7 argumentos para convencer sua liderança a ter um software de gestão de RH

Tempo de leitura: 7 minutos

Afinal, como convencer a liderança de uma Pequena ou Média Empresa a ter um software de gestão de RH?

Nesses casos, apresentar argumentos sólidos e mostrar benefícios reais é o caminho.

Por isso, neste conteúdo, listamos 7 argumentos para comprovar que vale a pena contratar um software de gestão de RH e alcançar resultados incríveis. Confira!

Aproveite e baixe o e-book gratuito com um Guia completo para processos mais eficientes no RH e no DP.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é um software de RH?

Softwares são programas desenvolvidos para otimizar processos, criar integrações e organizar informações, trazendo mais praticidade e eficiência para o dia a dia das pessoas e das organizações.

Isso significa que o software de RH tem a potencialidade de otimizar e automatizar tudo o que envolve a rotina de gestão de pessoas em uma empresa.

Com a ajuda dessas ferramentas tecnológicas, o setor admite colaboradores, realiza pesquisas, levanta dados estratégicos, entre outras ações importantes para a área. 

São aplicações seguras que atendem demandas, otimizam tempo e ajudam o profissional de RH a desenvolver as rotinas do setor.

Desse modo, a gestão pode se dedicar a funções mais estratégicas, focadas no desenvolvimento das pessoas e do negócio. 

Qual a importância de utilizar um software de RH?

Nos últimos anos, o RH passou por uma transformação digital importante. E essas ferramentas chegaram ao setor para melhorar o desempenho dos processos, tornando-os mais simples e eficientes.

Como resultado, a tomada de decisão passou a se basear em indicadores e dados sólidos, ajudando a diminuir erros na tomada de decisão e o desperdício de recursos.

Em síntese, um software de RH qualifica o setor, tornando-o ainda mais estratégico e vital para a organização

7 razões para ter um software de gestão de RH

Mesmo diante de benefícios comprovados, nem sempre é fácil convencer os gestores que investir em tecnologia traz resultados. 

Por isso, no momento dessa conversa, vale apresentar razões para desmistificar qualquer crença contrária. Confira 7 argumentos para convencer seu chefe hoje mesmo!

1. Otimização e agilidade aos processos

Softwares específicos substituem as tradicionais planilhas. Os programas para RH têm ferramentas para controlar férias, benefícios, cadastros, registros de colaboradores, entre outras funções. 

Além disso, as informações ficam armazenadas no mesmo local, oferecendo respostas rápidas, filtros e análises de forma bem simples, através de poucos cliques.

Sem contar na possibilidade de gerar relatórios e manter históricos sempre atualizados

banner verde para fazer download de ebook com guia sobre como transformar a gestão de pessoas com o RH 4.0 usando software de rh com desenho de pessoas conversando

2. Segurança de dados

O RH dispõe de dados pessoais confidenciais de extrema relevância. Sendo assim, o setor deve manipular informações com responsabilidade

Nesse sentido, contar com uma única ferramenta para o armazenamento e o tratamento de informações é muito mais seguro do que utilizar várias ferramentas e compartilhar dados entre elas.

Ou seja, com todas as informações e ferramentas reunidas em um só lugar, garantimos a proteção e a segurança aos dados dos colaboradores e da organização.

3. Fonte de dados, indicadores e relatórios estratégicos

Um software de RH eficiente permite monitorar indicadores importantes, como índices de rotatividade, custos rescisórios, absenteísmo, avaliação de desempenho, entre outros. 

Esses dados geram relatórios capazes de nortear decisões e estratégias. Desse modo, as lideranças conseguem gerenciar o quadro de colaboradores, estabelecendo salários ou benefícios diferenciados baseados na gestão de competências. 

4. Aumento da produtividade de colaboradores

Mapear perfis comportamentais dos colaboradores também contribui para elevar a produtividade. Por isso, saber como antecipar as reações da sua equipe te ajuda a planejar e organizar o trabalho, de modo a cumprir com as metas estabelecidas.

Essa tecnologia permite reconhecer de forma mais profunda as habilidades e as competências dos colaboradores.

Isso contribui para a transformação da área de gestão de pessoas e para a transformação da própria empresa, que passa a atingir níveis ainda mais expressivos de performance.

5. O fim dos erros de cálculo

Quem lida com pessoas no dia a dia da empresa precisa trabalhar com números. Isso porque os impostos, pagamentos, benefícios, reembolsos, horas extras e férias necessitam de cálculos.

E o mais importante: não pode haver erros. A tecnologia possibilita fazer cálculos com rapidez e qualidade

6. Redução de custos

Explicar ao chefe que contratar apenas um sistema de gestão custa menos do que trabalhar com vários softwares é essencial.

Ao invés de usar diferentes ferramentas para cada procedimento, um sistema completo, que centraliza informações e otimiza atividades morosas, traz vantagens e é mais barato

Além disso, decisões baseadas em dados são mais acertadas e eficazes para conduzir o negócio no rumo certo.

7. Competitividade

Usar a tecnologia a favor da organização traz vantagens competitivas diante do mercado, seja pela qualidade dos produtos e serviços ou pela facilidade em gerenciar processos. 

Ademais, as organizações fortalecem o employer experience e se tornam atraentes para novos talentos.  

Como escolher um software de gestão de Recursos Humanos?

Com todos esses argumentos, vale levar à liderança o que devemos considerar antes de escolher um software de gestão:

  • o programa deve ser fácil de usar. Quanto mais intuitivo, melhor a aceitação dos colaboradores e mais explorada a ferramenta será;
  • deve executar tarefas com eficiência e agilidade;
  • prefira uma tecnologia que execute todos os processos. A centralização e a unificação de informações é essencial à eficiência e segurança de dados;
  • escolha plataformas que ofereçam treinamentos e suporte;
  • busque sistemas adaptáveis às necessidades atuais e futuras da organização;
  • procure pelo melhor custo-benefício e por vantagens a longo prazo;
  • escolha fornecedores com credibilidade, que ofereçam qualidade nos sistemas.

A Sólides desenvolveu a mais completa plataforma de RH do Brasil. Ela oferece tudo que o RH precisa, em um só lugar. 

O software contempla todos os pilares do setor, passando pela atração de talentos, gestão administrativa, desenvolvimento, engajamento até a retenção de colaboradores.

Além disso, com o People Analytics, é possível minimizar erros e proporcionar melhorias nos processos através da inteligência artificial.

Em síntese, a Sólides é parceira das empresas brasileiras, e tem por objetivo torná-las mais ágeis, estratégicas e eficientes. Qualidades que impactam positivamente a organização, inclusive com a redução de custos. 

Conclusão 

Como vimos, a tecnologia é uma grande aliada da gestão de pessoas da atualidade.

Assim, com os argumentos apresentados, procure explicar ao seu gestor que ter um software de gestão de Recursos Humanos, de fato, vale a pena.

Os benefícios são concretos e poderão ser vistos em pouco tempo, comprovando que o investimento representa um retorno garantido.

É para simplificar: menos tempo com atividades burocráticas e morosas, e mais tempo para se dedicar ao capital humano e às estratégias de crescimento do negócio.

Agora que você conhece os argumentos chave para levar a proposta ao seu líder, que tal já apresentar a ele uma demonstração gratuita da mais completa plataforma de RH do mercado?

Acesse e prepare-se para revolucionar a gestão de pessoas na sua empresa. 

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments