O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade disse, em uma das suas obras, que “ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é um estranho ímpar”. As diferenças existentes entre as pessoas são motivos de estudos e avaliações, como é o caso do teste de perfil comportamental que é aplicado nas empresas.
Os valores e os modos diferentes de enxergar a vida nos tornam únicos e esse conhecimento pode ser utilizado pelas empresas na definição de suas estratégias de crescimento e participação de mercado. É desse modo que elas identificam os perfis que mais estão alinhados com a cultura organizacional e com os objetivos da companhia.
Continue a leitura e saiba o que é e porquê de aplicar o teste de perfil comportamental na sua empresa.
Antes de começar, que tal um presente? Baixe grátis o kit de materiais sobre gestão comportamental!
Preencha o formulário e receba o kit de gestão comportamental grátis no seu e-mail 📩
O que é o teste de perfil comportamental e como ele funciona?
Os testes de perfil comportamental basicamente são questionários que identificam as competências dos colaboradores, agrupando-os de acordo com características comuns, em diferentes tipos de perfis.
Esses perfis foram definidos por meio de diversos estudos de psicologia, de forma que os resultados gerados sejam os mais reais possíveis.
Para aplicá-los com eficácia, os testes de perfil comportamental foram integrados com ferramentas tecnológicas, como softwares de RH que geram relatórios muito precisos e completos.
Para a aplicação do teste de perfil comportamental é preciso ter uma equipe devidamente capacitada para interpretaros resultados, visualizadas todas as variáveis possíveis e em que tipo de situação elas podem ser aplicadas dentro da empresa.
Portanto, lembre-se que o teste comportamental deve ser aplicado por um psicólogo. Mas existem algumas ferramentas de mapeamento comportamental que podem ajudar , como o Profiler da Sólides.
Quais são os testes de perfil mais utilizados?
Existem vários tipos de testes de perfil comportamental que você pode utilizar na sua empresa. A seguir vamos falar um pouco sobre alguns dos mais utilizados.
1. Teste DISC
A metodologia DISC foi criada por William Marston, PhD em psicologia pela Universidade Harvard, em 1920. Por meio deste teste, é possível avaliar quatro aspectos comportamentais de uma pessoa, são eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.
Já a ferramenta de avaliação DISC foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke.A intenção foi de estabelecer uma maneira de decifrar as competências socioemocionais dos seres humanos, a fim de prever a tendência comportamental em determinados cenários.
É por isso que essa metodologia é muito utilizada dentro das organizações. Ela ajuda a definir um pouco sobre cada profissional, ajudando a estabelecer os perfis profissionais dentro da empresa.
? Como analisar perfil DISC e vantagens de aplicar esse teste na sua empresa
2. Profiler
O Profiler é uma ferramenta de gestão de pessoas baseada em 7 metodologias de mapeamento de perfil, além do DISC, que entrega resultados comprovados, proporcionando uma gestão comportamental muito mais eficiente para as empresas.
A partir de algumas perguntas, com o Profiler é possível mapear 50 informações do perfil profissional do colaborador em até 5 minutos. A ferramentas leva em consideração características de quatro perfis comportamentais, que vamos falar mais para frente:
- Executor;
- Comunicador;
- Analista;
- Planejador.
O grande diferencial do Profiler é a análise de dados e estatísticas entregue pela ferramenta.
Além das informações sobre os perfis comportamentais, gestores e profissionais de RH têm em mãos uma base de dados e relatórios que fazem toda a diferença em uma tomada de decisão ou mesmo na elaboração de estratégias mais robustas para o negócio.
3. Teste de perfil STAR
O teste de perfil comportamental STAR é muito utilizado em processos de recrutamento e seleção, pois permite conhecer melhor como a pessoa candidata já se comportou e agiu em situações no passado. O teste é aplicado a partir da apresentação de perguntas às quais as pessoas apresentam respostas. Exemplo:
- Situação: a pessoa candidata precisa falar sobre uma situação em que desenvolveu um projeto em que se sentiu pressionada;
- Tarefa: depois de apresentada a situação, a pessoa candidata precisa falar qual era sua tarefa na ocasião;
- Ação: como agiu para cumprir sua tarefa;
- Resultado: a pessoa candidata fala quais foram os resultados de suas ações dentro da situação e como ela terminou.
4. Teste Big Five
O Big Five é uma metodologia responsável por trazer informações sobre cinco fatores comportamentais diferentes. São eles:
- Estabilidade: é uma forma de analisar se o profissional é mais resiliente, reativo ou receptivo;
- Extroversão: é possível conhecer o nível de extroversão de uma pessoa;
- Originalidade: analisa o quanto a pessoa é curiosa, exploradora e quais são seus graus de interesse;
- Consolidação: é possível entender o grau de esforço para realização de tarefas, projetos, metas e objetivos;
- Acomodação: aqui são retiradas informações sobre um perfil negociador, desafiador ou acomodado.
5. Nível de Grit ou Grit Scale
O teste de Grit Scale é baseado em uma metodologia responsável por trazer insumos sobre aspectos emocionais.
O estudo é da psicóloga Angela Duckworth, que afirma que "não importa o domínio, os altamente bem-sucedidos têm uma espécie de determinação feroz. É essa combinação de paixão e perseverança que faz deles grandes realizadores. Em uma palavra, eles têm garra”.
Através do Grit é possível avaliar questões como:
Interesse ou Paixão: analisa o sentimento desencadeado quando se aprecia intrinsecamente a atividade.
Capacidade de praticar: aspecto que apura a disciplina diária de uma pessoa tentar fazer as coisas melhor.
Propósito: é uma evolução do interesse, é quando a pessoa sente que o trabalho realmente importa.
Esperança: nesse caso, significa um constante esforço em continuar, mesmo em situações complicadas ou quando há muitas dúvidas.
Diante dos testes que citamos aqui e muitos outros, podemos resumir os tipos de perfis comportamentais em quatro: comunicador, executor, analista e planejador. No tópico a seguir vamos falar um pouco sobre cada um deles.
4 tipos de perfis comportamentais
Antes de realizar algum teste de perfil comportamental, é importante conhecer profundamente cada um dos perfis, para entender como e o que avaliar.
A seguir, confira algumas características predominantes em cada um desses perfis.
Comunicador
Uma pessoa com perfil comunicador geralmente tem muito carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmada com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com facilidade.
Veja mais algumas características:
- Têm certa dificuldade em receber feedbacks negativos;
- São excelentes para cargos de mentoria e ensino;
- Ajudam a manter o time mais unido e motivado;
- Gostam de estar próximos de seus gestores;
- Organização e o foco são os pontos de maior dificuldade.
Executor
O perfil executor é predominante em pessoas que possuem autoconfiança, porém esse tipo de profissional, em casos extremos, pode ser autoritário e ditatorial.
Outras características fortes do executor são força e competitividade. São pessoas mais proativas e se dão muito bem em cargos de liderança. Motivados pelo desafio, estão sempre em busca de se tornarem melhores.
Todo esse dinamismo faz com que eles tenham certa dificuldade em lidar com pessoas mais lentas e centradas. A tendência é que eles ajam antes da hora por falta de paciência, atropelando planos e análises de outras pessoas da equipe.
Planejador
Pessoas planejadoras são estáveis e pacientes, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entram em pânico, mas têm uma pequena capacidade de improviso.
Os profissionais com esse perfil preferem ambientes controlados e uma rotina sem grandes surpresas. Tudo que interfira em seus planos os deixam menos produtivos e insatisfeitos. Por isso, eles não se dão muito bem em posições muito dinâmicas e com constantes mudanças.
Os planejadores são muito empáticos e buscam avaliar as situações de um ponto de vista mais amplo. Eles sempre analisam as questões em diferentes ângulos de forma a encontrar a solução que gere mais benefícios e menos impactos negativos para a equipe e o negócio.
Analista
O perfil analista é detalhista e meticuloso, organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas. Confira outras características:
- Apreço pela excelência e, por isso, são muito rigorosas consigo mesmas;
- Maior lentidão nas entregas o que demanda paciência e jogo de cintura dos gestores;
- Gosto por estudar e aprender coisas novas, pois precisam entender o que estão fazendo antes de qualquer coisa;
- Propensão de se recolherem em situações de conflito e estresse, preferindo buscar mais conhecimento sobre a questão antes de colocar qualquer opinião em discussão.
Como aplicar o teste de perfil comportamental?
Recrutamento e seleção
Os processos de recrutamento e seleção de profissionais são muito importantes para o bom desempenho organizacional. Formar boas equipes e valorizar os talentos ajudam a manter a empresa competitiva e com alto nível de qualidade. Por isso, merecem bastante atenção e cuidado.
A contratação dos profissionais certos para cada vaga é uma tarefa que, quando não é bem-feita, pode se transformar em um complicador para o futuro do negócio. Isso pode contribuir com o aumento de números ruins, como as taxas de absenteísmo e a rotatividade de pessoal, elevando os gastos com contratações e demissões.
Empresas que trabalham com o teste de perfil comportamental ganham confiança de que os processos de seleção e recrutamento estão atraindo os talentos certos e direcionando cada profissional para as vagas que são compatíveis com os seus perfis.
5 dicas práticas para organizar e acompanhar o processo de recrutamento e seleção
Avaliação dos colaboradores
O teste de perfil comportamental também pode ser usado no processo de avaliação contínua dos colaboradores, com o objetivo de saber se eles estão mantendo ou não os mesmos comportamentos. Torna-se possível identificar, por exemplo, se o clima organizacional afeta o tipo de perfil que cada um tem.
Conhecer mais profundamente cada funcionário é fundamental para entender o contexto organizacional e identificar os prováveis problemas de produtividade no trabalho. Em muitos casos, é possível encontrar respostas para uma dificuldade que um colaborador esteja enfrentando e o gestor buscará soluções mais viáveis.
Gestão de equipes
Além de reduzir custos e otimizar a produtividade das equipes, o teste de perfil comportamental identifica o grau de comprometimento entre os colaboradores e os estilos de liderança existentes entre eles. Esse conhecimento ajuda a potencializar as ações e as ferramentas de gestão de pessoas.
Uma das ações que é impactada positivamente pelo teste de perfil comportamental é a aplicação de treinamentos entre os colaboradores — eles possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que, de alguma maneira, podem ser úteis para a estratégia da organização.
Se o líder identifica as necessidades de cada membro da sua equipe, o RH consegue selecionar os melhores cursos para que a demanda seja atendida. Entretanto, cabe ao gestor apontar o que o time precisa e o teste de perfil comportamental é uma das ferramentas mais indicadas para essa identificação.
Coaching
O teste de perfil comportamental também funciona como apoio para o coaching entre os colaboradores, desenvolvendo suas capacidades e aprimorando habilidades.
As informações adquiridas no teste permitem a criação de métodos para que hábitos e comportamentos sejam modificados. Isso possibilita que cada indivíduo alcance o desempenho desejado pela organização.
Cultura organizacional
O alinhamento de perfis que o teste comportamental ajuda a criar também colabora com o fortalecimento da cultura organizacional. Muitas empresas não conseguem definir suas identidades, dificultando a consolidação no mercado e criando uma consequente falta de engajamento entre os colaboradores.
Devemos lembrar que a cultura organizacional é a essência de qualquer empresa, portanto, precisa estar sempre fortalecida para que os profissionais que nela trabalham permaneçam engajados e que isso melhore a imagem dela no mercado.
Desse modo, os talentos que estão de fora passam a ter interesse pela companhia por meio da identificação de perfis e valores.
? Cultura organizacional: veja quais são os tipos e como fortalecer na sua empresa
Comunicação interna
Conhecer os colaboradores permite que todos se comuniquem melhor. O grupo de trabalho passa a ser mais coeso, o que facilita a comunicação interna. Dessa forma, os processos passam a ser mais transparentes e menos confusos — contribuindo com o aumento da produtividade e o foco nos resultados.
Torna-se possível criar um tom de voz para a comunicação interna, saber quais são os meios mais ou menos eficientes e como as pessoas percebem determinadas mensagens.
Do ponto de vista estratégico, esse é um ganho sem precedentes, pois transforma o ambiente sem que se comprometa uma boa fatia do orçamento.
Planejamento estratégico
Quando se tem um conhecimento aprofundado sobre os colaboradores, a equipe e os gestores de cada setor, fica mais fácil pensar no planejamento estratégico da companhia.
Assim, por meio do teste de perfil comportamental é possível saber o modo como o conjunto funciona, ajudando a organizar melhor os projetos, baseando-nos nesses comportamentos e nas capacidades de cada profissional.
Agora que você já entendeu o que é um teste de perfil comportamental e como ele pode ajudar na gestão de pessoas da sua empresa, continue se aprofundando no assunto e veja como calcular o retorno sobre o investimento no RH da sua empresa e como investir no setor do jeito certo!
➡️ Baixe grátis nosso ebook sobre ROI em gestão de pessoas.