Teste de personalidade e teste de perfil comportamental: entenda as diferenças

Tempo de leitura: 7 minutos

É muito comum os psicólogos que atuam em recursos humanos utilizarem algum teste de personalidade para embasar suas decisões, principalmente em processos seletivos. Da mesma forma, está cada vez mais recorrente o uso de testes de perfil comportamental nos processos de gestão de pessoas.

Mas muita gente ainda não entende as diferenças entre essas duas ferramentas. Então, vamos entender o que significa cada um desses dois tipos de avaliação para fazer as escolhas mais estratégicas para o seu RH?

O que é um teste de personalidade?

Antes de tudo, é importante ter em mente que, quando falamos sobre personalidade, estamos nos referindo às características intrínsecas de cada indivíduo que definem os seus padrões de pensar, sentir e agir. Esse conjunto de características surge por um processo gradual, longo e complexo. A personalidade é um conceito psicológico e apresenta diversos outros aspectos centrais e atributos, sobre os quais não há consenso exato dentro da Psicologia. Assim, é importante que cuidemos para não banalizar o termo e para manusear ferramentas que envolvem a personalidade de forma responsável.

Então, um teste de personalidade é uma ferramenta que revela esses traços de cada indivíduo. Muitas vezes as pessoas não tem conhecimento ou nunca relataram essas características, mas os testes de personalidade são formulados para captar até os aspectos mais encobertos de cada um.

Há uma grande variedade de testes, que utilizam técnicas diversas e consideram fatores diferentes dentro da construção da personalidade. Todos são igualmente válidos, desde que sejam respaldados pelo Conselho Federal de Psicologia, já que a criação de um teste de personalidade envolve um estudo profundo desse conceito psicológico.

Assim, é importante diferenciar teste de personalidade legítimo daqueles disponíveis na internet que usam o mesmo nome. Inclusive, a compra dos materiais para aplicação de testes de personalidade é restrita aos psicólogos, assim como sua aplicação, correção e interpretação.

Dentro das empresas, os testes de personalidade são usados, na maioria das vezes, para a avaliação de candidatos que se inscrevem no processo seletivo. Algumas empresas aplicam apenas para vagas de cargos mais estratégicos, já que o investimento financeiro e o tempo necessários para a aplicação em massa de um teste de personalidade podem ser altos. Os psicólogos também podem usar o teste de personalidade em processos de desenvolvimento e coaching dentro das organizações, embora seja mais incomum.

O que é um teste de perfil comportamental?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta que cumpre a função de mapear as tendências comportamentais de quem responde. Sabemos que cada ser humano age e reage de determinada maneira por uma combinação de fatores: sua personalidade, criação, história de vida. Como comentamos anteriormente, nem dentro da Psicologia há um consenso a respeito, já que essa ciência conta com diversas correntes teóricas.

Assim, o teste de perfil comportamental se propõe a focar no comportamento, já que ele entende que é esse o elemento para o qual devemos voltar nossa atenção e o qual devemos gerir dentro de uma empresa. Podemos dizer que esse tipo de ferramenta não entra no mérito da personalidade, já que a sua proposta não é se aprofundar de forma tão complexa quanto ela exige.

Na perspectiva do uso de testes de perfil comportamental, a relevância da personalidade continua nítida, apenas o enfoque muda: escolhe-se olhar para o produto prático e concreto da personalidade, que é o comportamento. Em vez de a preocupação ser com o porquê de uma forma de agir, a energia é investida já na forma mais inteligente de gerir esse padrão de ação, o que faz muito sentido no ambiente organizacional.

Esse tipo de teste retorna diversas informações sobre as tendências comportamentais de candidatos e colaboradores a partir de estudos também reconhecidos, como a metodologia DISC. Conseguimos mapear, além dos perfis comportamentais dominantes, informações como estilo de liderança, áreas de atuação naturalmente coerentes com os talentos da pessoa, suas competências e muitos outros dados usando um sistema especializado por onde você envia o teste e recebe um relatório inteligente com o mapeamento comportamental.

Os resultados de um teste de perfil comportamental não são rasos como os daqueles encontrados na internet, já que, quando confiáveis, eles também passam por validação, inclusive estatística. Sua profundidade é ideal para o que é requerido em uma empresa: é possível conhecer os colaboradores dentro daquele ambiente e direcionar a gestão de pessoas conforme o padrão e as necessidades relacionadas ao comportamento de cada um.

Benefícios do teste de perfil comportamental

Já percebemos uma grande vantagem do teste de perfil comportamental: ele tem a proposta de focar no que é prático e tangível. Ou seja, concentrar no que de fato está acontecendo na empresa, como as pessoas se comportam, e no que é possível fazer a partir disso. Vamos conhecer outros benefícios dessa ferramenta?

1 – Aplicação em diversos processos de RH

Usar o teste de perfil comportamental em um processo seletivo traz muita assertividade na contratação, já que as informações são precisas, além da análise preditiva e a combinação de dados serem facilitadas. Esse mapeamento do comportamento também traz uma extrema agilidade na seleção, já que o candidato pode responder o teste de casa e o RH acessa diversas informações antes de marcar um encontro presencial.

Porém, seu uso não se restringe a conhecer o perfil do candidato para escolher quem ocupará a vaga. O teste de perfil comportamental se encaixa muito bem nos processos de análise de desempenho, desenvolvimento de lideranças, treinamentos, pesquisa de clima, gestão de conflitos e qualquer outra ação e decisão de recursos humanos.

2 – Escalabilidade

O uso do teste de perfil comportamental é facilmente escalável, o que significa que sua aplicação pode ser estendida a uma grande quantidade de colaboradores ou candidatos sem um aumento grande de esforço. Como já comentamos, o teste é enviado por um sistema, respondido por um formulário online, dura em torno de 7 minutos e os resultados chegam imediatamente compilados para o RH em um relatório, o que permite sua utilização massiva.

3 – Acesso mais democrático

Pelo fato de ser escalável, não demandar tempo de correção e não custar caro, o RH não precisa escolher em quem vai aplicar o teste de perfil comportamental. Todos os colaboradores, não importa o nível hierárquico, podem ser mapeados. Assim, conseguimos ampliar o acesso ao desenvolvimento profissional, que muitas vezes fica restrito à liderança ou a cargos mais estratégicos.

4 – Uso permitido a todos os profissionais de RH e líderes

Sabemos que as equipes de RH estão cada vez mais diversas em termos de formação. A atuação dos psicólogos em gestão de pessoas é específica e fundamental, mas é estratégico para os RH’s contarem também com uma visão de negócios trazida por administradores e engenheiros, por exemplo.

Como o uso do teste de perfil comportamental não é restrito a nenhuma categoria profissional, o trabalho multidisciplinar é facilitado. Além disso, os líderes de áreas também acessam o conhecimento, de forma que são orientados a fazer gestão de pessoas e os próprios colaboradores entendem o material que é sobre si.

5 – Dados e People Analytics


O teste de perfil comportamental não só fornece um resultado individual, mas permite também que você cruze informações do perfil dos colaboradores com dados sobre a performance e análise de desempenho, por exemplo. O RH pode aprender a fazer análise preditiva e People Analytics, que são grandes tendências da área, de forma prática e assertiva;

Em resumo, você entendeu as diferenças entre teste de personalidade e perfil comportamental e percebeu que este último traz informações sobre tendências de comportamento com praticidade a agilidade. Que tal entender melhor como essa ferramenta pode alavancar os seus resultados? Confira o nosso ebook!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Eloisa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Eloisa
Visitante
Eloisa

Como é possível realizar esse teste?

Eloisa
Visitante
Eloisa

Como posso fazer esse teste? Onde? Com qual profissional?