Clima organizacional: o que é, como fazer a pesquisa e quais os indicadores

Tempo de leitura: 6 minutos

Aperte o play e ouça a narração deste conteúdo:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Você sabe o que é clima organizacional? Esse termo é comum entre os profissionais de RH e tem um papel importante dentro de uma empresa. Isso porque ele é o resultado da junção dos sentimentos e percepções das pessoas que compõem uma corporação, diretamente vinculado à relação entre colaborador e organização.

Sabendo o conceito de clima organizacional, é possível entender que esse índice se forma a partir da experiência dos colaboradores, considerando diversos fatores, como: benefícios oferecidos, comportamento dos colegas e liderança, modelo de gestão, carga horária, ferramentas de trabalho e objetivos. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Qual é a diferença entre cultura e clima organizacional? O que é a pesquisa que mede esse índice? Quais são os indicadores que ela demonstra? É isso que você vai conferir neste conteúdo. Vamos explicar todo esse processo para você entender melhor a importância dele. Confira!

Clima organizacional x cultura organizacional: qual é a diferença?

Embora tenham conceitos semelhantes, é importante que o RH conheça as diferenças entre cultura e clima organizacional para a tomada de decisões. A primeira está ligada às necessidades humanas da empresa, reunindo valores, comportamentos, hábitos e pontos de vista em comum no ambiente de trabalho.

A cultura é preestabelecida com os valores organizacionais, que funciona como base e distingue uma empresa da outra. A entrada de novos colaboradores pode fazer ela se adaptar até determinado ponto, de acordo com as características trazidas como contribuição por esses profissionais.

Já o clima organizacional é a percepção de cultura que pode ser mensurada. Ele aborda tanto aspectos emocionais como técnicos. Depois de recolhidos, eles se tornam dados valiosos para o RH. Ambos os conceitos são muito importantes para o funcionamento de uma empresa, mas possuem operações diferentes.

O que é a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional nada mais é que o monitoramento do ambiente de trabalho para determinar quais ações precisam ser tomadas. O principal objetivo é compreender como a cultura organizacional influencia o dia a dia corporativo.

O RH é o principal responsável por esse tipo de pesquisa, que fornece um levantamento geral dos pontos fortes e fracos do ambiente empresarial. Porém, esses não são os únicos dados importantes que o índice mostra. É possível analisar outros propósitos como:

  • buscar melhorias para o local de trabalho;
  • verificar se os colaboradores têm liberdade para opinar e ajudar na busca por soluções;
  • identificar obstáculos de desempenho e comportamentos contraproducentes;
  • aumentar as chances de gerar ideias inovadoras;
  • ter uma base sólida para focar em melhorias;
  • indicar e apoiar as decisões dos gestores;
  • analisar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo;
  • identificar como o clima está afetando a motivação;
  • observar a possibilidade de atração de talentos;
  • detectar tendências futuras para uma gestão mais estratégica;
  • analisar mudanças ocorridas ao longo do tempo dentro da empresa.

Quais são as etapas da pesquisa?

Sabendo o que é clima organizacional, está na hora de conhecer mais sobre as etapas da pesquisa. Tudo começa no planejamento: nesse momento, o RH define como, quando, por quanto tempo e por quem a pesquisa será aplicada, os dados serão analisados e os resultados serão divulgados.

Depois, é hora de comunicar aos colaboradores sobre a pesquisa. É importante que eles saibam que a avaliação está relacionada ao clima organizacional, e não à performance individual. Em seguida, acontece a aplicação do questionário. É aconselhável fazê-la de maneira voluntária e anônima.

Por fim, é o momento de analisar os dados fornecidos pela pesquisa. É nessa reunião que o RH propõe as ações para melhorar esse índice com base naquilo que a avaliação mostrou.

Baixe o modelo gratuito!

Pesquisa de clima na prática: questionário completo pronto para aplicar

Quais são os indicadores da pesquisa de clima organizacional?

Com os resultados obtidos, você terá em mãos dados valiosos para incrementar o estudo e o planejamento de seu ambiente de trabalho. Além disso, você pode contar com os indicadores de clima, que são compostos por elementos que o influenciam. Confira alguns:

Absenteísmo

O absenteísmo indica o índice de faltas e atrasos frequentes de um colaborador, justificados ou não. Quando as taxas estão acima do tolerado, isso pode ser sinal de que o clima organizacional não está sendo suficiente para estimular o engajamento com o trabalho.

É importante ter em mente que existem diversos motivos que podem levar ao absenteísmo de um colaborador, como doenças, problemas pessoais e até acidentes de trabalho. Por isso, o RH deve estudar a fundo a taxa para entender se o clima organizacional tem relação direta com o aumento.

Turnover

O turnover é o indicador da rotatividade de colaboradores em uma companhia. Ele pode estar associado a diversos motivos como problemas na gestão ou um processo de recrutamento e seleção pouco eficiente. Contudo, uma razão significativa que gera migração de talentos é um clima organizacional ruim.

Presenteísmo

O presenteísmo significa estar no trabalho no horário estabelecido, mas ter os pensamentos fora dali, muitas vezes fazendo as tarefas de modo automático. Nesses casos, a importância do clima organizacional é ainda maior, já que, por meio dos dados que a sua pesquisa fornece, é possível pensar em ações que engajem o colaborador.

Produtividade

Pensando no conceito de clima organizacional, é bem claro que a melhoria no engajamento dos colaboradores influencia diretamente a produtividade e os resultados. Esse indicador é medido por um lado mais técnico e nem sempre a abordagem considera o fator humanizado.

Feedback

Um feedback de qualidade é um indicador muito importante para o colaborador ter ciência do próprio desempenho. Esse retorno precisa ser sempre construtivo, afirmando os pontos fortes e trabalhando, de forma respeitosa, aqueles que devem ser melhorados. A falta dessa conversa pode desmotivar o profissional e, consequentemente, afetar o clima organizacional.

Plano de carreira

Uma estratégia para melhorar o clima organizacional, gerando motivação e engajamento, é apresentar um plano de carreira. Com ele, cada colaborador pode se planejar para investir na própria carreira e alinhar os interesses pessoais com os corporativos.

Próximo passo!

Após conhecer mais sobre o clima organizacional, que tal entender mais sobre a ligação entre ele e o absenteísmo? Confira nosso conteúdo e conheça os efeitos desse índice no ambiente de trabalho.

banner para baixar ebook sobre Clima organizacional: o que é e como mantê-lo em alta
4 6 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Laila Silva

Maravilhosa matéria e essencial para uma organização bem sucedida.

Verônica

Excelente. Vocês estão de parabéns. Grata pelo material de grande valia.

Giuliano Sales

Oi, Verônica!
Que ótimo que você gostou do nosso conteúdo. Esperamos continuar trazendo novas produções relevantes para você.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas nossas atualizações! 🙂

Silvano Queiroz

Excelente texto a respeito de assunto tão importante. Durante muitos anos realizei pesquisas de clima organizacional em uma grande empresa da área de açúcar/etanol e energia e sei da importância deste indicador, muitas vezes desprezado pela politica do produzir a qualquer custo.
As devolutivas das pesquisas para gestores das áreas permitem resolver problemas antes que se avolumem, evitando problemas futuros. Parabéns pela iniciativa.

Giuliano Sales

Ei, Silvano. Tudo bem?
Muito obrigado por compartilhar a sua história. Realmente o clima organizacional pode modificar toda a estrutura interna da empresa impactando positivamente os resultados, mas o pensamento imediatista impede que se veja questões como essas de maneira mais ampla, né?
Ficamos felizes que você tenha gostado e gostaríamos de convidá-lo para assinar nossa newsletter (caso ainda não tenha feito) para acompanhar mais de nossas produções.
Abraços e até a próxima.

[…] Também a comunicação empresarial é fundamental para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais, quanto na parte de clima coorporativo. […]