Conheça os diversos tipos de carreira existentes e como escolher a sua

Saiba quais são os principais tipos de carreira que existem e como escolher a trajetória ideal para o seu sucesso
tipos de carreira
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Você sabia que existem diversos tipos de carreira? O caminho que uma pessoa escolhe seguir para aplicar suas habilidades e conhecimentos, a fim de obter ganhos financeiros, pode ser traçado de várias formas, de acordo com o perfil e objetivo de cada um.

Neste artigo, vamos explicar os principais tipos de carreiras existentes e como fazer para escolher a mais adequada para o seu perfil. Além disso, daremos dicas para que você tenha sucesso em sua carreira.

Quais os principais tipos de carreira existentes?

Uma pessoa pode se realizar profissionalmente de diferentes formas. Cada tipo de carreira retrata o caminho que faz mais sentido para ela, conforme seu perfil profissional, crenças, valores, habilidades e conhecimentos. 

A seguir, veja quais são os principais tipos de carreira que existem atualmente.

Carreira profissional

A carreira profissional é seguida pelas pessoas que estabelecem um vínculo empregatício com uma empresa privada ou pública

Nesse modelo, a pessoa ocupa um cargo e deve exercer uma função determinada pela organização que, em troca, a remunera e oferece diversos benefícios.

Dependendo do plano de carreira desenhado, é possível seguir  quatro  caminhos:

  • Carreira em linha, quando o profissional sobe verticalmente na estrutura hierárquica;
  • Carreira em Y, quando o profissional se destaca tecnicamente e não segue uma carreira gerencial;
  • Carreira em W, quando o profissional atua tanto como um especialista técnico quanto como gestor em times e projetos;
  • Carreira em T, quando o profissional tem um grande conhecimento técnico em uma área, mas também compreende muito bem diversas outras relacionadas.

Carreira empreendedora

A carreira empreendedora é caracterizada pela ausência do vínculo empregatício com uma empresa. Nesse formato, a pessoa assume o protagonismo de um negócio e desenvolve produtos e soluções para serem vendidas no mercado. 

Empreendedores podem começar sozinhos ou em sociedade com outros empresários e terem negócios de todos os tamanhos. Mas para seguir esse caminho, é importante ter soft skills como liderança, autogestão, organização e iniciativa.

Carreira política

A carreira política é para quem pretende ocupar cargos eletivos, ou seja, que dependem do voto da população. Trata-se de quem almeja melhorar a vida das outras pessoas de forma mais ampla e igualitária, por meio da criação de leis e implementação de políticas públicas.

Para ter sucesso nesse tipo de carreira é necessário ser uma pessoa altruísta, comunicativa e bem relacionada, tanto para conquistar o voto do eleitorado quanto para realizar o trabalho pretendido.

Carreira acadêmica

A carreira acadêmica é seguida por quem gosta muito de estudar sobre um determinado assunto e também para quem gosta de lecionar

Na academia, o profissional depende de muito estudo para progredir em sua carreira, seja para atuar como professor de níveis mais altos de escolaridade, seja para obter financiamento para estudos científicos mais avançados.

Carreira artística

A carreira artística é baseada no uso de um talento ou habilidade artística de forma profissional. Estão incluídos nesse tipo profissões: artistas plásticos, cantores, atores, compositores e dançarinos, entre outros.

Trata-se de um tipo de carreira que depende de muita dedicação, treino e habilidades técnicas. Entretanto, em muitos casos, também é preciso contar com uma boa rede de relacionamentos e um pouco de sorte para ter o trabalho amplamente reconhecido.

Carreira proteana

A carreira proteana é representada pelo protagonismo do profissional na definição dos caminhos a serem seguidos. Neste formato, é fundamental saber como elaborar um plano de carreira ideal para atender suas necessidades, valores pessoais e habilidades.

Saiba também: conheça 6 softs skills que todo produtor de eventos deve ter

IMPULSIONE SUA CARREIRA!

Como escolher minha carreira?

Com tantos tipos de carreiras, é compreensível ter muitas dúvidas sobre qual delas é a melhor para você. A dica de ouro é: conheça-se muito bem!

Em outras palavras, para saber qual caminho seguir, é preciso saber quem você é, quais são suas habilidades, seus valores, seus preceitos, o que gosta e o que não gosta de fazer.

Outro ponto importante é pensar em que tipo de profissional deseja ser no futuro, como:

  • Gerência de uma grande empresa;
  • Especialista e referência em sua área de atuação, como na carreira profissional de RH;
  • Imersão na área de tecnologia, entre outros. 

É possível seguir mais de uma carreira em paralelo: uma pessoa empreendedora que ao mesmo tempo tem uma carreira acadêmica em uma faculdade ou um artista que também trabalha para uma empresa durante o horário comercial.

Como ter sucesso na carreira?

O autoconhecimento é a chave para ter uma carreira de sucesso e uma vida profissional mais feliz e plena.

De nada adianta querer seguir uma carreira empreendedora se não tiver as habilidades necessárias para administrar um negócio ou querer se tornar gerente de um time sem ter um bom perfil de liderança.

Como vimos, existem diversos tipos de carreira e a escolha de qual é o mais adequado vai depender de fatores como perfil profissional, habilidades e valores pessoais. Seguindo nossas dicas, você conseguirá escolher a melhor carreira para o seu sucesso.

Gostou do conteúdo? Que tal aprofundar o seu autoconhecimento para colocar todas as dicas em prática? Baixe agora mesmo o e-book “Perfil comportamental: o guia completo para a sua carreira e gestão”.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima