Treinamento e Desenvolvimento

Planejador: entenda mais sobre esse perfil comportamental

Planejador: entenda mais sobre esse perfil comportamental

3 minutos Você sabe quem são e como lidar com os planejadores da sua empresa? Ainda na década de 1920, o psicólogo William Marston criou a teoria DISC, na qual ele explica as reações emocionais das pessoas com base em diferentes características. A partir dessa teoria, surgiu a análise de perfil comportamental. São quatro perfis: executor, comunicador, planejador e analista. Cada um tem seus pontos fortes e dificuldades a serem superadas e, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os planejadores. Você vai Continue lendo

Comunicador: entenda mais sobre esse perfil comportamental

Comunicador: entenda mais sobre esse perfil comportamental

3 minutos Mais do que um apanhado de características, você sabia que a distinção de entre os perfis comportamentais é uma importante ferramenta que ajuda no aumento da produtividade das empresas e na busca pela excelência dos resultados. Acompanhar o perfil comportamental do seu colaborador, portanto, é uma necessidade que pode ser facilitada pela tecnologia. A distribuição em padrões de comportamento não é novidade. Ao longo da história, as sociedades tentam compreender as reações das pessoas diante de situações específicas. Os gregos, em 590 Continue lendo

Executor: entenda mais sobre esse perfil comportamental

Executor: entenda mais sobre esse perfil comportamental

3 minutos Cada pessoa tem um conjunto único de competências e habilidades construído por meio de sua experiência de vida e profissional, além dos valores. Esse grupo de características, somado ao conhecimento técnico, torna cada indivíduo um talento único. Ainda assim, conseguimos agrupar os profissionais em alguns perfis comportamentais, de acordo com as semelhanças entre essas inclinações. Em essência, há quatro perfis comportamentais, sendo que cada pessoa tem um deles como predominante: analista, comunicador, planejador ou executor. Cada um ajuda a prever as atitudes Continue lendo

Veja 3 exemplos de dinâmica de grupo para colocar em prática no seu processo seletivo

Veja 3 exemplos de dinâmica de grupo para colocar em prática no seu processo seletivo

4 minutos Se você já passou por um processo seletivo, é possível que também já tenha participado de uma dinâmica de grupo. Essa é uma etapa importante para a o recrutamento e seleção de profissionais relacionados a algumas áreas de trabalho, podendo ser aplicada para a contratação de um vendedor, por exemplo. Em conjunto com as outras fases do funil de recrutamento, como é o caso da análise comportamental e da entrevista, a dinâmica pode te orientar para uma decisão mais adequada ao que Continue lendo

#2 Glossário da contratação: 9 termos técnicos para contratar vendedores

#2 Glossário da contratação: 9 termos técnicos para contratar vendedores

4 minutos Nós já falamos sobre os 7 termos técnicos que o RH deve saber para contratar profissionais de TI aqui em nosso blog. E, agora, continuando a nossa série de artigos sobre glossário para contratação, vamos falar sobre 9 expressões que você deve saber antes de começar um processo seletivo para a equipe de vendas da sua empresa. Assim como os demais departamentos, o setor comercial vem se inovando ao longo do tempo. Afinal, com o surgimento da internet e o maior acesso Continue lendo

Separamos os 6 eventos de RH que você precisa participar em 2019 para se desenvolver profissionalmente!

Separamos os 6 eventos de RH que você precisa participar em 2019 para se desenvolver profissionalmente!

4 minutos Como você já sabe, a área de Recursos Humanos é muito ampla e vem mudando bastante ao longo do tempo. Por isso, uma boa maneira de aprender mais sobre as novidades do mercado e como levá-las para a sua empresa é participando de eventos de RH. Os eventos são uma boa oportunidade de ampliar o seu conhecimento sobre novas metodologias e ferramentas, ficar por dentro das tendências previstas para o RH e ainda é uma ótima chance de conhecer diversos profissionais da Continue lendo

Onboarding: 6 dicas para colocar em prática na sua empresa

Onboarding: 6 dicas para colocar em prática na sua empresa

6 minutos Como grande parte dos profissionais de RH, você já deve ter escutado a expressão Onboarding. Ela é uma palavra derivada da língua inglesa e que, se traduzida, significa “embarcando”. Ou seja, é o processo de embarque, entrada dos novos colaboradores na empresa. No artigo de hoje, nós vamos te explicar melhor sobre esse processo e te mostrar um passo a passo de como desenvolver um onboarding eficiente. Vamos lá? O que é onboarding? O onboarding é o processo de integração dos profissionais Continue lendo

7 indicadores de treinamento para analisar em seu RH

7 indicadores de treinamento para analisar em seu RH

4 minutos Todo profissional de RH sabe da importância de investir em treinamentos para capacitar os colaboradores. Isso faz com que eles fiquem mais produtivos, se sintam valorizados e engajados com suas atividades e com a empresa. Mas para saber se as capacitações estão trazendo resultados efetivos e também para tornar o seu setor mais estratégico, é preciso se basear em dados para conseguir desenvolver melhor os processos e ações do RH. Por isso, é importante se atentar aos indicadores de treinamento, eles irão Continue lendo

Como ter uma empresa de sucesso? 8 decisões para você tomar agora

Como ter uma empresa de sucesso? 8 decisões para você tomar agora

4 minutos Sabemos que o crescimento e os resultados de uma empresa dependem de uma série de fatores, mas é necessário colocar algumas ações em prática se você deseja ser bem-sucedido nesse sentido. E é justamente esta a grande dúvida de muitos empreendedores: como ter uma empresa de sucesso? Bom, como dissemos, muito do que diz respeito aos resultados do seu negócio depende da forma como você irá direcioná-lo. E é por isso que nós separamos as 8 decisões que você precisa tomar agora Continue lendo

Como fazer um levantamento de necessidades de treinamento?

Como fazer um levantamento de necessidades de treinamento?

5 minutos O primeiro passo para ter efetividade em treinamentos é se certificar de que existe a necessidade de transmissão daquele conteúdo. Ele supre alguma insuficiência da equipe? É um tema que promove desenvolvimento em aspectos que fazem sentido para quem está ali? O levantamento de necessidades de treinamento responde a essas perguntas e traz mais assertividade para a sua execução. Por isso, vamos entender porque o RH deve se dedicar a essa prática e como a Gestão Comportamental pode ajudar nesse mapeamento, que Continue lendo