Conheça a Teoria DISC e transforme sua forma de recrutar colaboradores

Tempo de leitura: 3 minutos

Conhecer as competências socioemocionais dos colaboradores pode ser um diferencial no desempenho de uma empresa. Segundo a Page Personnel, 9 em cada 10 colaboradores são demitidos por conta do comportamento. A teoria DISC foi desenvolvida para conseguir ajudar a diminuir essa rotatividade.

A teoria DISC indica quatro padrões comportamentais que podem ser correlacionados com os seres humanos. Por meio de uma avaliação, é possível descobrir quais são os perfis predominantes na pessoa, descobrindo suas competências emocionais e relacionais.

O DISC foi elaborado e discutido por muitos especialistas ao longo dos anos, adaptando-se às realidades e necessidades. Continua a leitura para conhecer como a Teoria DISC ajuda no trabalho do RH!

O que é a Avaliação DISC?

Elaborada em 1928 pelo psicólogo americano Dr. William Moulton Marston e consolidada como uma importante ferramenta para profissionais de RH, a avaliação DISC estabeleceu quatro tipos básicos de padrões comportamentais — que se manifestam em maior ou menor grau em cada pessoa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Após a aplicação de um questionário, é possível identificar o perfil profissional do avaliado conforme a predominância de um dos seguintes fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

De acordo com a teoria DISC, ao conhecer melhor suas características comportamentais, o profissional encontrará satisfação e obterá sucesso com maior facilidade se exercer atividades que se adequem ao seu perfil.

Por que investir em identificação comportamental?

Não são raros os colaboradores desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Em muitos casos, o motivo de tal frustração se deve ao fato de que nem sempre essas pessoas têm a oportunidade de aplicar suas habilidades e talentos nas atividades que desempenham.

Um dos grandes desafios das instituições é a estruturação correta das equipes, de modo a extrair o rendimento máximo de cada colaborador. Cabe ao profissional de RH buscar a eficácia nos processos seletivos para evitar que o ambiente de trabalho gere desmotivação.

Nesse sentido, o perfil comportamental se torna uma poderosa aliada na busca por profissionais com perfis complementares entre si e adequados às suas funções, permitindo, dessa forma, que a estruturação da equipe seja mais harmônica, com alto grau de eficiência e otimização de resultados.

O que é o Profiler?

Por acreditar nos benefícios da aplicação da avaliação DISC e buscando aprimorar seus resultados enquanto ferramenta de Gestão de Recursos Humanos, foi desenvolvido o Profiler, um moderno sistema para identificação de perfil comportamental.

Ele tem ampla abrangência e pode ser utilizado na contratação de novos colaboradores, na construção e reestruturação de equipes, na gestão motivacional ou, ainda, no desenvolvimento de pessoas.

Com o objetivo de propor uma abordagem mais elaborada e assertiva, nessa nova metodologia os conceitos de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade foram substituídos pelos seguintes fatores:

Executor

É uma pessoa otimista, corajosa, objetiva e enérgica. Tem habilidades de liderança e é muito produtivo, mas pode se irritar com facilidade e não ser muito sensível com os demais.

Comunicador

Sociável, otimista, comunicativo e líder. Quem apresenta essas características tem a capacidade de entusiasmar as outras pessoas e se adaptam com facilidade. Por outro lado, podem ser desorganizados e com pouca autodisciplina.

Planejador

São profissionais conservadores, práticos, eficientes e caprichosos. Planejam bem o trabalho antes de executá-lo, mas podem ser indecisos e com pouca tendência à liderança.

Analista

É organizado, preciso, sério e detalhista. Possui inteligência verbal e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes, porém, tende a ser pessimista e desanimado.

A teoria DISC está correlacionada ao desempenho e progressão profissional. Conhecê-la ajuda a empresa alcançar resultados maiores por meio de uma equipe de alta performance.

Aproveite a sua visita e aprenda mais sobre a metodologia DISC, conhecendo seus benefícios e modos de aplicação.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of