhecer mais sobre as etapas da pesquisa. Tudo começa no planejamento: nesse momento, o RH define como, quando, por quanto tempo e por quem a pesquisa será aplicada, os dados serão analisados e os resultados serão divulgados.
Depois, é hora de comunicar aos colaboradores sobre a pesquisa. É importante que eles saibam que a avaliação está relacionada ao clima organizacional, e não à performance individual. Em seguida, acontece a aplicação do questionário. É aconselhável fazê-la de maneira voluntária e anônima.
Por fim, é o momento de analisar os dados fornecidos pela pesquisa. É nessa reunião que o RH propõe as ações para melhorar esse índice com base naquilo que a avaliação mostrou.
Baixe o modelo gratuito!
Pesquisa de clima na prática: questionário completo pronto para aplicar
Quais são os indicadores da pesquisa de clima organizacional?
Com os resultados obtidos, você terá em mãos dados valiosos para incrementar o estudo e o planejamento de seu ambiente de trabalho. Além disso, você pode contar com os indicadores de clima, que são compostos por elementos que o influenciam. Confira alguns:
Absenteísmo
O absenteísmo indica o índice de faltas e atrasos frequentes de um colaborador, justificados ou não. Quando as taxas estão acima do tolerado, isso pode ser sinal de que o clima organizacional não está sendo suficiente para estimular o engajamento com o trabalho.
É importante ter em mente que existem diversos motivos que podem levar ao absenteísmo de um colaborador, como doenças, problemas pessoais e até acidentes de trabalho. Por isso, o RH deve estudar a fundo a taxa para entender se o clima organizacional tem relação direta com o aumento.
Turnover
O turnover é o indicador da rotatividade de colaboradores em uma companhia. Ele pode estar associado a diversos motivos como problemas na gestão ou um processo de recrutamento e seleção pouco eficiente. Contudo, uma razão significativa que gera migração de talentos é um clima organizacional ruim.
Presenteísmo
O presenteísmo significa estar no trabalho no horário estabelecido, mas ter os pensamentos fora dali, muitas vezes fazendo as tarefas de modo automático. Nesses casos, a importância do clima organizacional é ainda maior, já que, por meio dos dados que a sua pesquisa fornece, é possível pensar em ações que engajem o colaborador.
Produtividade
Pensando no conceito de clima organizacional, é bem claro que a melhoria no engajamento dos colaboradores influencia diretamente a produtividade e os resultados. Esse indicador é medido por um lado mais técnico e nem sempre a abordagem considera o fator humanizado.
Feedback
Um feedback de qualidade é um indicador muito importante para o colaborador ter ciência do próprio desempenho. Esse retorno precisa ser sempre construtivo, afirmando os pontos fortes e trabalhando, de forma respeitosa, aqueles que devem ser melhorados. A falta dessa conversa pode desmotivar o profissional e, consequentemente, afetar o clima organizacional.
Plano de carreira
Uma estratégia para melhorar o clima organizacional, gerando motivação e engajamento, é apresentar um plano de carreira. Com ele, cada colaborador pode se planejar para investir na própria carreira e alinhar os interesses pessoais com os corporativos.