Entenda como a Sólides democratiza o acesso à tecnologia de ponta no RH

Tempo de leitura: 9 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

A tecnologia de ponta está cada vez mais presente em nossas vidas, seja nos dispositivos eletrônicos, como celulares e assistentes virtuais, seja em nossa rotina de trabalho com equipamentos mais modernos e softwares dotados de inteligência artificial. No RH não seria diferente, o futuro também já chegou para a Gestão de Pessoas com a tecnologia de ponta no RH.

A Sólides é uma empresa de tecnologia que nasceu para proporcionar o protagonismo do RH nas empresas, tornando-o mais estratégico e gerando mais valor para os negócios por meio de uma Gestão de Pessoas mais eficiente. Nada disso seria possível sem garantir a democratização do acesso à tecnologia.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste artigo, você entenderá qual é o papel da tecnologia de ponta no RH e a importância do People Analytics para ter um RH mais estratégico. Além disso, mostraremos como a Sólides democratiza e facilita a inovação da Gestão de Pessoas nas empresas por meio de suas ferramentas. Confira!

O papel da tecnologia de ponta no RH

Enquanto na indústria o momento 4.0 trouxe mais autonomia à gestão de maquinários e processos, no RH 4.0, a Gestão de Pessoas usa a tecnologia a seu favor, desde a coleta, armazenamento e análise de dados sobre os profissionais até o embasamento para uma tomada de decisões mais estratégicas para o negócio. 

Veja como a tecnologia de ponta cumpre um papel fundamental no RH atual.

Tradução de percepções em números

A principal dor do RH em relação à adoção de uma postura mais estratégica é conseguir traduzir todas as percepções dos especialistas e gestores em números. Afinal, como justificar, numericamente, que a Maria é mais adequada para receber uma promoção do que o João? Ainda, que o candidato Pedro apresenta características mais adequadas para ocupar a vaga do que a candidata Angélica?

Quem atua diretamente na Gestão de Pessoas consegue facilmente fazer essas definições, a dificuldade surge quando há necessidade de quantificação, principalmente na hora de levar essas informações para a diretoria da empresa. Nesse momento, a tecnologia é a melhor aliada e consegue mostrar, em números, quais são as melhores decisões a serem tomadas.

Agilidade em processos

Processos manuais, além de terem uma execução mais demorada, abrem uma margem muito grande para erros, assim, quando o assunto é RH, os menores deslizes podem causar enormes estragos. Um exemplo simples é um erro de digitação em uma planilha que muda completamente o resultado de uma fórmula.

Tudo isso culmina em mais gasto de tempo e energia, que poderia ser melhor utilizado em atividades estratégicas. A tecnologia é essencial na automação de tarefas rotineiras, mas os softwares mais avançados vão além disso e conseguem agilizar os processos do RH, como os de recrutamento e seleção.

Coleta de dados e informações

Sem a tecnologia de ponta, a coleta de dados do RH se limita às informações pessoais, dados curriculares e resultados de testes e avaliações aplicados no decorrer do tempo de relacionamento da empresa com cada colaborador. Um RH estratégico precisa de muito mais que isso.

Com a ajuda da tecnologia, a Gestão de Pessoas é capaz de obter uma gama muito maior de informações, o que envolve o perfil comportamental de cada profissional e como ele tende a interagir com os demais. Tudo isso permite a realização de análises preditivas de cenários, embasando a tomada de decisão.

Facilidade na gestão de pessoas

É muito mais fácil gerenciar aquilo que se conhece bem. A tecnologia de ponta permite isso ao RH e aos gestores: conhecer melhor quem são os profissionais de cada time. 

Com base nas informações geradas pelo Sólides Gestão, por exemplo, o líder de uma equipe consegue definir melhor a distribuição de tarefas e como lidar com cada um em sua individualidade, não apenas respeitando as diferenças entre as pessoas, como também utilizando essas particularidades a favor do colaborador, do time e da empresa.

People Analytics e o RH estratégico

O People Analytics é o alicerce central do RH estratégico. A preocupação com a coleta, análise e uso das informações sobre as pessoas tira o RH da função exclusiva de suporte às demais áreas e o coloca em destaque, ao lado da alta gestão, na tomada de decisões mais impactantes para o negócio. 

Confira alguns dos pontos mais relevantes da adoção de um RH mais estratégico.

Indo além das hard skills

Sabemos que as hard skills são fundamentais para a execução das tarefas relativas a cada cargo. Contudo, não podemos desprezar a importância das relações interpessoais e o quanto elas interferem na qualidade do clima organizacional, até mesmo na produtividade dos colaboradores. 

Mas é fundamental considerar as soft skills, as características inerentes de cada perfil comportamental e todas as nuances que cada indivíduo apresenta. São essas considerações que fazem toda a diferença para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Coletando e analisando dados sobre pessoas

O ponto central de qualquer iniciativa estratégica é o uso da análise de dados e informações para a tomada de decisões. O mesmo acontece com o People Analytics, onde o foco está na coleta de dados e informações sobre as pessoas. Por esse motivo, ele é o principal responsável por tornar o RH mais estratégico.

Gerenciando pessoas de forma estratégica

Gerenciar pessoas com base em dados e informações concretas e estruturadas permite uma visão diferenciada, tanto para gestores quanto para os analistas de RH. 

O People Analytics possibilita transformar as necessidades do negócio em características mensuráveis, o que melhora o desenho dos cargos, as descrições das vagas em aberto e a montagem de times mais equilibrados e focados nas demandas específicas de cada projeto e da empresa como um todo. 

Criando um diferencial competitivo

As ações proporcionadas pela gestão estratégica de pessoas geram impacto não só em questões internas, mas também na forma como a organização é vista no mercado. A começar pela melhoria nos resultados apresentados, que aumentam o faturamento e a visibilidade da marca.

Mas também é importante ressaltar as ações referentes ao employer branding, que ajudam a atrair os melhores profissionais e a melhorar a imagem da empresa no mercado, podendo até mesmo se tornar uma referência para os concorrentes.

Sólides Tecnologia: facilidade e inovação na Gestão de Pessoas

A Sólides Tecnologia conta com o software para RH mais completo do mercado, pois temos a missão de transformar as empresas por meio das pessoas. Por conta disso, todos os nossos produtos são voltados para a melhoria da performance do setor de RH, dos gestores de times e das organizações como um todo.

Nós sabemos que não são apenas as grandes empresas que devem ter acesso a tecnologia de ponta. As pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito adotando um RH mais estratégico. Assim, a Sólides tem a missão de democratizar o uso da tecnologia de ponta, tornando-a acessível a todas as empresas.

Por isso, oferecemos todos os benefícios citados neste artigo, em uma plataforma de RH que engloba todas as demandas do setor, do tamanho da necessidade de cada empresa. Conheça agora nossas principais soluções.

Profiler

O Profiler é o mapeamento da Sólides para gerenciamento de perfil comportamental que gera mais de 50 informações sobre cada colaborador em menos de 5 minutos. Além de mostrar os perfis dominantes, ele também exibe informações relativas ao estilo de liderança, tendências de comportamentos frente a diferentes tipos de situações e os principais pontos fortes e a desenvolver de cada pessoa. 

Recrutamento e seleção

O sistema de Recrutamento e Seleção da Sólides atua de ponta a ponta no processo seletivo, começando pela disponibilização das vagas e realização das primeiras triagens curriculares, até a aplicação do Profiler na parametrização dos requisitos de fit de cada vaga com os candidatos.

Por meio dele, os recrutadores têm uma visão mais abrangente e precisa do processo, conseguem visualizar facilmente quais são os candidatos mais adequados para cada vaga e ainda contam com informações que ajudam a aprimorar o processo para as próximas vagas a serem disponibilizadas.

Engenharia de cargos

A engenharia de cargos no Profiler é um diferencial importante do sistema da Sólides, pois possibilita que o processo seletivo já comece de forma mais estratégica. Nesse sentido, o desenho mais detalhado dos cargos da empresa, considerando tanto as hard quanto as soft skills, permite que o RH faça uma gestão mais focada nas necessidades do negócio, aliando a satisfação dos colaboradores e a sua evolução profissional.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma das atividades mais importantes para a manutenção dos bons resultados de uma empresa. Com a Sólides, as avaliações podem ser realizadas de forma muito mais completa, trazendo um volume maior de informações de qualidade para a criação de planos de ação mais efetivos na correção de problemas e na implementação de melhorias.

9 Box Cultural

O 9 Box Cultural é o sistema de Avaliação da Sólides que alia a análise comportamental com a análise de desempenho, trazendo de forma visual e simplificada informações que ajudam na tomada de decisão para o fortalecimento da cultura organizacional. 

Por meio dele, gestores e RH podem planejar melhor as novas contratações, a promoção dos melhores talentos e o desenvolvimento de profissionais que farão a diferença nos resultados do negócio.

A tecnologia de ponta na sua empresa

Como vimos, a tecnologia de ponta no RH é essencial para as empresas que desejam evoluir e se destacar no mercado, independentemente do seu tamanho. Afinal, uma gestão de pessoas mais estratégica proporciona benefícios que ultrapassam as questões internas, gerando impactos nos resultados financeiros e na imagem da marca no mercado.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre como impactamos as empresas por meio da tecnologia para o RH, visite o site da Sólides!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments