Hoje, além das competências técnicas e comportamentais fundamentais para ocupar um cargo, as empresas buscam encontrar talentos que também tenham o fit cultural da organização. Logo, é preciso que o profissional esteja alinhado à cultura organizacional e aos valores do negócio. Nesse sentido, para mapear o comportamento ético do colaborador, uma das ferramentas que pode auxiliar o RH é o teste de integridade.
Afinal, cada vez mais os profissionais têm se preparado para dizer o que a empresa quer ouvir durante o processo seletivo. Ainda, com o crescimento de casos de fraude e corrupção nas organizações, o Recursos Humanos deve estar preparado estrategicamente ao fazer uma contratação.
Você, profissional de RH, certamente já escutou de um candidato que seu maior defeito é o “perfeccionismo”, correto? Mas como saber se ele está realmente sendo verdadeiro? É nesse momento que o teste de integridade pode ser seu aliado, ao mapear o DNA ético do candidato e identificar se as informações que constam em seu currículo vão de encontro à maneira que ele se comporta como indivíduo.
Se você ficou interessado em entender melhor o que é o teste de integridade e qual sua importância no momento do recrutamento e seleção, continue a leitura deste post e saiba mais sobre essa ferramenta de gestão de pessoas!
O que é teste de integridade?
Trata-se de um questionário, com base em estudos da psicologia, que busca identificar como é o comportamento moral de candidatos em um processo seletivo ou de colaboradores que já fazem parte do time.
Por meio da coleta e análise de dados, a empresa consegue prever como o profissional se comportará diante das mais diversas situações, por exemplo, em relação à conduta, caráter e resiliência.
Ainda, o resultado do teste vai além daquilo que o indivíduo declara em uma entrevista, avaliando também a linguagem corporal, analisando microexpressões, incoerências com informações descritas no currículo, dentre outros critérios.
Além disso, o teste de integridade auxilia o RH, gestores e líderes na elaboração de estratégias e ações para fortalecer a cultura da empresa, ao orientá-los a como se comportar em momentos em que podem ocorrer conflitos éticos no ambiente organizacional.
Como o teste de integridade funciona?
Existem várias metodologias de aplicação do teste de integridade. Assim, você deve escolher aquela que combina melhor com a cultura da empresa e com o cargo que o profissional ocupará. Conheça agora algumas formas de aplicação do teste.
Questionários
Aqui, as perguntas são realizadas por meio de questionários de múltipla escolha, em que o avaliado é convidado a qualificar determinadas situações e tomar decisões rápidas, com o objetivo de mostrar suas tendências comportamentais diante de dilemas éticos.
O segundo passo é a aplicação de perguntas abertas, quando o avaliado contará com mais detalhes sobre suas motivações, bagagem cultural e valores relacionados a situações abordadas nas questões, de uma forma que ele não sinta que esteja sendo questionado diretamente sobre a prática de atos antiéticos.
Por fim, as questões abertas são fundamentais para entender e mensurar se a visão do candidato bate com os demais membros da equipe, dando “match” com a cultura organizacional da empresa.
Gravações de vídeos
Todo gestor comportamental ou psicólogo sabe que o corpo fala. Logo, quando o teste de integridade é filmado, torna-se possível avaliar aspectos verbais e não verbais, como gestos e expressões corporais, para saber se o avaliado está realmente dizendo a verdade ou somente o que o recrutador quer escutar.
Potencial de Integridade Resiliente (PIR)
O Potencial de Integridade Resiliente (PIR) é uma metodologia de teste de integridade que mapeia padrões e tendências que proporcionam riscos de conflitos éticos com a cultura da empresa, como fraude, suborno e assédio.
A avaliação é feita por meio de simulações de algumas situações que trazem conflitos éticos, nas quais o candidato escolhe, dentre algumas opções, o que faria diante delas. Por meio das respostas, é possível entender o nível de resiliência do avaliado.
Qual a importância e os benefícios de aplicar o teste de integridade na empresa?
Em um mundo cada vez mais conectado, onde as pessoas pesquisam na internet sobre as empresas em que trabalharão, torna-se importante analisar a ética dos colaboradores. Conheça agora, alguns benefícios do teste de integridade e sua importância de aplicação nas organizações.
Atrai e retém talentos
Como citamos, o novo profissional do mercado escolhe a empresa onde quer trabalhar. Mas esses talentos buscam não só boas remunerações, e sim fazer parte de uma organização que ofereça perspectiva de crescimento pessoal e profissional.
Assim, danos à marca empregadora, causados por problemas éticos, diminuem a competitividade pelos melhores talentos do mercado e também fazem com que aqueles que já são parte do time queiram deixar a empresa.
Melhora o clima organizacional
Fazer parte de uma empresa que passa por situações de fraude, assédio, dentre outros conflitos éticos, é extremamente prejudicial para a saúde mental do colaborador e ao clima organizacional.
Ao contrário, quando o colaborador se sente alinhado com a política de valores da organização, ele trabalha mais motivado e engajado por compartilhar dos mesmos objetivos, além de confiar na integridade da empresa. Dessa forma, acaba divulgando a marca para outros colegas de profissão, familiares e amigos.
Evita processos e punições judiciais
De modo geral, vemos que cresce a quantidade de processos contra empresas por motivos éticos.
Logo, torna-se fundamental que as empresas invistam em treinamentos que reforcem os valores éticos que a organização busca dos seus colaboradores e também adotem um programa de compliance.
Isso porque, além de trazer danos, às vezes, irreversíveis para a imagem da empresa, também existe custo financeiro para a empresa quando ela enfrenta processos na justiça.
Melhora os resultados financeiros
Uma empresa que conta com colaboradores íntegros e alinhados com a cultura da empresa, colabora para resultados financeiros incríveis.
Isso porque, a integridade no trabalho reflete no aumento de receitas, fazendo o capital humano trabalhar mais motivado e engajado, além de reduzir custos com rescisões de contratos e processos judiciais.
Conclusão
Entendeu como é importante aplicar o teste de integridade já no processo seletivo? Afinal, problemas éticos podem acabar com a reputação da empresa, às vezes, de forma irreversível.
Logo, é importante entender se o candidato escolhido para fazer parte compartilha dos mesmos princípios e valores morais. Ainda, o teste de integridade é uma estratégia de gestão de pessoas para manter a saúde organizacional, cultural, financeira e da imagem empregadora no mercado. Então, não deixe de aplicá-lo!
Aproveite também o momento para baixar nosso e-book, no qual você entenderá porque a maioria das empresas contrata pelo currículo e demite pelo comportamento!