Tecnologia no RH: 6 formas de praticar uma gestão de pessoas do futuro!

Tempo de leitura: 5 minutos

Vivemos em tempo de avanços tecnológicos exponenciais, que mudaram as relações humanas, nossas necessidades e formas de adquirir aprendizado e satisfação. Consequentemente, a conexão das pessoas com o seu trabalho está diferente e requer que as organizações estejam preparadas para esse novo formato.

Para isso, além de nos mantermos atualizados sobre essas mudanças, é essencial incorporar a tecnologia no RH. Muitas são as alternativas e tendências que trazem mais assertividade e agilidade para os processos e que podem transformar a sua gestão de pessoas em uma prática estratégica e antenada com o futuro. Vamos conhecer algumas formas de aplicar a tecnologia no RH?

1- Invista nas redes sociais

Uma das formas mais simples e econômicas de incorporar recursos tecnológicos ao RH é aproveitar as redes sociais para ações de employer branding. Esse termo em inglês significa “marca empregadora” e a prática diz respeito ao fortalecimento da imagem de uma organização enquanto um bom local para se trabalhar. A ideia é que, da mesma forma que uma empresa divulga o que vende ou o serviço que oferece, ela deve voltar a atenção para a sua marca como empregadora.

Em parceria com o time de marketing, o RH pode registrar e divulgar o cotidiano de trabalho na empresa, ações de endomarketing, datas comemorativas e conquistas da organização. A ideia é captar futuros candidatos alinhados com a cultura da empresa, que certamente estará estampada nas divulgações. Além disso, esse simples uso da tecnologia promove também a satisfação dos colaboradores que já estão na organização.


2- Aplique People Analytics

O conceito de tecnologia diz respeito a um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que tem como objetivo a resolução de um problema. Dessa forma, ainda que a maioria das soluções tecnológicas sejam recursos físicos, não necessariamente precisamos desse formato. Esse é o caso do People Analytics, uma excelente forma de aplicar a tecnologia no RH.

Praticar People Analytics significa analisar dados sobre pessoas para embasar decisões que envolvam colaboradores e candidatos. Mais precisamente, essa técnica é útil em processos seletivos, programas de desenvolvimento, análise de desempenho, práticas de retenção e muitos outros processos da gestão de pessoas. Além de tudo, é uma das maiores tendências em RH!

3- Use uma ferramenta de comunicação interna

Se utilizamos nossos aplicativos pessoais de mensagens instantâneas para tratar assuntos do trabalho, as informações podem ficar perdidas, misturadas e o profissionalismo pode ser comprometido. Também pode acontecer de os colaboradores se incomodarem por não se desligarem das redes, já que os espaços de trabalho e vida pessoal se confundem.

Assim, outra forma tecnológica e estratégica de melhorar a gestão de pessoas é definir uma ferramenta de comunicação interna que seja ágil e de fácil acesso. Há muitos aplicativos gratuitos, com excelente funcionamento e muitos recursos.

4- Implante o e-learning

Como já mencionamos, a forma de aprender, especialmente das gerações mais jovens, mudou. Todos temos acesso a muitas informações na palma da mão e é difícil se concentrar em cursos tradicionais com tantos estímulos simultâneos. Já reparou quantas pessoas ficam em seus celulares durante treinamentos e palestras?

Uma das saídas para se adaptar a esse novo modelo de consumo e aprendizado são os conteúdos e-learning. A ideia é oferecer treinamentos e capacitações online e com recursos que extrapolam o clássico conteúdo expositivo. Quanto mais o e-learning incorporar outros formatos, como vídeos, gamification e testes práticos, mais estratégico o seu uso. Isso porque ele suprirá essa demanda de aprendizado que envolve conteúdos rápidos, leves e que podem ser consumidos no ritmo que o aprendiz deseja.

Assim, veja se há algum treinamento na sua organização que pode ser transformado ou criado nesse formato. Pesquise plataformas, aplicativos e explore essa possibilidade, que, além de tudo, minimiza funções operacionais dos profissionais de RH.

5- Automatize o seu processo seletivo

Executar um processo de seleção é uma das tarefas que mais consome o tempo de quem trabalha no setor de gestão de pessoas. Divulgar uma vaga, receber currículos por email, fazer a triagem, responder candidatos, marcar etapas presenciais… Essas são só algumas das atribuições de quem organiza uma seleção e muitas delas são extremamente operacionais.

Por isso, automatizar essas etapas traz agilidade para o processo, sem perda de assertividade. Considere incorporar a tecnologia no RH através dessa automatização, ou seja, de uma ferramenta que te poupe das tarefas operacionais. As soluções podem ser um funil automático de currículos, inteligência artificial por meio de chatbots e o mapeamento comportamental, por exemplo.

6- Use um sistema de gestão de pessoas

Nossa última dica é a mais clássica: não perca mais tempo, recursos e informações em planilhas de excel e concentre seus dados em um sistema de gestão de pessoas. Um bom sistema fará análises automáticas, oferecerá segurança e trará muita agilidade para o dia a dia de quem trabalha no RH. É a mais óbvia e indispensável forma de ajudar o setor a atuar de forma tecnológica e estratégica.

Gostou das dicas de tecnologia no RH? Para continuar se atualizando, confira aqui um guia com as principais tendências tecnológicas em gestão de pessoas!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] ou recrutar pessoas em nível global. Assim, é interessante que o RH estabeleça o mesmo ritmo dos avanços da tecnologia, garantindo a conexão de processos, pessoas e […]

trackback

[…] das formas de se manter atualizado é trazer a tecnologia para o setor, mas também é importante repensar os processos internos. Dentre eles, sabemos que a seleção é […]

trackback

[…] a notícia que temos para dar é que essa tecnologia tem tudo a ver com gestão de pessoas. Há quem diga que o machine learning é o futuro ou a […]

trackback

[…] recursos tecnológicos, como a computação em nuvem e a conectividade, permitem que a gestão de pessoas seja feita de forma otimizada. Profissionais podem atuar remotamente sem que isso interfira em seu desempenho, e gestores podem […]