Treinamento e capacitação de funcionários: principais tipos e como escolher a melhor opção

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a evolução da gestão de pessoas, o treinamento e a capacitação de funcionários ganharam um papel ainda mais importante dentro das organizações. Hoje em dia, o foco das empresas é garantir o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais para, assim, se tornarem mais competitivas frente ao mercado. 

Mas afinal, qual é a importância do treinamento e capacitação de funcionários? Ao investir em métodos de desenvolvimento contínuo, as empresas contribuem para a qualidade e a eficiência de seus processos, além de favorecerem a retenção de talentos e engajarem os colaboradores.  

Pensando nisso, preparamos este artigo com mais detalhes sobre o assunto, incluindo os principais tipos de treinamento e capacitação de funcionários, além de dicas para escolher a melhor metodologia. Confira!

Diferença entre treinamento e capacitação

Para começar, nada melhor do que entender a diferença entre treinamento e capacitação. Bom, o treinamento consiste em práticas que visam potencializar um conhecimento já existente, aprimorando habilidades e comportamentos dentro de um cargo. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

E o que é capacitação? De acordo com o dicionário, a palavra “capacitar” significa “tornar-se apto”, ou seja, é o ato de preparar o colaborador para novos desafios, criando competências e habilidades para uma nova função. Dessa forma, é possível compreender que as duas ações andam lado a lado, promovendo o crescimento para a empresa e para os colaboradores. 

Principais tipos de treinamentos e capacitações

Agora que você já sabe qual é a diferença entre treinamento e capacitação, fica mais fácil entender a importância dessas iniciativas. Então, é hora de conhecer os principais meios pelos quais eles podem acontecer. Veja!

Cursos presenciais

Os cursos presenciais são uns dos métodos mais tradicionais para aplicação de treinamento e capacitação de funcionários. Normalmente, são voltados para temas específicos — tanto técnicos, quanto comportamentais — e funcionam de maneira semelhante aos ministrados em escolas ou faculdades, com bastante material teórico. 

Esses cursos podem ser de curta, média ou longa duração e precisam ser bem planejados antes de saírem do papel. Afinal, dependem diretamente da disponibilidade dos colaboradores e de uma boa infraestrutura.

Cursos virtuais

Assim como os cursos presenciais, os cursos virtuais oferecem um método de capacitação bem completo. Eles também são voltados a temas específicos, que podem envolver habilidades ou comportamentos. 

Entretanto, diferentemente do presencial, eles são realizados a distância, no formato online. Dessa forma, o método oferece mais flexibilidade aos colaboradores e também menos custos para a empresa. 

Palestras

As palestras são um tipo de método para a capacitação e desenvolvimento de colaboradores mais pontuais. Diferentemente dos cursos, esse método possui curta duração, durando, em média, de uma a duas horas. 

Nesse tipo, o  palestrante introduz o tema a ser desenvolvido e provoca interações junto aos colaboradores. Existem diferentes formatos de palestras, que podem ser tanto online quanto presenciais. 

Universidade Corporativa

Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa é uma entidade educacional incorporada à própria empresa, focada no treinamento e capacitação de funcionários. Esse método trabalha com treinamentos, cursos técnicos, capacitações, palestras, entre outros. Sempre de maneira dinâmica, rápida e eficiente.

Dentro da empresa, a Universidade Corporativa atua criando, disponibilizando e replicando continuamente conhecimentos específicos do mercado, a fim de educar e capacitar os colaboradores. Para atender a diferentes necessidades, é possível escolher entre uma variedade de UC, que pode ser virtual, presencial, gamificada, mista, etc.

Gamificação

A gamificação é uma das opções mais tecnológicas e atuais entre os tipos de treinamento e capacitação de funcionários. Basicamente, o método utiliza a dinâmica de jogos para capacitar, desenvolver e mensurar os resultados dos colaboradores.

Esses games podem ser simples ou mais elaborados, podem contar com avatares personalizados e interação com colegas no ambiente virtual. Eles trabalham diversas questões, como conquista de objetivos, missões, pontuações, ranking e trabalho em equipe.

banner para baixar o ebook sobre Educação Corporativa: Insights da Semana da Educação Sólides para elevar o seu negócio.

Como escolher o melhor tipo de treinamento e capacitação?

Depois de saber quais são os principais tipos de capacitação e treinamento de funcionário, você deve estar se perguntando como escolher a melhor opção para sua empresa? Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis a seguir!

Identifique as competências a serem desenvolvidas

O primeiro passo para escolher o melhor método de treinamento e capacitação de funcionários é identificando as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas. Dessa forma, é possível optar por uma versão que se alinhe aos objetivos da empresa.

Leve o orçamento em consideração

Levar o orçamento em consideração na hora de optar por um programa de capacitação também é fundamental. Nesse caso, a ideia é analisar os custos e entender qual fará mais sentido para a organização. 

Considere o tempo e a urgência

Antes de escolher a modalidade de ensino, também é importante considerar o tempo para a aprendizagem e a urgência da empresa. Ou seja, se a ideia é capacitar os colaboradores em um conhecimento estratégico que precisa ser desenvolvido rapidamente, a melhor alternativa é optar por métodos mais dinâmicos, de curta duração. 

Avalie os resultados periodicamente

Mesmo após tomar a decisão sobre as opções, é importante avaliar os resultados dessa capacitação periodicamente. Assim, é possível identificar se o método escolhido é realmente a melhor opção ou se vale procurar por outras. 
Como vimos, o treinamento e capacitação de funcionários é essencial dentro de uma organização. E para se aprofundar no assunto, recomendamos ler nosso artigo sobre a relação entre treinamentos e a retenção de talentos. Confira e aproveite!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments