Traçando metas em seu Processo de Coaching

Tempo de leitura: 7 minutos

Em diversos aspectos, as pessoas estão sempre buscando atingir seus objetivos e metas, mas para isso é importante traçar caminhos e estratégias. Determinação e força de vontade não são suficientes contra a dificuldade de concentração que o ativismo do mundo atual gera, causando confusão no momento de priorizar suas obrigações. As soluções para cada um dessas questões levantadas pode ser encontradas por meio de um processo de coaching.

Como cumprir metas

Quando o assunto é cumprir metas, a primeira providência a ser tomada é ajustar o foco. Por mais que tenha seus objetivos bem definidos, dificilmente conseguirá atingi-­los de uma só vez, e então estará desperdiçando sua atenção com muitas atividades sem alcançar resultados.

Uma maneira simples, mas de grande utilidade para cumprir metas é criar uma lista com as suas prioridades, estabelecendo a forma que pretende executá-­las e o tempo que quer gastar para concluí-­las. Não acumule tarefas, procure dividi-­las por dia de acordo com a sua habilidade e a exigência da atividade. Vá riscando da lista as que conseguiu finalizar e deixe as inacabadas para o dia seguinte, mantendo a ordem de importância de cada uma.

É importante também calcular bem o tempo e contar com alguns imprevistos que possam surgir durante o dia, reservando um tempo para solucioná­los. Evite dispersões, elas são muito comuns e estão muito inerentes em nossa rotina. Procure retomar o controle assim que perceber uma distração.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para manter o foco, faça o planejamento de suas ações a fim de realizar primeiro as que julgar realmente mais importantes, sem deixar de lado as demais tarefas. Acredite em seu potencial, respeitando as suas próprias condições.

Metas e objetivos

Traçar metas para alcançar seus objetivos é a forma mais eficiente de transformar sonhos em realidade, trazer para o mundo concreto aquilo que antes estava apenas no mundo das ideias.

Objetivo compreende aquilo que você deseja alcançar. Por exemplo: uma promoção, mudança de emprego, viagem internacional. As metas, por sua vez, tanto envolvem o tempo estipulado como os meios que utilizarei para atingir este objetivo. Exemplo: um mês ou um ano, a quantia que deve economizar da renda mensal, aperfeiçoar uma determinada habilidade ou a realização de um curso para complementar a formação.

Após esta definição é necessário fazer um planejamento, do que você pode fazer para atingir esse seu alvo. Sejam quais forem seus objetivos, busque colocar em prática suas ações e jamais desista de alcançar seus resultados. Com certeza, com foco e dedicação, as conquistas serão extraordinárias.

Por que isso acontece?

Se você já falou em traçar e cumprir metas antes, sabe como pode ser difícil cumprir as promessas que fazemos a nós mesmos. Geralmente começamos bem, mas logo deixamos tudo de lado.

As pessoas apenas fazem resoluções aleatórias, não traçam nenhum plano concreto e depois ainda se perguntam por que não conseguem alcançar seus objetivos. Mas não precisa ser assim!

Cada um deve descobrir a melhor forma de definir as metas e estratégias, de acordo com sua rotina. Programar os melhores horários e quais dias da semana irá separar para por seus planos em ação. Outro fator importante é como controlar essa lista de tarefas, se por uma agenda física ou online, ou mesmo por meio de alertas e aplicativos em Smartphones. O acompanhamento e as cobranças feitas pelo coach ajudam muito, principalmente no início do processo, mas é um interesse de ambas as partes que o profissional/coachee desenvolva um forma única e eficaz de controle e realização de tarefas.

A única maneira de transformar metas em realidade

Traçar metas precisas e definir ótimos princípios, não necessariamente terá valia se não “botar a mão na massa”. Saber o que fazer não influi em nada se você não faz o que sabe. Nada de significante vai mudar na sua vida se você não agir diariamente para isso.

Assim que você tiver seus projetos e desafios definidos, comece imediatamente a criar um ímpeto de agir. Se possível, dê o primeiro passo no momento em que decidiu fazer algo. Lembre-­se de que até que você entre em ação, tudo esta no campo da imaginação. Mesmo que seja um pequeno passo, o importante é ir em frente sem parar, aproximar-se um pouco dos seus objetivos a cada dia.

Se não prestar a atenção, acabará traçando metas e planejando projetos sem concretizá-­los, e isso pode se tornar apenas uma distração. Pode ser que você já tenha feito planos grandiosos antes, mas deixou o tempo passar e não seguiu em frente, assim provavelmente depois de algum tempo terá refazer novos planos. E a principal razão pela qual esses planos não funcionam é porque eles nos distraem do que realmente é importante: a ação diária, constante e consistente.

A única maneira de entrar em forma é fazer exercícios e alimentar-se bem todo dia. A única forma de ganhar mais dinheiro é trabalhar e empreender bem para aumentar o valor de nossos ativos, seja nossa capacidade ou os bens que compramos como investimentos.

É simples tão simples que talvez por isso nosso cérebro não se encante tanto com isso. Convenhamos, é bem mais atrativo formular grandes e ambiciosos planos do que enfrentar a realidade de acordar mais cedo, calçar os tênis e ir fazer exercícios rotineiramente.

Mas o segredo é esse, mudar ou criar novos hábitos, é agir com constância. Mesmo que isso seja bem menos atraente do que formular planos mirabolantes. Se você for adiante, ainda que a passos lentos, será recompensado pelo seu empenho alcançando os resultados que tanto busca.

10 dicas para realizar seu planejamento

1. Defina os seus princípios

Defina aqueles conceitos e características que você não ira abri mão, pois após elencá-los as metas e estratégias deveram estar em perfeita harmonia com os princípios. Desde já avalie aquilo que precisa ser modificado ou acrescido.

2. Foco no objetivo final

Procure terminar cada tarefa iniciada, dê o seu melhor e lembre-­se sempre porque cada ação é importante para que alcance seu resultado plenamente.

3. Defina os objetivos com clareza

É nesse passo que o abstrato passa a se transformar em concreto. Aqui você irá definir quais planos realmente fazem parte, quais tem prioridade e quais as urgências.

4. Aproveite as oportunidades

Fique atento às oportunidades e quando elas chegarem esteja sempre preparado para agarrá-­las.

5. Fortaleça os pontos fortes

Descubra seus pontos fortes, suas habilidades e competências, e busque aperfeiçoá-­las a cada dia.

6. Elabore projetos e desafios

Os projetos te guiaram e te colocam em ação. Já os desafios são os pontos de ruptura, são aqueles que te tiram da zona de conforto. Os desafios trazer prazer e adrenalina provocando a mudança de forma eficaz e rápida. Permitir-­se desafiar é testar seus limites, se conhecer melhor e muitas vezes se surpreender com você.

7. Esteja atento ao que precisa melhorar

Procure eliminar crenças limitantes e comportamentos sabotadores como: adiar suas tarefas, perder o foco. Substitua hábitos ruins, é preciso que sejamos condicionados para ter êxito. Um corredor, por exemplo, para que ele tenha os melhores resultados precisa se livrar de maus hábitos como fumar, comer mal, dormir pouco. Tudo isso em prol de alcançar seus objetivos. Então não é somente treinar exaustivamente, mas em outros momentos do dia devemos estar plantando estrategicamente para que possamos colher o que queremos.

8. Foque no positivo

Seja otimista, acredite que é possível alcançar seu objetivo no tempo proposto. Também é importante que você não dê ouvido as pessoas negativas, pois elas podem ser uma péssima influência.

9. Seja determinado

Esteja firme no seu propósito. Se for aquilo que você quer, siga em frente. Deposite todo seu empenho naquilo que é necessário fazer para alcançar seu sonho e obter suas realizações.

10. Processe tudo o que coletou

As metas precisam ser cumpridas ou mesmo revisadas uma vez por semana. Assim poderá prosseguir e reformular as prioridades, ou mesmo descartar algumas estratégias.


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Wagner Ventura dos Santos de Barros Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Wagner Ventura dos Santos de Barros
Visitante
Wagner Ventura dos Santos de Barros

Gratidão por todo esse direcionamento. Excelente!!!!