Teste situacional: o que é, quais são as vantagens e como aplicar

Tempo de leitura: 5 minutos

Escolher o melhor profissional para uma vaga é muito importante para os resultados e o crescimento da empresa. Para fazer uma seleção mais certeira, é preciso investir em estratégias efetivas. Uma delas é o teste situacional.

Com ele, é possível simular o ambiente de trabalho em que a vaga está inserida e os desafios que o cargo oferece. A partir da análise do comportamento do candidato diante das situações propostas, as chances de escolher o profissional ideal para a vaga são maiores.

Preparamos um conteúdo explicando o que é um teste situacional, quais são as vantagens dele e como aplicá-lo nos processos de recrutamento e seleção. Confira!

O que é teste situacional e para que ele serve?

O teste situacional é uma estratégia usada no processo seletivo para simular situações da rotina. O objetivo é analisar como cada candidato reage frente aos desafios da vaga e às principais atividades exercidas no cargo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Outra característica que pode ser avaliada pelo teste é como o profissional interage com outros candidatos diante da tarefa proposta. Assim, os recrutadores analisam o entrosamento do potencial funcionário com outros colaboradores da mesma área.

Além disso, o teste ajuda a entender como o candidato lida com a pressão e o trabalho em equipe, como ele reage a imprevistos, qual é o tempo de resposta às exigências e às soluções de problemas. Também é possível analisar a predisposição dele a cargos de liderança.

Quais são as vantagens do teste situacional?

Os testes ajudam a observar as habilidades e o comportamento do futuro colaborador. Para somar, também é possível entender se ele está alinhado às expectativas técnicas e comportamentais da vaga, junto à cultura organizacional da empresa.

Porém, as vantagens dessa ferramenta não param por aí. Existem diversas vantagens de aplicar testes, tanto para o recrutador quanto para a empresa em si. Listamos algumas delas a seguir:

1. Redução da taxa de turnover

Ter um turnover alto, ou seja, uma rotatividade elevada, é um dos principais obstáculos para o crescimento da empresa. Quando um colaborador pede demissão ou é demitido, é preciso investir para substituí-lo. Além disso, um turnover alto dificulta a criação de vínculos entre os profissionais.

Para isso, é preciso fazer contratações mais assertivas. Então, o teste situacional surge como uma solução. Ao contratar o profissional ideal, que atende às expectativas para a vaga (e tem as próprias expectativas atendidas por ela) e mantém um bom relacionamento com a equipe, as chances de ele permanecer na empresa são maiores.

2. Prevenção de conflitos internos e aumento do trabalho em equipe

O teste situacional ajuda na análise de perfil comportamental do candidato. Com isso, avalia-se habilidades e reações dele diante de situações impostas pelo cargo, bem como se é compatível com a cultura da empresa e as expectativas da vaga. Com isso, avalia-se se o comportamento dele, diante de situações impostas pelo cargo, é compatível com a cultura da empresa e o perfil dos outros colaboradores.

Isso evita conflitos entre profissionais de um mesmo time com perfis incompatíveis. Inclusive, essa é uma forma de fortalecer o trabalho em equipe, o engajamento entre colaboradores e, mais uma vez, reduzir a taxa de rotatividade.

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3. Diminuição de gastos

Contratar da maneira errada custa caro. Selecionando o melhor profissional para o cargo em questão, a empresa consegue mantê-lo na vaga por mais tempo, reduzindo custos com a rescisão do contrato de trabalho, o anúncio e a divulgação de novas vagas, e o processo de seleção.

Além disso, alinhando as expectativas entre empregador e funcionário, é possível prevenir processos trabalhistas (e, consequentemente, evitar gastos decorrentes deles).

4. Fortalecimento da cultura organizacional

Para o teste ser realmente eficaz, é preciso ter a cultura da organização bem desenvolvida e definida. Portanto, é necessário pensar sobre qual é a visão, a missão e os valores da empresa, além de aplicar a simulação e as atividades situacionais com base nesses princípios. 

Consequentemente, o candidato selecionado será aquele com maior fit com a cultura organizacional da empresa. Assim, no futuro, o quadro de funcionários será composto por profissionais que possuem características em comum com os valores da organização e trabalham para atingir as metas da empresa.

Quais são as metodologias do teste situacional?

Existem diferentes metodologias para aplicar esse tipo de teste em um processo seletivo. Para ajudar, listamos três exemplos de teste situacional que podem ser aplicados pela equipe de R&S. Confira:

1. Entrevista situacional

A entrevista consiste na elaboração de uma série de perguntas para o teste situacional. Com elas, o recrutador pode estimular o candidato a relatar algumas das próprias experiências na vida social e ambiente de trabalho. Além disso, elas auxiliam na compreensão das ações e soluções encontradas pelo profissional para cada situação proposta.

2. Simulação de atividades

Para o recrutador que quer ir além das perguntas, uma alternativa é aplicar atividades situacionais práticas. Nelas, situações fictícias do futuro cotidiano do candidato são simuladas para perceber como ele se adapta a cada um desses desafios.

3. Dinâmica em grupo

Comumente usada em processos seletivos, a dinâmica em grupo também é uma forma de realizar testes situacionais. Nela, uma situação é proposta envolvendo dois ou mais candidatos, com o objetivo de avaliar as habilidades de cada um deles no trabalho em equipe, a proatividade e até a predisposição para liderança.

Aprenda mais!

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