Teste DISC: Descubra o que significa cada letra e as vantagens para o RH

Tempo de leitura: 3 minutos

O teste DISC é uma metodologia que foi criada para identificar perfis comportamentais. Nesse sentido, ele ajuda a reconhecer qual perfil de comportamento é dominante em cada pessoa. Com essa informação, o setor de RH consegue elaborar estratégias para obter melhores resultados em sua empresa.

Ainda, trata-se de uma teoria, que lista quatro tipos de perfis diferentes, os quais originaram o nome. Mas você sabe, no teste DISC, o que significa cada letra?

Neste post, você vai entender o que significa cada letra da sigla DISC. Confira!

Dominante (dominance)

O perfil dominante, como o nome já sugere, é o estilo das pessoas que gostam de estar no controle. Ele tende a ser mais agressivo, veloz e também é muito direcionado a resultados, sempre buscando soluções rápidas. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Em alguns momentos, o perfil dominante pode parecer rude, especialmente quando está sob pressão. Mas é um perfil considerado forte, corajoso e determinado.

Influente (influence)

Predominantemente, os profissionais que apresentam esse tipo de perfil, costumam ser mais comunicativos e descontraídos. Ainda, gostam de ser o centro das atenções e de conhecer pessoas novas. Além disso, descreve alguém animado, ativo e que está sempre em contato com os outros ao seu redor. 

Por outro lado, essas pessoas têm maior dificuldade de se concentrar em tarefas que exigem dedicação de tempo sozinho, ou seja, atividades que demandam um certo isolamento, pois isso requer maior atenção.

Estável (steadiness)

Os estáveis são considerados mais calmos, relaxados e centrados. Esse tipo de perfil se caracteriza por ser mais reservado e menos comunicativo com pessoas novas, ou melhor, ele se comunica, mas prefere interagir com quem já conhece. Ainda, valoriza muito seu time, colegas de trabalho em geral e também seus amigos e familiares.

Além disso, percebemos que esse é um tipo de temperamento de quem prefere manter as coisas como elas estão, não são muito adeptos a mudanças.

Cauteloso (conscientiousness)

As pessoas que se enquadram mais fortemente nesse estilo de perfil, assim como os estáveis, são mais reservados e se sentem confortáveis em trabalhar sozinhos

Além disso, têm uma predisposição a serem muito analíticos, ou seja, dão muita importância aos fatos, aos dados, logo, são tipificados como um perfil bastante investigativo. Assim, podem ser vistos como “seguidores de regras”, silenciosos e discretos.

Teste DISC e o RH

É importante saber o que significa cada letra do teste DISC para identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador. Uma vez que esses traços são reconhecidos, é possível trabalhar em cima da particularidade de cada um e traçar planos para o crescimento individual e do time. 

Entretanto, sabemos que ninguém é 100% definido por apenas um perfil, todos têm um pouco dos atributos de cada um. Mas alguns tipos de personalidade se sobressaem no indivíduo.

Dessa maneira, o teste de perfil DISC é bastante efetivo no que diz respeito a evidenciar os pontos fortes, os quais devem ser aperfeiçoados, e os pontos fracos, que precisam ser trabalhados em busca de um equilíbrio ideal.

Banner-Conheca_o_Perfil_do_Time

Por fim, para identificar qual é o seu tipo de perfil comportamental, é possível encontrar muitos testes gratuitos online. No caso, o teste comportamental DISC é feito por meio de perguntas rápidas e objetivas. 

Portanto, ao entender o que significa cada letra em teste DISC, é possível utilizá-lo para conhecer melhor a sua equipe, contribuir com a constante melhoria de cada setor e, ainda, estruturar, no âmbito comportamental, suas futuras contratações.

O conteúdo foi útil? Então, continue por aqui e leia nosso e-book sobre como aumentar resultados identificando o perfil dos colaboradores.

4 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments