Teste de Perfil Comportamental: quais os resultados, 6 tipos e como funciona!

Entenda como o teste de perfil comportamental é essencial para gerar dados sobre os colaboradores e transformar a gestão de pessoas!
teste de perfil comportamental
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade disse, em uma das suas obras, que “ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é um estranho ímpar”. As diferenças existentes entre as pessoas são motivos de estudos e avaliações, como é o caso do teste de perfil comportamental que é aplicado nas empresas.

Os valores e os modos diferentes de enxergar a vida nos tornam únicos e esse conhecimento pode ser utilizado pelas empresas na definição de suas estratégias de crescimento e participação de mercado. É desse modo que elas identificam os perfis que mais estão alinhados com a cultura organizacional e com os objetivos da companhia.

O que é o teste de perfil comportamental? Como ele funciona?

Os teste de perfil comportamental é um questionário, ferramenta ou mapeamento que identifica as principais características e comportamentos de uma pessoa. Portanto, é possível identificar o que a motiva, como ela lida com certos estimulos e quais competências precisa desenvolver, por exemplo. Os primeiros testes de perfil comportamental surgiram por volta de 1920 e continuam evoluindo. Um exemplo é o teste DISC.

Para isso, ele os agrupa de acordo com características comuns, em diferentes tipos de perfis. 

A definição desses perfis aconteceu por meio de diversos estudos de psicologia, de forma que os resultados gerados sejam os mais reais possíveis. 

Para aplicá-los com eficácia, os testes de perfil comportamental são conectados a ferramentas tecnológicas, como softwares de RH que geram relatórios muito precisos e completos.

Portanto, lembre-se de que o teste comportamental deve ser aplicado por um psicólogo. Mas existem algumas ferramentas de mapeamento comportamental que podem ajudar a todos, principalmente pensando nos profissionais de RH, como o Profiler da Sólides.

Material gratuito: kit completo sobre gestão comportamental

Preencha o formulário e receba o kit de gestão comportamental grátis no seu e-mail 📩

Quais são os testes de perfil mais utilizados?

Existem vários tipos de testes de perfil comportamental que você pode utilizar na sua empresa. Entre os mais famosos e reconhecidos, temos:

  • Teste DISC;
  • Profiler;
  • Teste de perfil STAR;
  • Teste Big Five;
  • Nível de Grit ou Grit Scale.

A seguir vamos falar um pouco sobre cada um.

1. Teste DISC

A metodologia DISC foi criada por William Marston, PhD em psicologia pela Universidade Harvard, em 1920. Por meio deste teste, é possível avaliar quatro aspectos comportamentais de uma pessoa, são eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

Metodologia DISC resumida

Já a ferramenta de avaliação DISC foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke. A intenção foi de estabelecer uma maneira de decifrar as competências socioemocionais dos seres humanos, a fim de prever a tendência comportamental em determinados cenários.

É por isso que essa metodologia é muito popular dentro das organizações. Ela ajuda a definir um pouco sobre cada profissional, ajudando a estabelecer os perfis profissionais dentro da empresa.

2. Profiler

O Profiler é uma ferramenta de gestão de pessoas baseada em 7 metodologias de mapeamento de perfil, além do DISC, que entrega resultados comprovados, proporcionando uma gestão comportamental muito mais eficiente para as empresas. 

A partir de algumas perguntas, com o Profiler é possível mapear 50 informações do perfil profissional do colaborador em até 7 minutos. A ferramentas leva em consideração características de quatro perfis comportamentais, que vamos falar mais para frente: 

  • Executor;
  • Comunicador;
  • Analista;
  • Planejador. 

O grande diferencial do Profiler é a análise de dados e estatísticas entregue pela ferramenta. 

Assim, além das informações sobre os perfis comportamentais, gestores e profissionais de RH têm em mãos uma base de dados e relatórios que fazem toda a diferença em uma tomada de decisão ou mesmo na elaboração de estratégias mais robustas para o negócio.

Metodologia DISC e perfil comportamental

3. Teste de perfil STAR

O teste de perfil comportamental STAR é muito utilizado em processos de recrutamento e seleção, pois permite conhecer melhor como a pessoa candidata já se comportou e agiu em situações no passado. O teste é aplicado a partir da apresentação de perguntas às quais as pessoas apresentam respostas. Exemplo:

  • Situação: a pessoa candidata precisa falar sobre uma situação em que desenvolveu um projeto em que se sentiu pressionada;
  • Tarefa: depois de apresentada a situação, a pessoa candidata precisa falar qual era sua tarefa na ocasião;
  • Ação: como agiu para cumprir sua tarefa;
  • Resultado: a pessoa candidata fala quais foram os resultados de suas ações dentro da situação e como ela terminou.

4. Teste Big Five

O Big Five é uma metodologia responsável por trazer informações sobre cinco fatores comportamentais diferentes. São eles:

  • Estabilidade: é uma forma de analisar se o profissional é mais resiliente, reativo ou receptivo;
  • Extroversão: é possível conhecer o nível de extroversão de uma pessoa;
  • Originalidade: analisa o quanto a pessoa é curiosa, exploradora e quais são seus graus de interesse;
  • Consolidação: é possível entender o grau de esforço para realização de tarefas, projetos, metas e objetivos;
  • Acomodação: aqui são retiradas informações sobre um perfil negociador, desafiador ou acomodado. 

5. Nível de Grit ou Grit Scale

O teste de Grit Scale é um teste de perfil comportamental baseado em uma metodologia responsável por trazer insumos sobre aspectos emocionais.

Portanto, o estudo é da psicóloga Angela Duckworth, que afirma que "não importa o domínio, os altamente bem-sucedidos têm uma espécie de determinação feroz. É essa combinação de paixão e perseverança que faz deles grandes realizadores. Em uma palavra, eles têm garra”.

Através do Grit é possível avaliar questões como:

Interesse ou Paixão: analisa o sentimento desencadeado quando se aprecia intrinsecamente a atividade.

Capacidade de praticar: aspecto que apura a disciplina diária de uma pessoa tentar fazer as coisas melhor.

Propósito: é uma evolução do interesse, é quando a pessoa sente que o trabalho realmente importa.

Esperança: nesse caso, significa um constante esforço em continuar, mesmo em situações complicadas ou quando há muitas dúvidas.

Diante dos testes que citamos aqui e muitos outros, podemos resumir os tipos de perfis comportamentais em quatro: comunicador, executor, analista e planejador. No tópico a seguir vamos falar um pouco sobre cada um deles.

6. Eneagrama

O Eneagrama é uma outra metodologia que propõe testes ligados ao perfil comportamental. Ele é composto por nove tipos de personalidade, representado por um símbolo geométrico de nove pontas. Cada tipo de personalidade tem suas próprias características, motivações e desafios, e são:

  • Perfeccionista;
  • Ajudante;
  • Realizador;
  • Individualista;
  • Observador;
  • Leal;
  • Entusiasta;
  • Protetor;
  • Pacificador: Busca paz e harmonia.

O que é perfil comportamental? 4 tipos

O perfil comportamental é um metodologia que mapeia e prevê as respostas e atitudes dos indivíduos com base em padrões de comportamento. Em outras palavras, é uma maneira de entender o porquê as pessoas agem de certa forma.

Assim, diversas teorias construíram tipos de perfil comportamental. Ou seja, características em comum nas pessoas. Assim, existem 4 tipos de perfil comportamental, segundo o Profiler, baseado na metodologia DISC e em outras 6 das teorias mais reconhecidas no mercado. Eles são:

A seguir, confira algumas características predominantes em cada um desses perfis.

Comunicador

Uma pessoa com perfil Comunicador  geralmente tem muito carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmada com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com facilidade. 

Veja mais algumas características:

  • Têm certa dificuldade em receber feedbacks negativos;
  • São excelentes para cargos de mentoria e ensino;
  • Ajudam a manter o time mais unido e motivado;
  • Gostam de estar próximos de seus gestores;
  • Organização e o foco são os pontos de maior dificuldade.

Executor

O perfil Executor é predominante em pessoas que possuem autoconfiança, porém esse tipo de profissional, em casos extremos, pode ser autoritário e ditatorial. 

Outras características marcantes do Executor são força e competitividade. São pessoas mais proativas e se dão muito bem em cargos de liderança. Motivados pelo desafio, estão sempre em busca de se tornarem melhores.

Todo esse dinamismo faz com que eles tenham certa dificuldade em lidar com pessoas mais lentas e centradas. A partir de um teste de perfil comportamental, também fica clara a tendência de como eles costumam agir da hora por falta de paciência, atropelando planos e análises de outras pessoas da equipe.

Planejador

Pessoas Planejadoras são estáveis e pacientes, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entram em pânico, mas têm uma pequena capacidade de improviso.

Os profissionais com esse perfil preferem ambientes controlados e uma rotina sem grandes surpresas. Tudo que interfira em seus planos os deixam menos produtivos e insatisfeitos. Por isso, eles não se dão muito bem em posições muito dinâmicas e com constantes mudanças.

Dessa forma, os planejadores são muito empáticos e buscam avaliar as situações de um ponto de vista mais amplo. Eles sempre analisam as questões em diferentes ângulos de forma a encontrar a solução que gere mais benefícios e menos impactos negativos para a equipe e o negócio.

Analista

O perfil Analista é detalhista e meticuloso, organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas. Confira outras características: 

  • Apreço pela excelência e, por isso, são muito rigorosas consigo mesmas;
  • Maior lentidão nas entregas o que demanda paciência e jogo de cintura dos gestores;
  • Gosto por estudar e aprender coisas novas, pois precisam entender o que estão fazendo antes de qualquer coisa;
  • Propensão de se recolherem em situações de conflito e estresse, preferindo buscar mais conhecimento sobre a questão antes de colocar qualquer opinião em discussão.

Aproveite!

Como saber qual é o meu perfil comportamental?

A maneira mais eficaz de descobrir o seu perfil comportamental é a partir de um teste ou ferramenta de mapeamento comportamental. Assim, quanto mais completo o teste, mais informações você terá sobre suas características. Ainda, após o resultado do teste, você pode fazer uma pesquisa aprofundada sobre o seu perfil comportamental, e contar com ferramentas como o PDI para entender como aprofundar e desenvolver seus pontos fortes e pontos de melhoria.

Isso porque, cada vez mais empresas e profissionais têm adotado o teste de perfil comportamental como uma ferramenta estratégica de autoconhecimento.

Aproveite para conferir nosso e-Book completo sobre como essa ferramenta de mapeamento comportamental pode revolucionar a sua atuação!

Banner sobre material que explica a solução em mapeamento comportamental e teste de perfil comportamental da Sólides

Diferenças entre teste de perfil comportamental e teste de personalidade

É comum ver pessoas atribuindo o mesmo sentido de "teste de perfil comportamental" a "teste de personalidade", mas são conceitos diferentes. Assim, apesar de os testes terem como objetivo avaliar as características psicológicas e comportamentais das pessoas, cada um tem seu propósito e características.

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta completa que pode auxiliar profissionais, líderes, analistas e gestores de RH e muito mais. Assim, ele é uma opção para avaliar e impulsionar o comportamento organizacional. Isso porque, seu foco são comportamentos observáveis e mensuráveis, como habilidades, estilo de comunicação, tomada de decisão e estilo de trabalho.

Já o teste de personalidade geralmente busca avaliar características mais amplas da personalidade, como traços, atitudes, valores e preferências. Por isso, ele tem um valor mais clínico, e a orientação é que seja aplicado por psicólogos.

💡 Saiba também:

Como aplicar o teste de perfil comportamental?

A aplicação de uma ferramenta de perfil comportamental pode se dar por meio de soluções completas, como o Profiler da Sólides. Com o Profiler, em 7 minutos você descobre qual seu perfil comportamental, quais seus pontos de destaque e de melhoria e tem acesso a mais de 50 informações sobre si mesmo!

Ainda, para a aplicação do teste de perfil comportamental é preciso ter uma equipe que saiba interpretá-los resultados, visualizar todas as variáveis possíveis e em que tipo de situação essas informações podem ajudar a fazer a diferença na empresa.

Como o teste de perfil comportamental ajuda no dia a dia do RH?

Agora que você entendeu os detalhes sobre o teste de perfil comportamental, entenda como ele pode fazer a diferença na atuação de um RH mais estratégico. Por exemplo, a partir do Profiler, ferramenta de mapeamento comportamental exclusiva da Sólides, o setor de RH tem facilidade nos processos de R&S, gestão de equipes, melhora no clima organização e outros. Isso porque, nosso software de RH e DP completo é o único integrado com inteligência comportamental.

Assim, confira algumas vantagens de incluir o teste de perfil comportamental nos seus processos:

Recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção de profissionais são muito importantes para o bom desempenho organizacional. Formar boas equipes e valorizar os talentos ajudam a manter a empresa competitiva e com alto nível de qualidade. Por isso, merecem bastante atenção e cuidado.

Portanto, a contratação dos profissionais certos para cada vaga é uma tarefa que, quando não é bem-feita, pode se transformar em um complicador para o futuro do negócio. Isso pode contribuir com o aumento de números ruins, como as taxas de absenteísmo e a rotatividade de pessoal, elevando os gastos com contratações e demissões.

Empresas que trabalham com o teste de perfil comportamental ganham confiança de que os processos de seleção e recrutamento estão atraindo os talentos certos e direcionando cada profissional para as vagas que são compatíveis com os seus perfis.

💡Saiba também: 5 dicas práticas para organizar e acompanhar o processo de recrutamento e seleção

Avaliação dos colaboradores

O teste de perfil comportamental também pode ser usado no processo de avaliação contínua dos colaboradores, com o objetivo de saber se eles estão mantendo ou não os mesmos comportamentos. Torna-se possível identificar, por exemplo, se o clima organizacional afeta o tipo de perfil que cada um tem.

Conhecer mais profundamente cada funcionário é fundamental para entender o contexto organizacional e identificar os prováveis problemas de produtividade no trabalho. Em muitos casos, é possível encontrar respostas para uma dificuldade que um colaborador esteja enfrentando e o gestor buscará soluções mais viáveis.

Material gratuito: 10 dicas para gerenciar o comportamento dos colaboradores

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Gestão de equipes

Além de reduzir custos e otimizar a produtividade das equipes, o teste de perfil comportamental identifica o grau de comprometimento entre os colaboradores e os estilos de liderança existentes entre eles. Esse conhecimento ajuda a potencializar as ações e as ferramentas de gestão de pessoas.

Assim, uma das ações em que o positivamente pelo teste de perfil comportamental impacta positivamente é a aplicação de treinamentos entre os colaboradores — eles possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que, de alguma maneira, podem ser úteis para a estratégia da organização.

Se o líder identifica as necessidades de cada membro da sua equipe, o RH consegue selecionar os melhores cursos para que a demanda seja atendida. Entretanto, cabe ao gestor apontar o que o time precisa e o teste de perfil comportamental é uma das ferramentas mais indicadas para essa identificação.

➡️ Descubra: O Segredo de Belmiro: Como o Atlético Mineiro colocou a pessoa certa no lugar certo

Coaching

O teste de perfil comportamental também funciona como apoio para o coaching entre os colaboradores, desenvolvendo suas capacidades e aprimorando habilidades. 

As informações adquiridas no teste permitem a criação de métodos para que hábitos e comportamentos sejam modificados. Isso possibilita que cada indivíduo alcance o desempenho desejado pela organização.

Cultura organizacional

O alinhamento de perfis que o teste comportamental ajuda a criar também colabora com o fortalecimento da cultura organizacional. Muitas empresas não conseguem definir suas identidades, dificultando a consolidação no mercado e criando uma consequente falta de engajamento entre os colaboradores.

Devemos lembrar que a cultura organizacional é a essência de qualquer empresa, portanto, precisa estar sempre fortalecida para que os profissionais que nela trabalham permaneçam engajados e que isso melhore a imagem dela no mercado. 

Desse modo, os talentos que estão de fora passam a ter interesse pela companhia por meio da identificação de perfis e valores.

Comunicação interna

Conhecer os colaboradores permite que todos se comuniquem melhor. O grupo de trabalho passa a ser mais coeso, o que facilita a comunicação interna. Dessa forma, com um teste de perfil comportamental, os processos passam a ser mais transparentes e menos confusos — contribuindo com o aumento da produtividade e o foco nos resultados.

Portanto, torna-se possível criar um tom de voz para a comunicação interna, saber quais são os meios mais ou menos eficientes e como as pessoas percebem determinadas mensagens. 

Do ponto de vista estratégico, esse é um ganho sem precedentes, pois transforma o ambiente sem que se comprometa uma boa fatia do orçamento.

Planejamento estratégico

Quando se tem um conhecimento aprofundado sobre os colaboradores, a equipe e os gestores de cada setor, fica mais fácil pensar no planejamento estratégico da companhia.

Assim, por meio do teste de perfil comportamental é possível saber o modo como o conjunto funciona, ajudando a organizar melhor os projetos, baseando-nos nesses comportamentos e nas capacidades de cada profissional.

Mapeamento de perfil comportamental com a Sólides!

Com o Profiler, você obtêm um relatório completo sobre o seu perfil comportamental! A nossa ferramenta estratégica de mapeamento comportamental ajuda você a entender como está o seu perfil no momento, como você interage com o meio e como ele influencia o seu dia a dia, qual o melhor estilo de liderança para você, qual a sua reação diante a diversos estimulos, quais as melhores formas de te motivar, quais habilidades comportamentais desenvolver, e mais.

Agora que você já entendeu o que é um teste de perfil comportamental e como ele pode ajudar na Gestão de Pessoas da sua empresa, que tal conhecer a ferramenta de mapeamento comportamental exclusiva da Sólides? Com o Profiler, você descobre qual seu perfil comportamental, quais seus pontos de destaque e de melhoria e tem acesso a mais de 50 informações sobre si mesmo!

Aproveite!

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima