14 tendências de RH para você investir em 2020

Tempo de leitura: 8 minutos

A sua empresa já está preparada para as tendências de RH em 2020? A cada ano, o setor é surpreendido com diversas novidades, que possibilitam melhorias em diferentes frentes de atuação. O avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento das pessoas dentro e fora das organizações demandam inovações para quem deseja crescer no mercado.

Como temos feito nos últimos anos, neste post, listaremos as tendências em Recursos Humanos que consideramos mais interessantes para você investir em 2020 e manter o seu negócio competitivo frente aos concorrentes. Acompanhe!

1. Otimização da experiência do colaborador dentro da empresa

A Employee Experience, termo em inglês utilizado para denominar a experiência do colaborador, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado moderno. Em 2019 ela já figurava entre as principais ações de retenção de talentos nas empresas e começou a ser utilizada como base para uma nova tendência de RH: o Employer Brand.

O Employer Brand ou marca empregadora, é um conjunto de ações que visa melhorar a imagem da empresa no mercado no que se refere à sua relação com seus colaboradores. A experiência positiva proporcionada pela Employee Experience faz com que outros profissionais almejem uma oportunidade de fazer parte do time e isso qualifica ainda mais a base de talentos para a seleção.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

2. Oferta de benefícios exclusivos para se destacar no mercado

Foi-se o tempo em que os benefícios tradicionais oferecidos pelas empresas eram suficientes para atrair e reter grandes talentos. Hoje, diversas organizações estão surgindo com novas ideias de privilégios, com o objetivo de se destacar no mercado e chamar a atenção de potenciais candidatos.

Os benefícios podem ser diversos, variando desde mensalidade de academia, assinatura na Netflix e até seguro de saúde para animais de estimação. Aliás, existem empresas que apostam na mudança do próprio ambiente de trabalho para motivar os colaboradores e otimizar a produtividade deles. 

Enfim, todas essas ações dependem da criatividade, do orçamento e da disposição do seu departamento de RH.

3. Colocação do colaborador como protagonista

Não são só os benefícios que mostram como as empresas têm se preocupado cada vez mais com os colaboradores. Nos próximos anos, o RH passará a conferir mais autonomia aos profissionais. Será uma espécie de reinado do candidato engajado.

A ideia é que, por meio da tecnologia implementada, o RH tenha mais habilidade para direcionar feedbacks e delegar funções. Consequentemente, os profissionais passam a ter mais segurança e confiabilidade para realizarem o trabalho, ganhando assim um papel de protagonista no processo de tomada de decisões.

Para torná-los mais engajados, o setor precisa aperfeiçoar os processos de feedbacks, provendo-os mais vezes durante a jornada do profissional. A mudança não está apenas na periodicidade, mas também no maior direcionamento, visto que o departamento poderá contar com ferramentas de armazenamento de informações que o ajudará no processo, mostrando como tem sido realizado o trabalho.

4. Rotina de treinamentos on-line também para os profissionais de RH

Muitas vezes, o RH de uma empresa foca muito em treinamentos para os colaboradores dos demais setores e acaba se esquecendo de investir na capacitação dos profissionais dentro do próprio departamento. Por isso, a qualificação do time de Gestão de Pessoas segue como uma forte tendência em 2020.

Para tanto, é interessante investir em Learning Management Softwares (LMS) para proporcionar à sua equipe de RH a capacidade de calcular, por exemplo, a produtividade dos colaboradores por meio da análise de dados gerados ao longo do tempo.

5. Ampliação no uso de dados

O uso de dados no RH já é uma realidade em muitas empresas. Nesse sentido, o trabalho do setor será embasado em Big Data, atingindo vários processos realizados pelo departamento. 

O People Analytics, por exemplo, tende a crescer ainda mais. O método verifica comportamentos dos colaboradores, a fim de melhorar a performance deles, mas também promove o alinhamento das habilidades desses profissionais de acordo com as demandas organizacionais.

Mas não é só isso: o RH conseguirá obter melhores insights sobre a atuação dos colaboradores, individualmente e em equipe, e o custo-benefício das ações implementadas treinamentos mais alinhados às demandas, tornando assim o ambiente organizacional mais aberto, ágil e produtivo, além de otimizar o desenvolvimento dos talentos.

6. Ambiente de trabalho cada vez mais informal

A geração Z, nascida após o surgimento e expansão da internet, já está no mercado e, em 2020, estima-se que eles serão 20% da força de trabalho no mundo. Isso significa que as empresas que querem se tornar atrativas para talentos das gerações mais recentes estão sendo obrigadas a adaptar seus espaços.

Trata-se de uma geração que acredita muito mais na qualidade de vida, nos cuidados com a saúde e com o aprendizado do que as anteriores. O foco no desenvolvimento como humanos colaborativos toma o espaço de preocupações com formalidades e aparências. Por isso, os ambientes menos formais acabam sendo mais atrativos.

7. Valorização e investimento em inteligência emocional

Diante das mudanças nas proporções geracionais, os valores que regem as ações das empresas também precisam ser alterados. Os profissionais mais jovens entendem a importância do equilíbrio entre o pessoal e o profissional e como isso afeta a qualidade de vida e, principalmente, a saúde mental.

Dessa forma, as organizações terão que realizar mais esforços em ações que promovam inteligência emocional, bem como a valorização dos colaboradores que já apresentam esse quesito mais evoluído.

8. Ampliação da aplicação de recursos tecnológicos

A tecnologia é a grande precursora das principais mudanças ocorridas nas últimas duas décadas. Em 2020, a tendência é que o RH se utilize ainda mais dela em todos os seus pilares de atuação. 

O uso de dados, de inteligência artificial, de gamificação, de softwares e aplicativos são apenas alguns dos exemplos que já conseguimos presenciar e que prometem ganhar cada vez mais espaço.

9. Inteligência artificial

A inteligência artificial parece algo que beneficia o negócio apenas no tange ao relacionamento com os clientes, mas não podemos esquecer que os colaboradores são nossos clientes internos. Nesse sentido, a adoção de robôs e softwares mais avançados também ajuda nas interações internas.

O setor de RH pode controlar as demandas internas com o auxílio de chatbots e de plataformas específicas que ajudam a agilizar o atendimento das solicitações mais simples, deixando o time livre para focar em atividades estratégicas para o negócio.

10. Recrutamento ágil

A aplicação da metodologia Ágil é uma tendência presente em vários setores, entre eles o RH. Os pilares dela são o foco no negócio, ciclos curtos e estímulo à melhoria contínua.

No processo de recrutamento, essa forma de lidar com os desafios gera mais eficiência e velocidade na entrega dos resultados. Além de garantir uma evolução constante do processo a cada nova rodada do ciclo.

11. Valorização da Diversidade

Estamos vivendo em uma sociedade plural e que cada dia valoriza mais a diversidade. São várias as problematizações e discussões sobre a importância de respeitar a diferença e enaltecer os aspectos sociais e culturais.

Por isso, uma das tendências para esse ano é conseguir promover a diversidade dentro das empresas. Com essa variedade cultura, a equipe de trabalho torna-se mais diversa e oferta maneiras diferentes de pensar sobre um problema ou desafio.

12. Promoção da transparência

Os colaboradores estão cada vez mais valorizando aspectos como a autonomia e a transparência. É fundamental conseguir oferecer um ambiente que respeite e aceite as opiniões e tenha processos claros.

Mostrar para os funcionários como funciona o plano de carreira, quais são as metas a serem atingidas, os objetivos da organização etc. são fatores cruciais para conseguir engajar a equipe, que está cada vez mais priorizando empresas transparentes.

13. Flexibilização do trabalho

A cada ano essa tendência torna-se maior. Em 2020, as empresas precisaram pensar sobre a flexibilização do trabalho, possibilitando maneiras diferentes de onde e quando executar o trabalho.

Para que isso dê certo, é fundamental contar com profissionais que tenham valorizado sua autonomia, promovida com a responsabilidade. Dessa forma, o home office torna-se uma estratégia fundamental.

A intenção é promover oportunidades de aumentar a qualidade de vida do trabalhador, que poderá fugir de horários de picos para chegar ao trabalho ou — inclusive — fazer seu trabalho de casa.

14. Automatização de processos

Essa tendência permanecerá e ganhará força nesse ano. Ter processos automatizados é fundamental para um RH que pretende tornar-se mais estratégico e menos operacional.

Conseguir ser valorizado e respeitado dentro da organização requer a capacidade de agilizar processos morosos e coletar dados de maneira instantânea. Por isso, a automatização de processos é essencial.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de RH em 2020, que tal revisitar as práticas que têm sido aplicadas em sua empresa? Confira quais delas ainda não estão adequadas ao que o mercado está demandando e implemente mudanças. Garanta mais chances de sucesso para o seu negócio no início dessa nova década!

Acompanhe nossas atualizações para se beneficiar com todas as tendências de RH e novidades. Aproveite sua visita e conheça o RH 4.0!


6
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
3 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Giuliano SalesANA PAULA MOURAFernanda MartinsAline Rodrigues Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Aline Rodrigues
Visitante
Aline Rodrigues

Conteúdo maravilhoso! Fácil explicação. Parabéns.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Aline. Tudo bem?
Que bom que você gostou de nosso conteúdo.
Ficamos imensamente felizes por conseguir contribuir com o seu crescimento profissional e pessoal por meio de conteúdos relevantes.
Continue nos acompanhando.
Abraços!

Fernanda Martins
Visitante

Ótimos artigos sobre tendências de RH. Eu particularmente acredito muito na Inteligência artificial e a valorização da Diversidade para ambientes de trabalhos mais inclusivos.

Giuliano Sales
Admin

Olá, Fernanda. Tudo bem?
Ficamos muito felizes por você ter gostado do conteúdo e das tendências descritas.
Esperamos que você continue nos acompanhando. De fato, a inteligência artificial tem ajudado bastante o setor, enquanto a diversidade tem se tornado uma discussão cada vez mais frequente e necessária nos ambientes organizacionais.
Abraços.

ANA PAULA MOURA
Visitante
ANA PAULA MOURA

Eu simplesmente sou APAIXONADA pelos conteúdos. Vocês são a fonte de energia, motivação e conteúdo para os profissionais da área de RH. Aqui eu consigo vários insights.
Parabéns!!!

Giuliano Sales
Admin

Ei, Ana Paula. Tá boa?
Muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos imensamente felizes em saber que conseguimos alcançar o máximo de qualidade em seu critério e estamos contribuindo positivamente para a sua jornada profissional.
Esperamos continuar seguindo alcançar esse patamar de qualidade.
Abraços! 🙂