10 tendências de RH em 2024 para sua empresa acompanhar e se preparar

Confira as principais tendências de RH para o ano de 2024 e se prepare para manter o setor como uma área estratégica para a sua empresa
tendências de RH 2024
Baixe grátis!

Aqui você encontra:

Como você está se planejando para o próximo período? As tendências de RH em 2024 prometem acompanhar as grandes mudanças no mundo do trabalho, como o avanço do trabalho remoto e híbrido, o surgimento de novas tecnologias, e muito mais. Nesse cenário, é preciso se reinventar e atualizar diversos processos e atividades da área. E muitas dessas mudanças estão vindo para ficar. 

Mas, quais transformações recentes continuarão presentes nos próximos anos? E o que ainda pode surgir? Neste post, listamos as principais tendências de RH em 2024, para que sua empresa esteja preparada para lidar com o futuro e seguir na jornada de crescimento.

10 tendências de RH para 2024

Quando pensamos em tendências para o futuro, é comum associar a questão à novidades tecnológicas. Incorporar ferramentas com inteligência artificial, por exemplo, é com certeza uma das maiores inovações em RH dos últimos anos. 

Mas essa não é a única tendência de RH que vem para ficar. Esse é um departamento muito vivo, que passa por transformações a todo momento e precisa se adaptar às mudanças culturais e comportamentais para garantir que a empresa continue sendo atrativa aos colaboradores. 

Além das inovações tecnológicas, que já são uma realidade, existem outras tendências bastante interessantes para ajudar o setor e expandir o olhar dos profissionais da área. Confira as principais tendências de RH para 2024 a seguir. 

1. Softwares completos e unificados

Como citamos, a tecnologia é, provavelmente, a inovação mais importante dos últimos anos. As ferramentas de RH vieram com tudo para otimizar o dia a dia do setor e tornar as decisões mais embasadas e estratégicas. 

Contudo, existe uma infinidade de soluções que podem ser aplicadas dentro da Gestão de Pessoas. Dessa forma, a tendência é buscar por plataformas completas, que reúnam tudo em um só lugar, como é o caso da Sólides

Esse tipo de ferramenta consegue cruzar dados com muito mais eficiência, além de ajudar estrategicamente na Gestão de Pessoas. Assim, o RH não perde tempo com burocracias e tem uma visão estratégica, tornando os processos mais ágeis e simplificados. 

Software de RH: como escolher o ideal para sua empresa?

2. People Analytics

Pensando em outra grande tendência de RH em 2024, é importante você saber que a análise de dados é outro processo que vem para ficar nas organizações. Sobre esta inovação, o People Analytics já é uma ferramenta bastante utilizada e promete ser ainda mais eficiente no próximo ano. 

Com sistemas cada dia mais completos, o RH consegue coletar, processar, analisar e integrar um grande volume de dados para entender melhor os colaboradores, estabelecer padrões de comportamento e planejar ações mais direcionadas. 

Quem ainda não está antenado nesse tipo de ferramenta, pode estar ficando para trás no mercado e perdendo grandes oportunidades para uma Gestão de Pessoas otimizada e estratégica. 

Isso porque, como descobriu um relatório conduzido pela Deloitte, com mais de 10 mil entrevistados, o People Analytics é visto, no mundo todo, como importante para 71%.

People Analytics: Tudo o que você precisa saber

3. Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no ambiente de trabalho

Na realidade de grande parte das organizações, a diversidade, a equidade e a inclusão ainda são conceitos em fase de descoberta. Mas o futuro promete uma ascensão desses temas, principalmente ligados à nova geração que está se inserindo no mercado de trabalho.

Isso porque, essa tendência de RH ajuda a tornar os processos seletivos e o ambiente de trabalho mais inclusivos, o que contribui para o engajamento, derrubando estereótipos e preconceitos e focando em oportunidades igualitárias.

É válido lembrar que o mercado está atento e vai priorizar empresas que tenham esses pilares na base de sua cultura organizacional. Ainda, esse movimento também auxilia o setor de RH a alcançar maiores resultados.

Sendo assim, as organizações com foco em DEI, serão aquelas que vão se destacar ainda mais no próximo ano. 

4. Promoção do bem-estar integral

Outra das tendências de RH em 2024 são as discussões a respeito da saúde integral e do bem-estar dos colaboradores. A pauta tem ganhado cada vez mais espaço, à medida que as organizações reconhecem a importância de cuidar dos profissionais para alcançar os objetivos traçados. 

Embora esse já seja um assunto em alta há algum tempo, agora é hora de começar a pensar em ações que priorizem o bem-estar para tirar a pauta do papel. No próximo ano, podemos esperar um aumento na oferta de benefícios voltados para o bem-estar e medidas efetivas no cotidiano organizacional. 

Entre as ações possíveis neste aspecto estão a implementação de campanhas voltadas para a saúde física e mental, oferecimento de benefícios flexíveis, parcerias com academias e centros terapêuticos, auxílio para a compra de medicamentos, programas de nutrição, entre outros.  

Baixe grátis!

5. Adaptabilidade às novas gerações

Cada geração conta com suas particularidades e com uma mentalidade diferente. Entender como cada uma delas age e pensa é fundamental para que o RH consiga se adaptar a diferentes perfis de profissionais. 

A cada ano que passa, mais profissionais da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) estão entrando no mercado de trabalho

Essa é uma geração de pessoas altamente conectadas, inovadoras, empreendedoras e que buscam empresas com propósitos alinhados aos seus. Dessa forma, é importante que o RH priorize ações adaptadas a essa nova mentalidade e repense suas estratégias de recrutamento, comunicação e desenvolvimento. 

Programas voltados para um desenvolvimento contínuo são interessantes para atrair essa nova geração, assim como a flexibilidade no trabalho e a valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Plano de Desenvolvimento Individual: o que é PDI e como fazer

6. Trabalho híbrido e flexibilidade

A pandemia trouxe uma nova realidade aos profissionais, e essa é outra das tendências de RH em 2024 que deve permanecer. Isso porque, o isolamento acabou acelerando a aceitação do trabalho remoto e muitos colaboradores perceberam os benefícios desse tipo de rotina. 

Por isso, essa é uma das tendências de RH que está muito forte. Os profissionais estão deixando claro que priorizam oportunidades de trabalho flexíveis. Por isso, investir no híbrido e no home office, além de uma cultura organizacional forte, não é apenas uma tendência, mas uma medida essencial para reduzir as taxas de turnover nas organizações, melhorando o engajamento e a retenção

Baixe grátis!

7. Priorização do employer branding

Outra tendência de RH em 2024, o Employer Branding, ou marca empregadora, vai ser um movimento ainda maior e envolverá não só ações voltadas para a atração de talentos, mas também para o cultivo da relação empresa-colaborador.

Dessa forma, o fortalecimento da marca empregadora deixa de ser apenas uma estratégia de marketing, para incorporar de vez a cultura organizacional. Essa mudança de paradigma vem como uma adaptação às novas gerações, que buscam organizações que compartilhem de seus valores e visões de mundo. 

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn apurou que cerca de 75% das pessoas pesquisam detalhes e características das empresas antes de se candidatarem para uma vaga.

A dica aqui é buscar a transparência e a autenticidade na comunicação, tanto com os colaboradores quanto com candidatos. Quanto mais a empresa mostra sua cultura e expressa seu posicionamento no mercado, mais atrativa ela vai se tornar para colaboradores e grandes talentos. 

8. Foco na experiência do candidato

O foco na experiência não deve ser limitado aos colaboradores já contratados. O futuro do RH também tende a priorizar a forma como os candidatos são tratados em todo o processo de recrutamento e seleção

Com o poder das redes sociais no dia a dia das pessoas, priorizar boas experiências é essencial para manter uma boa reputação no mercado e garantir o fortalecimento da marca. 

As ferramentas tecnológicas podem ser grandes aliadas nessa tarefa. Até porque, quanto mais simples, estratégico e justo for um processo de seleção, mais positiva será a experiência do candidato.

Com uma ferramenta dessa, já é possível, por exemplo:

  • Realizar entrevistas e testes remotos, mantendo a qualidade do processo;
  • Alinhar análises técnicas ao perfil comportamental;
  • Gerir todo o processo seletivo de forma digital;
  • Contar com a análise de dados sobre os candidatos, para uma decisão assertiva, e muito mais!

Além disso, com a ferramenta certa, também é possível garantir a humanização nos processos. 

9. Treinamento em liderança estratégica

Mais uma das tendências de RH para 2024 é um maior investimento no desenvolvimento de líderes. Já se sabe a importância dos líderes para impulsionar o time e garantir melhores resultados, por isso, é hora de subir a régua desses profissionais.

A ideia é ir além da capacitação básica e implementar treinamentos e ações voltadas para o crescimento de uma visão estratégica

E mais: uma das tendências neste aspecto é a gestão comportamental. A partir dela, é possível unir a análise técnica sobre um candidato a uma avaliação sobre seu perfil comportamental. Dessa forma, a liderança consegue ter uma visão aprofundada sobre como potencializar os resultados e engajar seus talentos. 

@solidestecnologia

As tendências de RH em 2024 prometem acompanhar as grandes mudanças no mundo do trabalho, como o avanço do trabalho remoto e híbrido, o surgimento de novas tecnologias, e muito mais. ➡️ Quer entender ainda mais sobre essa nova era do RH estratégico? Fique nesse vídeo até o final. #RH #gestãodepessoas #tendência

♬ som original - Sólides Tecnologia

10. RH focado nos objetivos do negócio

Por fim, outra tendência de RH em 2024 é direcionar a estratégia de Gestão de Pessoas para os objetivos do negócio. Para isso, é importante que o profissional de RH tenha um conhecimento profundo sobre a empresa e entenda seus planos de negócios, objetivos financeiros e estratégias comerciais. 

Uma alternativa promissora neste cenário é o auxílio de um Business Partner (BP).

Este profissional é qualificado para apoiar os gestores na administração de pessoas e auxiliar na tomada de decisões envolvendo os colaboradores. A tendência para 2024 é uma maior visibilidade para esse cargo, resultando em maior crescimento para o negócio. 

Infográfico prático de todas as tendências de RH em 2024!

Quer ter um infográfico prático para se lembrar das tendências? É só salvar a imagem abaixo! Ah, e não esqueça de compartilhar com quem precisa ficar por dentro!

Tendências de RH - lista com as 10 principais de 2024!

RH 5.0: o que é e como impacta as tendências de RH para 2024?

Depois do RH 4.0, o setor chega a sua era 5.0 e vai vivenciar diversas transformações na forma de gerir pessoas. O conceito por trás dessa nova era é o aproveitamento das inovações científicas e tecnológicas em prol do bem-estar humano. 

Deu para perceber que esse modelo tem tudo a ver com as tendências que citamos a pouco, não é? E, claro, devemos ressaltar que a tecnologia não está aí para substituir o RH, mas como uma aliada para deixá-lo mais estratégico, menos burocrático e otimizar o tempo para se dedicar ao crescimento de resultados.

Portanto, o foco agora é voltar o olhar para os indivíduos que compõem o seu time e pensar em estratégias e ações que garantam bem-estar, engajamento e desenvolvimento. 

Quer entender ainda mais sobre essa nova era do RH estratégico? Nós preparamos um material gratuito e super prático para você ficar por dentro do RH 5.0. Baixe agora mesmo. 

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima