Tipos de entrevistas: conheça 8 para processo seletivo

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler sobre tipos de entrevistas? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Quem é profissional de RH sabe que a entrevista em um processo seletivo merece atenção especial. Afinal, ela identificará o candidato certo para determinada vaga e, a escolha na abordagem, nesse momento, é essencial. Desta forma, é possível contar com vários tipos de testes para aplicar em entrevistas que tornam o processo de recrutamento e seleção mais dinâmico e eficiente.

O tipo de entrevista que o profissional de RH deve aplicar em sua empresa variará de acordo com alguns fatores como, por exemplo, a cultura da empresa, ou seja, sua política, suas crenças, valores e hábitos. É preciso também definir o perfil comportamental ideal, de acordo com as necessidades do cargo. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por isso, com o objetivo de  facilitar na escolha do melhor tipo de entrevista para a sua organização, apresentaremos neste conteúdo alguns tipos de entrevistas mais utilizados por recrutadores, suas características, e como e quando elas devem ser aplicadas. Então, continue a leitura!

A importância da entrevista no processo seletivo

Apesar de ser um método antigo de seleção, a entrevista é o momento em que você conhecerá de fato o profissional. Ou seja, ela é a etapa mais importante do processo seletivo. Desta forma, a entrevista deve ser conduzida por um profissional apto a identificar se o candidato possui as características imprescindíveis para o cargo.

Durante a entrevista, o recrutador também poderá comprovar as informações antes passadas pelo candidato. Além disso, ele poderá fazer perguntas-chave e conhecer um pouco mais do entrevistado, avaliando suas competências e conhecimentos.

Por exemplo, caso você precise de um designer, que é um profissional que precisa ter conhecimento em softwares de criação e edição, será necessário testar seus conhecimentos nessa área. Logo, você precisará aplicar em algum momento do processo seletivo, uma entrevista técnica.

É possível variar os tipos de testes para aplicar em entrevistas conforme for o objetivo do recrutador. Há modelos específicos que podem ajudar na construção de um processo mais coerente e coeso.

Os 8 tipos de entrevistas para aplicar

A fim de otimizar esse processo, separamos 8 formatos de entrevista que podem auxiliar você no processo seletivo e, assim, escolher o talento ideal para a sua empresa. Confira:

1. Entrevista estruturada 

É aquela que possui um roteiro pré-definido de quais perguntas e como serão feitas. Ou seja, as mesmas perguntas são feitas a todos os candidatos e, geralmente são realizadas por meio de questionários que possibilitam ao candidato responder somente sim ou não.

Por sua objetividade, a entrevista estruturada pode ser feita não só presencialmente mas, também, por meio do telefone ou internet. Porém, como desvantagem, este método não permite o aprofundamento dos assuntos tratados. Desta forma, a entrevista estruturada geralmente é utilizada no início do processo seletivo como uma primeira triagem dos candidatos.

2. Entrevista não-estruturada

A entrevista não-estruturada tem maior autonomia por parte do recrutador que têm a liberdade de deixar as informações sobre o candidato fluírem em uma conversa mais descontraída. Por ter um formato “bate-papo”, cabe ao recrutador não se deixar perder o foco da entrevista e deixar de obter as informações necessárias sobre o candidato.

Sem perguntas pré determinadas, o recrutador pode definir alguns temas a serem abordados como, formação acadêmica, experiências e interesses profissionais, objetivos pessoais, etc. Esses assuntos devem ser abordados de forma aberta, deixando o candidato mais à vontade para se expressar.

3. Entrevista semiestruturada

Atualmente muito utilizada em processos seletivos, a entrevista semiestruturada é uma mesclagem entre os dois primeiros métodos citados neste post. Este método consiste em perguntas pré definidas, porém, com maior espaço para mudar o roteiro de acordo com o avanço da entrevista.

Ou seja, a entrevista semiestruturada se resume a uma conversa com um roteiro determinado previamente, mas, com uma maior flexibilidade de abordar diferentes assuntos tanto por parte do recrutador, como por parte do entrevistado.

4. Entrevista Técnica 

Como citamos anteriormente nessa leitura, a entrevista técnica tem como objetivo checar o conhecimento e as habilidades do candidato em determinado assunto, diferenciando-o dos demais. Geralmente ela é conduzida por um colaborador da mesma área e pode ser aplicada por meio de testes ou dinâmicas, dentre outras formas.

5. Entrevista em grupo

Este método possibilita que o recrutador avalie vários candidatos ao mesmo tempo e, geralmente é utilizada em processos seletivos que possuem muitos candidatos por vaga. Mas não vá confundi-lo com dinâmica de grupo

A entrevista em grupo funciona como uma “peneira” em um bate-papo com vários candidatos simultaneamente. Desta forma, é possível, de forma imediata, diferenciar um concorrente do outro, e os profissionais que se destacam dos demais.

6. Entrevista por vídeo

Em um mundo dominado pela tecnologia, este método tem sido muito utilizado atualmente. A entrevista por vídeo é muito prática pois, não precisa haver um deslocamento por parte do entrevistado. Além da comodidade deste método e da redução de custos, a entrevista por vídeo também possibilita que candidatos que estejam em locais distantes da empresa também participem do processo seletivo.

Este método pode ser realizado em um bate-papo ao vivo, ou por meio de gravações, nos quais o recrutador define as perguntas e estabelece um tempo para que o profissional possa responder. 

Se a forma escolhida for o bate-papo, é preciso que tanto o recrutador, quanto o entrevistado, escolham um momento e um lugar tranquilo, sem ruídos e interferências de terceiros, para que o diálogo não seja prejudicado. É necessário também, uma boa conexão de internet para que a entrevista por vídeo seja realizada com sucesso. 

7. Entrevista-desafio

A gamificação é uma tendência em várias áreas da sociedade e, no RH, não seria diferente. O fato é de que a utilização de games em processos seletivos podem revelar talentos e habilidades, além de revelar comportamentos e ações que podem ocorrer em situações no mundo físico. 

Este método se resume a criar situações que exijam raciocínio lógico, comportamentos, competências e habilidades que o recrutador espera do candidato. Desta forma, a entrevista-desafio exige um maior planejamento e, por isso, aplicá-las em dinâmica de  grupo pode facilitar o trabalho do recrutador. 

8. Entrevista por competências

Este é um outro modelo muito utilizado em processos seletivos, atualmente. Na entrevista por competências, o recrutador pede ao candidato que apresente algumas situações reais por que já passou e mostre de que forma ele se comportou nesses momentos e resolveu esses desafios.

Para utilizar este método, prepare com antecedência situações nas quais as competências, habilidades e atitudes necessárias ao cargo sejam avaliadas.

Viu só quantos tipos de entrevistas existem e como elas podem facilitar seu processo seletivo? Cabe ao recrutador, analisar e definir o que melhor se encaixa com as expectativas da sua empresa.

Uma entrevista mal sucedida que resulte em uma escolha errada, pode acarretar em muitos problemas para a empresa e insatisfação por parte do colaborador e da organização. 

Agora que você conheceu os tipos de entrevistas para o processo seletivo, confira uma que é realizada em um importante processo do RH: o desligamento!


5
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Giuliano Salespreiscila ortegaEdson SilvaAVELINO JOSE MIGUEL Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
AVELINO JOSE MIGUEL
Visitante
AVELINO JOSE MIGUEL

Excelente artigo

Edson Silva
Visitante
Edson Silva

Artigo 7, podem revelar, mas eu não sou muito fã dessa etapa para avaliação! E olhe que sou formado em. RH.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Edson. Tudo bem?
Que pena que não atingimos o seu ponto máximo de qualidade, o que você acha que podemos melhorar para aprimorar ainda mais nosso conteúdo?
Dentre as etapas do processo seletivo, qual você considera mais agregador?

Estamos à disposição para conversarmos.
Abraços.

preiscila ortega
Visitante
preiscila ortega

Todos artigos são excelentes

Giuliano Sales
Admin

Ei, Priscila, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu feedback.
Ficamos felizes que os artigos estão atingindo a qualidade exigida por você.
Continue nos acompanhando.
Abraços.