3 tendências na gestão de pessoas

Tempo de leitura: 3 minutos

A cada ano que passa as organizações sofrem mudanças nos trabalhos realizados pelos mais variados departamentos. Como já é esperado, a gestão de pessoas também passa por essas mudanças e por isso é importante ficar de olho nas tendências que chegam por aí.

O princípio básico da gestão de pessoas desde que o termo surgiu dentro das empresas sempre foi o mesmo, a valorização do capital humano. Esse princípio ganhou força e mudou a dinâmica interna de diversas organizações, das mais modernas às mais tradicionais.

No entanto, mesmo tendo colocado a valorização de pessoas como prioridade, algumas empresas não conseguiram empregar uma gestão de pessoas eficiente pela falta do acompanhamento das tendências do mercado.

O capital humano de uma empresa está sempre mudando e, para que a sua gestão tenha sucesso, é necessário se atualizar e se adaptar. Por essa razão, selecionamos aqui algumas das tendências da gestão de pessoas que podem te auxiliar como gestor.

Bom fit cultural

De acordo com a revista americana Entrepeneur, o fit cultural tem se mostrado cada vez mais importante em uma gestão de pessoas eficiente.

Isso significa que se um colaborador é muito competente mas não combina com a cultura da empresa ou a cultura que a organização está tentando construir, ele pode acabar prejudicando toda a moral do time. Por isso o gestor de pessoas precisa estar atento ao fit cultural dos profissionais e também dos times internos.

Mobilidade no trabalho

A mudança na dinâmica dos ambientes de trabalho em geral, seja de forma mais evidente ou mais sutil, exige uma reavaliação de como esse ambiente deve ser. A possibilidade de trabalhar remotamente e não necessariamente dentro de um escritório, atraiu a atenção dos profissionais e ainda fez com que alguns aumentassem cada vez mais a sua produtividade.

Muitas vezes não é possível oferecer toda a flexibilidade que determinadas empresas oferecem e, além disso, não são todas as pessoas que são capazes de manter a produtividade fazendo home office. No entanto, procurar adaptar o seu negócio a esse tipo de trabalho é uma estratégia de gestão de pessoas muito interessante.

Outra coisa que também pode dar certo é a contratação de profissionais freelancer para a realização de um determinado trabalho específico. Muitas vezes o seu negócio tem uma demanda por um tempo limitado e existem profissionais freelancer muito bem qualificados para realizar esse tipo de tarefa.

Job Rotation

Empregar práticas como job rotation dentro de um negócio é, certamente, a melhor maneira de fazer com que seus colaboradores conheçam profundamente os processos da empresa. Essa tendência é extremamente moderna e possibilita que os profissionais participem de diversos setores de uma organização e aprendam com cada um.

Vamos dar um exemplo para você entender melhor como isso funciona.

Os profissionais de marketing de uma empresa precisam conhecer bastante o tipo de público que ela atrai para fazer com que as suas estratégias sejam ainda mais eficazes. Por isso, esses colaboradores do setor de marketing podem, vez ou outra, passar um tempinho com o setor de vendas para conhecer um pouco mais de perto o comportamento dos clientes já ativos da empresa.

Obviamente, essa prática não se limita apenas a esses dois setores e pode ser empregada de diversas maneiras, variando de acordo com a estrutura de cada negócio.

Existem milhares de outras tendências da gestão de pessoas que estão surgindo por aí. O papel de um bom gestor é se manter atualizado e ver o que mais dá certo com o seu contexto e com os seus colaboradores.

Quer aprender mais sobre a gestão de pessoas? Leia o nosso eBook Os 3 pilares da gestão de pessoas.

resultados-cta-blog

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of