Teste para perfil de liderança: como usar a metodologia DISC para desenvolver líderes

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

As lideranças são figuras essenciais para que uma empresa alcance os seus objetivos, atuando para garantir o engajamento e a alta performance dos colaboradores.

É importante que o setor de RH conheça e use ferramentas para ajudar a identificar profissionais com perfil de liderança, bem como para desenvolvê-las.

Mas como saber qual o melhor perfil de liderança? Pensando nisso, vamos falar neste artigo sobre a metodologia DISC como teste para perfil de liderança!

Qual a importância do desenvolvimento de lideranças?

O desenvolvimento de lideranças consome tempo, dinheiro, e não pode ser feito de qualquer maneira. Você precisa saber aonde quer chegar para efetivamente produzir algo nesse sentido!

Por isso, estude os objetivos da organização, como está a equipe que terá a sua liderança desenvolvida, quais metas podem ser alcançadas com essa ação. 

Depois disso, é importante identificar se sua equipe já conta com profissionais que têm perfil para assumir cargos de liderança.

Por meio de teste de avaliação comportamental, é possível saber se as pessoas já estão prontas para a promoção ou se precisarão desenvolver algumas habilidades antes de avançar na carreira.

Entenda a importância da liderança organizacional!

Metodologia DISC: teste para perfil de liderança

O teste DISC é uma metodologia que analisa e traça o perfil comportamental dos profissionais

Ela diz que a chance das pessoas alcançarem o sucesso e serem mais produtivas é maior quando elas exercem atividades adequadas às suas características. Com isso, pode ser usada também para identificar qual o melhor perfil de liderança.

Portanto, essa é uma ótima ferramenta para ajudar o RH a identificar pessoas que tenham um perfil de liderança. Vamos conhecer melhor a metodologia!

Teste de perfil DISC

Criada em 1928 pelo psicólogo americano Willian Moulton Marston, a DISC faz um mapeamento de competências e tendências comportamentais que as pessoas podem manifestar diante de diferentes situações. 

Todos nós temos características relacionadas a 4 tipos de perfil, mas algumas ficam mais em evidência do que outras. São eles: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Confira!

  • Dominância: pessoas que apresentam perfil controlador, firme, gostam de ter poder sobre tudo e são movidas a desafios e resultados;
  • Influência: pessoas que têm perfil comunicativo, extrovertido, otimista e são movidas por criatividade e liberdade;
  • Estabilidade: pessoas calmas, tolerantes, diplomáticas e que têm a segurança e a lealdade como principais motivações para suas ações;
  • Conformidade: são analíticos, prudentes, meticulosos, sistemáticos e motivados principalmente por cautela e eficiência.

Hoje em dia, a metodologia se tornou uma ferramenta de análise comportamental e pode ser usada também como um teste para perfil de liderança. 

Usando um software que se baseia na DISC em seu departamento de RH, você consegue entender melhor sobre as competências e tendências comportamentais dos colaboradores para desenvolver uma gestão de pessoas mais assertiva.

Plano de sucessão e metodologia DISC: como relacioná-los?

Como descobrir um líder?

O primeiro passo para incluir a descoberta e desenvolvimento de lideranças na sua gestão comportamental é adotar um software de RH que te ajude com a análise de perfil comportamental. 

A partir disso, o sistema pode aplicar mapeamento de perfil que apresenta mais de 50 informações sobre cada colaborador. 

Como o objetivo é descobrir pessoas com potencial para liderança, você conseguirá saber quais são as competências e tendências comportamentais que precisam ser trabalhadas para isso, fazendo com que o líder consiga gerenciar de melhor forma a sua equipe.

Você já aprendeu como usar o DISC como teste para perfil de liderança e a planejar o desenvolvimento de lideranças de forma eficiente. Que tal agora entender mais sobre a importância do feedback no desenvolvimento de carreiras? Leia nosso conteúdo e fique por dentro!

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima