Top 10 de 2020: Confira quais foram os artigos mais acessados do ano no Blog Sólides

Tempo de leitura: 9 minutos

O ano de 2020 já chegou ao fim e, para relembrar as principais tendências em recursos humanos dos meses que se passaram, reunimos os artigos mais acessados no blog da Sólides em um Top 10. 

Aqui, você terá a oportunidade de conhecer os temas que foram mais pertinentes em 2020 na área de RH e gestão de pessoas, tendo em vista que houveram muitas mudanças com o isolamento social.

Quer saber quais assuntos foram os mais lidos do ano? Confira a nossa lista e aproveite para ler os textos mais populares dentre os gestores e profissionais de RH que acompanham nossos conteúdos!

Top 10 artigos mais lidos

Top 10: 12 Perguntas sobre Liderança para você tirar todas as suas dúvidas

Independentemente do tamanho da empresa, um bom líder deve fazer a diferença no ambiente organizacional e conseguir motivar os colaboradores diariamente. Nesse sentido, consequentemente, seu desempenho afetará os resultados como um todo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

No décimo post mais lido do nosso Top 10, trouxemos as respostas das 12 principais perguntas que você pode ter sobre liderança para ajudar você a esclarecer tudo a respeito do tema e, é claro, tornar-se um melhor líder.

As questões vão desde como motivar uma equipe que não acredita no sucesso do negócio a como gerir conflitos, criar um plano de desenvolvimento para lideranças e como ela pode colaborar para diminuir a rotatividade.

Por fim, disponibilizamos um e-book sobre gestão de pessoas e como conhecer melhor os colaboradores.

Top 9: Os 4 tipos de Perfis Profissionais dentro de sua empresa 

Sabemos que, como profissionais, temos vivências diferentes e nos comportamos de maneira diversa. Além disso, não somos iguais e não devemos esperar que todos os colaboradores façam as mesmas coisas.

Ainda assim, existem quatro tipos de perfis profissionais bastante comuns que com certeza estão presentes na sua empresa. É claro que há variações, mas um deles costuma ser predominante em cada pessoa, por exemplo, executores, comunicadores, planejadores e analistas

Mas quais as vantagens de entender esses tipos de perfis? Sabendo o perfil dos colaboradores, você conseguirá compreender melhor como eles se comportam em determinadas situações.

Top 8: Home Office: O que é e Como Implementar na Empresa? 

Sem dúvidas, o que mais marcou o ano de 2020 foi a pandemia do novo coronavírus. Isso porque, todos precisaram se adaptar à nova realidade e não foi diferente para as empresas. Em muitos casos, os colaboradores reaprenderam a trabalhar em um formato que não era tão usual em muitos negócios, o famoso home office.

Cada vez mais instituições vêm adotando o trabalho remoto, logo, é indispensável saber como ele pode ser implementado da melhor maneira possível para que não haja prejuízos em comparação ao trabalho presencial. Entendemos que nem todos conseguem manter a produtividade, muitas vezes, por suas características pessoais ou, simplesmente, porque não sabem se organizar sozinhos. 

Com nosso artigo, você aprenderá exatamente o que é necessário para ter sucesso com a implementação do home office e como motivar cada colaborador online, seguindo o seu tipo de perfil. 

Top 7: Conheça as 15 Soft Skills que você precisa começar a desenvolver 

Antigamente, as competências técnicas eram o maior diferencial no momento da contratação, mas hoje, as soft skills, ou seja, habilidades comportamentais, são consideradas pelas empresas ao escolher o candidato ideal.

As soft skills têm forte relação com a personalidade e experiência pessoal de cada indivíduo como pessoa e não somente enquanto profissional. Atualmente, é mais importante desenvolvê-las do que focar apenas em cumprir os requisitos da vaga, já que todos os outros candidatos também têm certificações.

Nesse contexto, são as soft skills que destacam um colaborador no mercado de trabalho. Dentre elas, podemos mencionar a capacidade de conseguir se comunicar, escrever bem e ter empatia para com os outros. No nosso conteúdo, apresentamos as 15 principais soft skills que você deve desenvolver para ser percebido como um bom profissional.

Soft Skills

Top 6: Guia da Metodologia DISC: o que é, como aplicar e sua importância 

A metodologia DISC é frequentemente usada nas áreas de gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Por quê? Justamente por ser capaz de identificar quais os traços comportamentais predominantes em cada colaborador.

Uma vez que saibamos o que a pessoa tende a fazer, temos um embasamento maior ao tomar decisões e fazer análises da equipe. Assim, a metodologia é extremamente assertiva e evita preconceitos no momento de avaliar alguém.

É interessante ressaltar que ninguém é melhor ou pior, mas alguns perfis se encaixam com mais facilidade em certas funções, enquanto outros têm uma capacidade maior de aprender habilidades novas.

No nosso guia da metodologia DISC, você aprenderá o que esse conceito significa, como o método pode ser aplicado na sua empresa e por qual motivo ele é tão importante para o sucesso da organização.

Top 5: Gestão de Pessoas: 14 Melhores frases para se inspirar! 

Quem trabalha com gestão de pessoas entende que é preciso saber motivar os outros. Entretanto, isso não é tarefa fácil e, para muitos gestores, é a maior dificuldade encontrada ao lidar com os recursos humanos da empresa.

Hoje, é comum vermos organizações em que os profissionais estão constantemente desmotivados e só continuam trabalhando para receber um salário no fim do mês, mas claramente não estão engajados com o todo.

Muitas vezes, isso tem a ver com o próprio gestor, que é visto como um chefe, porém não consegue liderar as pessoas. Quando o responsável pela gestão é também um líder, ele inspira os colaboradores a dar o melhor de si e a se perceberem como um time movido por algo em comum, não como indivíduos com interesses diversos.

No quinto texto mais lido do nosso Top 10, apresentamos as quatorze melhores frases de líderes renomados para você se inspirar.

Top 4: Ontem e Hoje: Como o trabalho mudou ao longo do tempo 

Com o passar dos anos, uma grande parte do que conhecíamos mudou e com o trabalho não foi diferente, principalmente após o advento das novas tecnologias, quando os modelos de trabalho foram alterados drasticamente.

Atualmente, enxergamos o trabalho de outra forma e, mais do que uma renda mensal, é um modo de fazermos algo em que acreditamos e que traz impacto real para a sociedade em que vivemos.

A diferença entre as gerações também gera alguns conflitos no ambiente de trabalho. Nesse sentido, pessoas mais velhas têm dificuldades em ouvir a opinião de profissionais mais jovens, enquanto estes são vistos como muito informais.

O fato é que o trabalho não é mais o mesmo que era há um tempo. Assim, se antigamente muitos sonhavam em ter uma carreira sólida em uma única empresa, hoje, isso é quase inimaginável e as pessoas buscam ativamente por novos desafios.

Em nosso artigo, você entenderá quais foram as maiores mudanças em relação ao trabalho

RH 4.0

Top 3: Recrutamento e Seleção: O que é, Como Executar e Técnicas 

O recrutamento e seleção é, sem dúvidas, uma das principais tarefas de um profissional de recursos humanos. Assim, caso essa etapa não seja realizada com primor, as chances de fazer uma admissão ruim são enormes.

Isso acontece quando selecionamos um candidato que talvez cumpra tudo o que a vaga exige, mas não se encaixa bem com o perfil da empresa e não se adapta ao ambiente organizacional.

Sabendo que uma boa contratação é essencial para quem quer reduzir a rotatividade e melhorar o clima, nosso texto ajudará explicando como executar e quais as melhores técnicas de recrutamento e seleção.

Top 2: Dinâmica de Grupo: 10 Exemplos para aplicar no processo seletivo 

Não são poucos os candidatos que afirmam não gostar de participar de dinâmicas em grupo. Muitas vezes, eles não estão errados, pois, uma dinâmica mal conduzida faz com que as pessoas se sintam desconfortáveis, afinal, todos ali são desconhecidos.

Nesse contexto, é o recrutador quem deve garantir que a dinâmica seja realmente interessante e consiga explorar bem as capacidades de cada candidato. Além de, obviamente, saber distinguir como cada um está contribuindo no trabalho.

Para que todos estejam de fato engajados e consigam ser colaborativos, o RH deve saber como aplicar a dinâmica. Em nosso segundo artigo mais lido, apresentamos dez exemplos de dinâmicas grupais que podem ser feitas durante uma seleção.

Top 1: 14 Testes para fazer antes de selecionar um candidato! 

Durante o recrutamento e seleção, é praxe que sejam realizados testes para avaliar os candidatos antes da escolha final. Para tanto, eles precisam ser coerentes com a vaga e as habilidades que são demandadas pela empresa.

Não estamos dizendo que você não confiará nos profissionais, mas um teste é uma prova prática de que ele consegue executar aquilo que está se dispondo a fazer e também permite que o profissional tenha um primeiro contato com o trabalho.

Assim, o artigo mais lido no nosso blog lista os 14 melhores testes para aplicar ao selecionar candidatos para uma oportunidade, podendo avaliar desde conhecimentos técnicos até o perfil comportamental.

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

Assuntos mais lidos

Conforme vimos, as temáticas mais recorrentes no Top 10 de 2020 foram: liderança, tipos de perfis profissionais, home office, soft skills, metodologia DISC, gestão de pessoas, mudanças no trabalho, recrutamento e seleção, dinâmica em grupo e testes. 

Ainda, todas têm relação, direta ou indireta, com o momento em que estamos vivendo. Agora que você já leu os artigos mais acessados no blog da Sólides no ano de 2020, confira nosso infográfico gratuito com 10 dicas para cuidar da saúde mental dos colaboradores!

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