Como se tornar um líder de sucesso? 7 passos para seguir

Tempo de leitura: 6 minutos

Há uma linha muito tênue entre ser um chefe e um líder — muitos gestores podem se esquecer dessa diferença no ambiente corporativo. O chefe é aquela pessoa responsável por gerir uma equipe, mas não necessariamente ele será um líder. Um líder de sucesso sabe o real sentido do termo “liderar pessoas” e transmite isso por onde passa.

Isso quer dizer que o profissional que sabe ser um líder demonstra, por meio das suas atitudes, o porquê dele ocupar a posição, pois isso acaba sendo percebido naturalmente pelas outras pessoas. Você que ser esse líder e saber como inspirar e desenvolver seus liderados? Não perca as dicas nos 7 passos a seguir!

Quais são os 7 passos para se tornar um líder de sucesso?

1. Entenda o seu papel e saiba que ele é fruto de uma escolha

Certamente, você já ouviu alguém dizer que muitas habilidades, inclusive o senso de liderança, muitas vezes, já nascem com a pessoa. Essa frase está parcialmente certa, já que vários indivíduos realmente têm em seu perfil o dom de se relacionar e de se comunicar bem. 

Apesar dessa ser uma habilidade que também pode ser aprendida, quando um profissional tem essa vocação, ele pode ser levado a trilhar um caminho de liderança que, às vezes, nem foi planejado em sua carreira.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Acontece que, mesmo que você não tenha almejado ser um líder, mas se deparou com uma oportunidade que surgiu por meio da indicação de outras pessoas, saiba que desempenhar esse papel deve ser uma escolha sua. E, a partir disso, é preciso estar ciente que tudo o que fizer vai influenciar os outros, positiva ou negativamente.

Por isso, o primeiro passo é entender o motivo de você estar onde está, qual é a sua função como líder, de que formas pode se tornar um dirigente ainda melhor, como escolheu exercer tal atividade e que é responsável por isso. Afinal, não é nada saudável ocupar um cargo que é alheio à nossa vontade — isso não lhe trará retorno algum.

2. Reconheça as pessoas e suas diferenças

Muito mais do que delegar tarefas, um líder deve saber lidar com as pessoas, tratando de forma saudável os profissionais em ambiente corporativo, o que requer entender que os indivíduos são diferentes, pensam e agem de maneiras distintas e que isso deve ser respeitado.

Um bom líder entende que há perfis comportamentais variados e que as habilidades de cada um devem ser reconhecidas, assim como a identificação dos pontos que precisam ser melhorados, ou seja, saber gerir por perfil comportamental é uma das estratégias que não podem ser negligenciadas quando o objetivo é gerenciar de maneira inteligente.

3. Seja próximo e acessível à sua equipe

Uma das piores sensações dos colaboradores é não ter fácil acesso ao seu líder. Imagine querer mostrar seus resultados, o fruto do seu esforço e nunca ter espaço para isso? Frustrante, não? Logo, bons gestores devem ser acessíveis, na medida do possível, procurando formas de estar mais próximos da sua equipe para conhecê-la melhor. 

4. Estabeleça uma comunicação transparente e aberta

O tópico acima nos leva a desdobrar sobre a importância de uma comunicação transparente e um diálogo aberto com o time. Não adianta ser acessível se quando um profissional pedir auxílio, seu gestor não sabe se comunicar de forma clara e efetiva. Entenda que a boa comunicação acontece quando as pessoas tanto falam quanto escutam.

5. Invista em técnicas de engajamento e motivação 

Ser líder também é focar em resultados e nada mais produtivo do que uma equipe que está satisfeita e engajada com seu trabalho. Isso motiva os colaboradores a seguirem em frente e vestirem a camisa da empresa. No entanto, nem sempre é fácil manter a energia em alta e, principalmente, transmitir vibração positiva para as pessoas.

Além disso, sabemos que manter um bom engajamento é um dos maiores desafios dos gestores. Sem contar que todo mundo tem seus dias ou fases de mais ou menos motivação. Por isso, investir em técnicas para motivar a si mesmo e as equipes é atividade essencial de quem deseja se tornar um líder de sucesso. 

Para tanto, existem várias formas de manter a energia em alta: 

  • apresentar boas palestras motivacionais
  • difundir a cultura de parceria e ajuda mútua no ambiente de trabalho; 
  • oferecer contrapartidas, como premiações ou programas de reconhecimento; 
  • sugerir melhorias por parte dos colaboradores.

6. Valorize o trabalho dos colaboradores 

Todo colaborador gosta de ter seu esforço reconhecido e isso fortalece as relações de trabalho, tanto entre os colegas — que ficam cientes da contribuição do outro — quanto entre liderados e líderes, pois mais oportunidades são abertas para dar feedbacks que possam ajudar no crescimento do profissional.

7. Incentive o autodesenvolvimento

Ser líder é inspirar crescimento, auxiliar na evolução das pessoas e semear atitudes positivas em seus liderados, e tudo isso pode ser ensinado por meio da busca pelo desenvolvimento pessoal. Logo, incentive nos colaboradores o sentimento de se desafiarem constantemente, ser cada vez melhores como profissionais e ter autonomia em suas ações.

Ainda, isso também ajudará você na formação de novos líderes, já que eles terão uma visão mais aguçada sobre a necessidade de autodesenvolvimento e serão instigados a evoluir cada vez mais. Entenda que um dos propósitos de uma boa liderança é deixar legados.

Um gestor inspirador não se preocupa em formar pessoas que possam ser seus concorrentes. Na verdade, ele sabe da importância do seu papel no desenvolvimento de profissionais de ponta, que contribuirão cada vez mais com a organização e que essa outra parte que também visa o sucesso.

Vale ressaltar que “sucesso” é o alcance daquilo que foi planejado inicialmente ou a superação das expectativas. Por isso, tenha em mente que existem diversas técnicas e dicas que podem auxiliá-lo a ser um verdadeiro líder de sucesso. 

Aqui, selecionamos o que mais faz diferença para um profissional que deseja gerir pessoas de forma mais humana, ciente de que os indivíduos são diferentes e que cada um tem potencial a ser desenvolvido. Cabe ao líder oferecer meios para isso. Aproveite para complementar seus conhecimentos e entenda melhor como você pode desenvolver lideranças!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Geni theobald
Geni theobald
5 meses atrás

Goste i e me senti motivando.

Giuliano Sales
Admin
5 meses atrás
Reply to  Geni theobald

Ei, Geni, tudo bem?
Agradecemos demais pelo seu feedback.
Ficamos felizes em saber que você está motivada a partir do nosso conteúdo.
Esperamos que você se desenvolva cada dia mais.
Abraços.

cristiano nonato
5 meses atrás

desejo atenção via whatsap (número retirado por privacidade)

Giuliano Sales
Admin
5 meses atrás

Ei, Cristiano, tudo bem?
Um dos nossos especialistas entrará em contato com você.
Abraços.