O que é teste de atenção concentrada, o que ele avalia e como aplicar na prática

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

O teste de atenção concentrada ou teste AC é uma ferramenta muito usada em processos seletivos. Trata-se de uma avaliação que ajuda a identificar, com maior precisão, se as pessoas candidatas apresentam nível de capacidade de atenção e concentração adequados para a vaga.

Neste artigo, explicaremos o que é o teste de atenção concentrada, para que serve e como deve ser aplicado. Além disso, vamos falar como analisar os resultados e quais as vantagens e desvantagens desse modelo. Confira!

O que é o teste de atenção concentrada? 

Trata-se de um teste psicológico que visa avaliar a capacidade de concentração e atenção de uma pessoa diante de um cenário de pressão. Neste teste, o cérebro do participante é estimulado a direcionar todo seu foco para uma atividade específica, ignorando estímulos externos.

Hoje em dia, o teste de atenção concentrada é um dos testes de RH mais utilizados por ser simples de aplicar e ter resultados muito eficientes.

Mas é importante destacar que o teste psicológico AC só pode ser aplicado por psicólogos, visto que é necessário realizar um tipo de análise que apenas profissionais habilitados podem fazer. 

Para que serve o teste de atenção concentrada?

Como vimos, o teste de atenção concentrada serve para avaliar o nível de atenção de uma pessoa para atividades que demandem maior concentração e precisão nos resultados. 

Com essa ferramenta, o psicólogo responsável pela aplicação do teste AC pode observar diversas características dos candidatos. Veja algumas!

Capacidade cognitiva

O teste de atenção concentrada consegue evidenciar a capacidade cognitiva de um indivíduo frente a uma situação que demanda alta precisão e uso eficiente do tempo

Um analista contábil, por exemplo, precisa ser capaz de entregar números corretos, mesmo que haja um aumento da demanda no mês.

Raciocínio lógico

Analisando diferentes fatores, como tempo para a finalização do teste, nível de precisão do resultado e linguagem corporal durante a realização, é possível compreender o nível de raciocínio lógico de cada candidato. 

Cabe ressaltar que, assim como acontece com o teste de personalidade, apenas um profissional de psicologia devidamente habilitado é capaz de fazer esse tipo de análise.

Comportamento sob pressão

Apesar de não ser um teste complexo, a pessoa sabe que deve realizá-lo no menor tempo possível e isso gera um certo nível de pressão. 

Assim, o responsável pela aplicação do teste pode observar os sinais corporais que o candidato apresenta durante a realização e avaliar o quanto a pressão o afeta positiva ou negativamente.

Nível de atenção

O teste AC consegue mostrar o quanto cada participante do processo mantém o foco e a atenção para a tarefa que lhe foi proposta

Aqui, é importante que sejam avaliados diferentes fatores em conjunto, ainda que interferências não planejadas, como um barulho externo, sejam observadas e consideradas na análise final.

Como é feito o teste de atenção concentrada? 

A aplicação do teste consiste na entrega de uma folha com uma série de figuras geométricas similares, com um padrão que se repete em meio a figuras aleatórias

Os candidatos devem encontrar as repetições desse padrão e indicar a quantidade de vezes que elas aparecem. 

Dicas para aplicação eficiente do teste AC

Apesar de ser bastante simples, alguns passos podem ajudar a tornar a aplicação do teste de atenção concentrada mais eficiente. Confira:

  • Planeje a aplicação do teste minimizando a ocorrência de interferências durante o processo;
  • Escolha um local adequado, tanto para o tipo de atividade quanto para a quantidade de participantes;
  • Defina se será uma aplicação individual ou em grupo;
  • Explique o teste de forma clara e objetiva aos participantes e verifique se todos compreenderam a tarefa antes de iniciá-la;
  • Combine o teste de atenção concentrada com outros testes e ferramentas para obter resultados mais completos e conclusivos.

Como ver o resultado do teste de atenção concentrada? 

Assim como os demais tipos de testes psicológicos, o teste AC demanda uma etapa de análise específica para a obtenção dos resultados. Em resumo, é preciso verificar os pontos descritos a seguir.

Exatidão nos resultados

O nível de precisão no resultado do teste, indica características do candidato, como detalhismo, foco, atenção e zelo.

Quanto maior a acuracidade, maiores são as chances do profissional ser detalhista e realizar entregas com alto nível de qualidade.

Tempo para realização do teste

O tempo gasto está diretamente relacionado à agilidade e capacidade de concentração da pessoa

Cabe observar que a agilidade sem acuracidade pode indicar falta de zelo com a qualidade das entregas, ao passo que uma relação contrária pode indicar baixa capacidade de resposta sob pressão.

Comportamento durante o teste

Por fim, o comportamento observado durante a realização do teste é o fator que ajuda a compreender melhor a relação entre velocidade e acuracidade dos resultados. 

Nesse sentido, se um candidato entrega um teste com percentual de acertos alto e tempo de realização baixo, poderia ser considerado uma pessoa que consegue realizar boas entregas mesmo sob pressão

Contudo, se ele se mostrou muito inquieto e tenso durante o teste, isso pode indicar que esse tipo de pressão está próxima de seu limite.

Sendo assim, ele não seria adequado para um cargo que precise lidar com uma pressão mais constante.

Quais as vantagens e desvantagens do teste de atenção concentrada?

Como todo tipo de ferramenta utilizada pelo RH, existem vantagens e desvantagens a serem ponderadas. Confira as vantagens:

  • Oportunidade de avaliar questões comportamentais durante o processo seletivo;
  • Observação direta da forma como cada candidato lida com a pressão;
  • Melhoria na identificação de compatibilidades entre a vaga e os candidatos;
  • Pode ser aplicado para diferentes tipos de cargos em um mesmo grupo;
  • Maior precisão na escolha do candidato mais apto.

Dentre as desvantagens, podemos destacar:

  • Não é possível obter informações conclusivas apenas com a aplicação do teste, sendo necessário avaliar outras questões em conjunto;
  • O estado emocional do candidato no momento do teste pode afetar a qualidade do resultado.

Portanto, o teste de atenção concentrada é uma ferramenta muito útil para os profissionais de RH que têm o desafio de encontrar os talentos certos para vagas de exigências mais específicas.

Agora que tal conhecer outros tipos de avaliações que podem complementar seu processo seletivo? Baixe agora mesmo o e-book com os melhores testes para utilizar no processo seletivo.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima