Treinamento online: o que é e como implementá-lo

Tempo de leitura: 4 minutos

Nos últimos anos, os recursos digitais assumiram um papel importantíssimo no mundo corporativo. Principalmente durante a pandemia da COVID-19, o que era realizado em uma sala de reuniões migrou para uma chamada de videoconferência e ocasionou o surgimento de novas metodologias, como é o caso do treinamento online.

Afinal, o que é treinamento online? Assim como o próprio nome sugere, trata-se de uma capacitação feita por meio da internet, ou seja, a distância; o colaborador só precisa estar conectado para ter acesso aos conteúdos e desenvolver seus talentos.

Atualmente, graças a sua popularidade, existem vários tipos de treinamento online. Entretanto, hoje, vamos falar um pouco sobre seus benefícios e como é possível implementá-lo na sua empresa. Confira!

Por que investir no treinamento online?

Com o avanço das tecnologias, diversos processos passaram por transformações. Em 2020, quando o mundo precisou parar, e o distanciamento virou regra, as ferramentas digitais foram essenciais, auxiliando as organizações no processo de manter seu funcionamento e de inovar em seus métodos. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse momento, o treinamento online ganhou força, garantindo a capacitação dos colaboradores independente da distância. Porém, você sabia que o processo oferece ainda mais benefícios para as empresas? Veja!  

Redução de custos e mais qualidade

Ao investir em um treinamento online para empresas, é possível reduzir custos. Afinal, as aulas pela internet eliminam a necessidade da locação de espaço e gastos com outros fatores, como a presença física do professor, o material impresso e o deslocamento dos colaboradores.

Dessa forma, a empresa pode direcionar orçamento para a qualidade da capacitação, ou seja, investir em instrutores mais qualificados e na produção de materiais de qualidade.

Maior alcance

Não é de hoje que ouvimos a seguinte frase: “a internet conecta o mundo”. Quando falamos de um treinamento online, podemos nos apoiar nessa afirmação. Isso porque, com a capacitação a distância, a empresa pode alcançar um maior número de colaboradores, em diferentes lugares, como, por exemplo, filiais de cidades distantes e até mesmo em outros países.

Além disso, algumas ferramentas para treinamento online permitem que os conteúdos fiquem disponíveis em um local de fácil acesso por um determinado período. Com isso, é possível que todos possam consultá-los, inclusive futuros colaboradores.

Flexibilidade para os colaboradores

Outra vantagem de apostar no treinamento online é a flexibilidade tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Diferentemente do processo presencial, no qual todos precisam estar disponíveis no horário definido, na capacitação à distância é possível disponibilizar o conteúdo gravado na web para que seja consumido no melhor horário para o colaborador.

Dessa maneira, não é necessário mobilizar toda a empresa no mesmo instante. Na verdade, as equipes podem receber o mesmo conhecimento, com a mesma qualidade, no horário mais adequado.

Estimula a autoaprendizagem e aumenta a produtividade

Justamente por facilitar o acesso aos conteúdos, o treinamento online estimula a autoaprendizagem, dando autonomia para que os colaboradores se aprofundem nos temas e busquem novos canais para aprender. Fora isso, a metodologia aumenta a produtividade, afinal uma equipe treinada executa suas atividades com mais eficiência.

banner para baixar ebook sobre educação corporativa

Como implementar o treinamento online nas empresas?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de investir nesse método de capacitação, que tal descobrir como implementar um treinamento online na sua empresa? Veja o passo a passo que preparamos a seguir!

Entenda as necessidades dos colaboradores

Antes de começar o processo de implementação de um treinamento online, é necessário entender as necessidades dos colaboradores. Assim, o método estará alinhado aos objetivos da organização e dos colaboradores.

É possível identificar essas necessidades por meio das avaliações de desempenho ou por questões levantadas pelos próprios gestores e colaboradores. Essas informações também podem constar nos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI).

Planeje-se

O planejamento é uma das etapas mais importantes para implementação de qualquer estratégia dentro de uma organização, inclusive, de um treinamento online. É necessário compreender quais são os objetivos do negócio para, então, definir quais ações devem ser tomadas.

Em relação à capacitação a distância, é importante elaborar um plano estabelecendo quais conteúdos serão abordados, que tipo de plataforma utilizar, quem ministrará, dinâmicas a serem realizadas e qual será o cronograma, ou seja, é preciso definir pontos a fim de que o projeto saia do papel.

Seja transparente e motive os colaboradores a participarem

Um treinamento corporativo é sempre algo positivo em uma organização, afinal é a partir dele que os colaboradores podem aprimorar suas habilidades. Contudo, para implementá-lo, é necessário que eles se sintam motivados e queiram aderi-lo.

Para isso, ser transparente, mostrar os benefícios da capacitação e também do método utilizado são boas alternativas. Dessa maneira, os colaboradores poderão entender melhor e compreender a importância de participar.

Continue aprendendo!

Agora que você já conhece os benefícios do treinamento online para sua empresa, que continuar aprendendo? Acesse o nosso conteúdo e descubra como promover mais benefícios para os colaboradores com uma plataforma de educação corporativa

banner para conhecer a sólides academy-plataforma de treinamento oline
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments