Gestão de pessoas é um desafio para qualquer empresa. Contar com um departamento de recursos humanos ajuda no controle e monitoramento das informações sobre os colaboradores. Mas é preciso entender que todo líder é, acima de tudo, um gestor de pessoas.
Gerir um negócio é uma tarefa extremamente complexa. Além de lidar com todos os trâmites administrativos que estão inseridos dentro da organização, é preciso se ocupar de certas funções relacionadas ao capital humano inserido dentro da empresa.
Se você ocupa — ou tem a pretensão de ocupar — um cargo de liderança na empresa, continue a leitura para entender o seu papel na gestão de pessoas.
Gestão de pessoas é uma tarefa apenas do RH?
É muito comum frequentemente cometermos o erro de pensar que a gestão de pessoas é uma tarefa exclusiva de um departamento de recursos humanos. No entanto, por mais que esse departamento também tenha como foco esse tipo de atividade, o gerenciamento dos colaboradores é uma tarefa compartilhada por todos os líderes e gestores dentro de uma organização. Todos gestor é um gestor de pessoas, afinal precisa relacionar-se diretamente com seus liderados para resolução de problemas e conseguir o máximo de produtividade. A motivação, o engajamento, a diminuição do turnover são verdadeiros desafios que fazem parte da realidade de uma liderança.
Qual o maior capital de uma empresa?
É fundamental entender que o maior capital de uma empresa são os colaboradores que constituem a organização. É por meio dessa força de trabalho que o negócio é impulsionado para alcançar resultados estratégicos necessários para o crescimento. Entretanto, entender que o capital de maior valor de uma empresa é o capital humano, não é tão simples. Nos últimos anos, muitas empresas já voltaram sua atenção para essa questão, mas ainda tem uma parcela grande que está de fora e por isso é sempre bom voltar nesse assunto. Mesmo com toda a disponibilidade de tecnologia que se tem hoje em dia, nada substitui o trabalho feito pelas pessoas dentro de uma organização. O tamanho do capital que se produz por meio dessas pessoas e também o tamanho do capital que se perde com a rotatividade ou falta de produtividade delas, é extremamente relevante para um negócio.
Por que todo gestor é um gestor de pessoas?
Por mais que um departamento de recursos humanos moderno tenha um papel muito importante na atração, retenção, engajamento e administração dos colaboradores, ainda há particularidades que estão mais presentes no cotidiano do gestor.
É muito comum que os gestores transfiram todas as tarefas relacionadas à gestão de pessoas para o departamento de RH. O que poucos sabem é que, muitas vezes, esses gestores têm um relacionamento mais próximo com o colaborador e uma convivência mais frequente.
Por isso, todo esse trabalho de retenção de talentos, investimento em clima organizacional ou estímulo de engajamento, pode se tornar ainda mais eficiente quando vem diretamente da gestão.
Outro fator importante que não podemos esquecer é que uma boa gestão também é aquela que desenvolve os seus colaboradores da melhor maneira possível. Esse trabalho de desenvolvimento pode ser feito de diversas maneiras e depender muito da área de trabalho da equipe.
Porém, o que sabemos de fato é que se esse gestor não for realmente um gestor de pessoas, esses colaboradores dificilmente conseguem se desenvolver efetivamente. A falta de interação entre líder e liderado — com feedbacks — prejudica o crescimento profissional. Obviamente, isso não quer dizer que o trabalho do RH seja dispensável, mas que ele é ainda mais eficaz quando realizado de forma que engloba toda a instituição.
Se você é um gestor, procure se informar sobre essas questões. Pesquise, leia e aprenda sobre gestão de pessoas e suas práticas. Com certeza isso poderá mudar a realidade do seu negócio e a vida dos seus colaboradores.
Para conseguir os melhores resultados, a estratégia é conseguir conhecer bem os colaboradores. Para isso, preparamos um conteúdo especial, faça o download do e-book "Gestão de Pessoas: É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores".