Tipos de coaching: qual modalidade combina mais com você e como o Profiler pode ajudar

Tempo de leitura: 9 minutos

Você sabia que o coach pode atuar em diversos nichos de mercado? Cada vez mais em alta, essa metodologia vem sendo utilizada para auxiliar pessoas em diferentes áreas da vida, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Neste post, explicamos melhor quais são os tipos de coaching mais conhecidos e para qual público cada um deles é direcionado. Quer saber as suas possibilidades para abrir o leque? Então, continue a leitura. 

O que é e o que faz um coach?

Coach é quem atua no desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial, aplicando a metodologia do Coaching. Ainda, tem como objetivo auxiliar seus clientes a alcançarem metas em um curto espaço de tempo.

Diferentemente do que algumas pessoas possam pensar, o coach não é um terapeuta. Isso porque, seu foco não é ajudar o cliente a lidar com problemas do passado especificamente, e sim auxiliá-lo a entender suas limitações e alcançar seus objetivos por meio do desenvolvimento pessoal.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse sentido, a ideia por trás da metodologia coaching é que o indivíduo elimine suas crenças sabotadoras e fortaleça seu mindset, construindo novos hábitos e saindo do estado atual para o desejado em um período curto.

Mas para atuar como coach, o profissional deve buscar cursos de formação e especializações. Somente com esse preparo prévio, ele estará apto para fazer perguntas, questionamentos e provocações que farão com que os clientes enxerguem o próprio potencial e comecem uma jornada de desenvolvimento.

Concluindo, esse tipo de profissional não vai oferecer as respostas prontas, e sim utilizar técnicas para ajudar os indivíduos a saírem da zona de conforto e buscarem o autoconhecimento.

Quais são os tipos de coaching?

O coaching é uma metodologia que visa o desenvolvimento, por isso, ela pode ser aplicada em diferentes âmbitos de vida e ser dividida em categorias. Assim, existem duas grandes áreas do coaching, o empresarial e executivo e o coaching de vida ou life coaching.

Dentro de cada uma dessas áreas, existem subcategorias que trabalham nichos específicos de desenvolvimento. Apesar da divisão, é importante ter em mente que muitos aspectos pessoais e profissionais acabam se sobrepondo, e um tipo de coaching pode acabar ajudando em outros processos da vida do cliente.

A seguir, vamos explicar melhor cada um dos tipos, quais seus objetivos e para quem são direcionados. Acompanhe!

Coaching empresarial e executivo

O coaching empresarial ou executivo trabalha nichos importantes para o empoderamento profissional individual e coletivo. Assim, ele estimula um processo de reconhecimento, fortalecimento psicológico e desenvolvimento de recursos e instrumentos que farão com que o profissional se destaque no mercado.

Nesse contexto, existem alguns nichos de coaching dentro da categoria.

Coaching de liderança

Esse tipo de coaching é direcionado para líderes de equipes, sendo eles gestores, diretores e até mesmo professores. Seu objetivo é ajudar o profissional a desenvolver e adquirir habilidades comportamentais que possam ajudar a inspirar e motivar a equipe, fazendo com que a produtividade do time se mantenha em alta.

Dessa forma, o coach de liderança atua como um parceiro para, junto do profissional, descobrir comportamentos que possam estar limitando a ação da equipe e criar planos e estratégias para mudar esses comportamentos.

Coaching de vendas

O coaching de vendas é um método diferente de um treinamento de vendas tradicional. Isso porque, nos treinamentos, o profissional aprende técnicas práticas, como negociação e fidelização de clientes.

Já o coaching tem foco no autoconhecimento e no desenvolvimento de competências comportamentais para ajudar nas vendas. Assim, o profissional desenvolve não só a parte técnica, mas também as soft skills necessárias para melhorar sua abordagem e seus resultados, atuando na mudança da postura interna.

Coaching executivo

O coaching executivo é direcionado para empresários, CEOs e profissionais responsáveis pela gestão estratégica de uma organização.

Ainda, tem como objetivo desenvolver esses profissionais para que eles apresentem um alto rendimento em suas funções, melhorando os resultados do negócio. Assim, o coach busca despertar habilidades importantes, como liderança e autoconfiança, além de alinhar os valores do executivo e da empresa.

Coaching empresarial

Se o coaching executivo tem foco no profissional, o empresarial é voltado para a empresa, abrangendo os empresários e a equipe como um todo. Assim, esse tipo de desenvolvimento inclui um diagnóstico da situação atual do negócio e da atuação da equipe.

Depois do diagnóstico, o coach busca auxiliar na organização adequada de processos e interações do time para que a empresa consiga alcançar as metas e os resultados definidos.

Life Coaching

Além do coaching com foco na área profissional, existem também os atendimentos que visam desenvolver pessoas, mesmo que elas não estejam inseridas no mercado de trabalho. Assim, o coach pode ajudar seus clientes em diferentes áreas do cotidiano, promovendo uma verdadeira transformação de vida e auxiliando na realização de sonhos.

Dentro dessa categoria, é possível encontrar diversos nichos de coaching, como veremos a seguir.

Coaching vocacional

Esse nicho do coaching é voltado para jovens e estudantes que ainda têm dúvidas sobre os rumos profissionais que desejam seguir. Além disso, pode ser uma boa ferramenta para profissionais que buscam uma recolocação no mercado ou mesmo uma mudança de carreira.

O processo consiste em uma reflexão sobre as habilidades e competências além da experiência profissional e as vocações que o cliente possui. Assim, o coach auxilia o indivíduo a encontrar suas vocações e elaborar um plano de ação para alcançar metas e traçar um caminho no desenvolvimento da carreira.

Coaching financeiro

O coach financeiro é o profissional que ajuda seus clientes a controlarem as finanças, melhorando a saúde financeira e ajudando na realização de sonhos.

Mas seu trabalho não é o de um consultor financeiro, e sim de um orientador especializado que auxilia no planejamento das finanças e na identificação de problemas que atrapalham a saúde financeira. Logo, ele pode ajudar o cliente a saldar dívidas e gerenciar melhor seus gastos e rendas. 

Coaching de comunicação

Esse tipo de coaching é voltado para pessoas inseguras ou que sentem dificuldade de se comunicar e falar em público. O objetivo do processo é aperfeiçoar essa competência e desenvolver mais autoconfiança.

Coaching de relacionamento

O coaching de relacionamento é um processo que ajuda o indivíduo a melhorar suas relações humanas, principalmente no que diz respeito à vida afetiva.

As sessões podem acontecer individualmente ou em casal e nelas são abordadas as necessidades do cliente de forma geral e os planos de ação para que ele consiga melhorar o entendimento e a união, fazendo com que os relacionamentos sejam mais equilibrados e harmoniosos. 

Coaching de emagrecimento

O aumento de peso, muitas vezes, pode ter relação com hábitos, comportamentos e até mesmo com necessidades emocionais. Assim, o coach de emagrecimento é o profissional que ajuda o cliente a driblar os obstáculos e mudar hábitos arraigados, possibilitando, além do emagrecimento, uma vida mais saudável.

Banner-Coach

Como o Profiler pode ajudar no trabalho de coaching?

A gestão comportamental é um recurso importante que pode auxiliar o trabalho dos coaches. Isso porque, utilizando a ferramenta de mapeamento Profiler, o coach consegue identificar aspectos comportamentais de seu cliente que influenciam em sua carreira e na vida pessoal.

Dessa forma, o profissional ajuda o cliente no autoconhecimento e tem mais informações para embasar seu plano de desenvolvimento, considerando as características e competências do indivíduo.

A ferramenta é uma solução exclusiva da Sólides que garante 97% de precisão em seus relatórios. Baseada na metodologia DISC e em mais seis teorias comportamentais, o Profiler consegue identificar informações como características e habilidades, pontos de melhoria e estilos de liderança.

Apesar de robusta, a ferramenta é bastante simples e seu questionário pode ser respondido em 5 minutos. Ao final do teste, é gerado um relatório com mais de 50 informações, incluindo o perfil comportamental no qual o indivíduo apresenta maior predominância.

Ainda, a ferramenta utiliza quatro perfis comportamentais e cada um deles conta com características distintas. Confira!

Perfil comunicador

Trata-se de pessoas extrovertidas, comunicativas, ativas, que amam se relacionar e que se adaptam com facilidade. Além disso, são bastante ligados à inovação e à criatividade, ainda, são muito otimistas. 

Entretanto, têm dificuldade de dizer não, por isso, acabam não conseguindo cumprir todas as tarefas prometidas, principalmente quando estão em um ambiente de pressão.

Perfil executor

Os executores são movidos por resultados e velocidade, por isso, são bastante competitivos, amam desafios e gostam de assumir riscos. Trata-se de um perfil mais dominante e tendem a assumir a responsabilidade em grupo. Por serem muito ligados a processos, acabam negligenciando os relacionamentos, o que pode trazer problemas de comunicação.

Perfil planejador

Aqui, temos pessoas que valorizam a linearidade, o equilíbrio e a harmonia. Assim, são bastante calmos, autocontrolados e excelentes ouvintes. Dessa forma, tendem a agir de modo mais conservador e têm medo de assumir riscos.

Perfil analista

Trata-se de pessoas focadas, estudiosas e que se preocupam muito com a qualidade dos processos. Por conta dessa preocupação, os analistas sempre tentam aprender mais para buscar o melhor. Ainda, são bastante perfeccionistas, por isso, acabam sendo muito exigentes consigo e com os outros.  

Concluindo, o coach é um profissional que atua no desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando seus clientes no autoconhecimento e criando planos de ação para a mudança. Como vimos, existem diversos tipos de coaching e cada um deles tem foco em resolver problemas distintos. Para todos os tipos, no entanto, o profissional pode contar com a ferramenta Profiler.

Quer entender ainda mais como o perfil comportamental pode ajudar no desenvolvimento profissional? Baixe agora nosso e-book gratuito sobre o assunto.

banner do ebook perfil comportamental o guia completo
5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments