Todo gestor é um gestor de pessoas

Tempo de leitura: 3 minutos

Gerir um negócio é uma tarefa extremamente complexa. Além de lidar com todos os trâmites administrativos que estão inseridos dentro da organização, esse profissional também precisa se ocupar de certas funções relacionadas ao capital humano inserido dentro da empresa, e é sobre isso que vamos falar aqui.

Gestão de pessoas é uma tarefa do RH? 

É muito comum frequentemente cometermos o erro de pensar que a gestão de pessoas é uma tarefa exclusiva de um departamento de recursos humanos. No entanto, por mais que esse departamento também tenha como foco esse tipo de atividade, a gestão de pessoas é uma tarefa geral e compartilhada por todos os líderes e gestores dentro de uma organização.

Você provavelmente está se questionando a razão pela qual estamos dizendo que a gestão de pessoas não é uma ocupação exclusiva dos profissionais de RH. Mas fique tranquilo, vamos te explicar porque todo gestor é um gestor de pessoas.

O maior capital de uma empresa ainda é o capital humano

Batemos nessa mesma tecla muitas e muitas vezes, mas nunca é o suficiente. Entender que o capital de maior valor de uma empresa é o capital humano, não é tão simples. Nos últimos anos, muitas empresas já voltaram sua atenção para essa questão, mas ainda tem uma parcela grande que está de fora e por isso é sempre bom voltar nesse assunto.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mesmo com toda a disponibilidade de tecnologia que se tem hoje em dia, nada substitui o trabalho feito pelas pessoas dentro de uma organização. O tamanho do capital que se produz através dessas pessoas e também o tamanho do capital que se perde com a rotatividade ou falta de produtividade delas, é extremamente relevante para um negócio.

Por que todo gestor é um gestor de pessoas?

Por mais que um departamento de recursos humanos moderno tenha um papel muito importante na atração, retenção, engajamento e administração dos colaboradores, você concorda que os outros gestores também têm uma grande responsabilidade sobre isso?

É muito comum que os gestores transfiram todas as tarefas relacionadas à gestão de pessoas para o departamento de RH. O que poucos sabem é que, muitas vezes, esses gestores têm um relacionamento mais próximo com o colaborador e uma convivência mais frequente.

Por isso, todo esse trabalho de retenção de talentos, investimento em clima organizacional ou estímulo de engajamento, pode se tornar ainda mais eficiente quando vem diretamente da gestão.

Outro fator importante que não podemos esquecer é que uma boa gestão também é aquela que desenvolve os seus colaboradores da melhor maneira possível. Esse trabalho de desenvolvimento pode ser feito de diversas maneiras e depender muito da área de trabalho da equipe. Porém, o que sabemos de fato é que se esse gestor não for realmente um gestor de pessoas, esses colaboradores nunca irão se desenvolver efetivamente.

Obviamente, isso não quer dizer que o trabalho do RH seja dispensável. O que queremos dizer aqui é que a gestão de pessoas é um trabalho que deve abranger todos os segmentos de uma empresa para que ele seja bem executado.

Se você é um gestor, procure se informar sobre essas questões. Pesquise, leia e aprenda sobre gestão de pessoas e suas práticas. Com certeza isso poderá mudar a realidade do seu negócio e a vida dos seus colaboradores.

Quer aprender mais sobre o assunto? Que tal começar lendo este eBook aqui?

resultados-cta-blog


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of