Como a tecnologia pode automatizar os processos do RH?

Tempo de leitura: 8 minutos

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quando bem utilizada, a tecnologia consegue transformar positivamente várias áreas profissionais, entre elas o setor de recursos humanos, popularmente conhecido como o RH de uma empresa.

Além de otimizar processos e facilitar a gestão de informações, softwares podem ser utilizados substituir planilhas e trabalhos que demandam muito tempo e esforço.

O resultado? Um setor mais produtivo, inovador e estratégico.

Tudo isso é muito importante na prática. Afinal, o setor de recursos humanos é praticamente o coração da empresa, já que as funções da área incluem captar talentos, trabalhar com o avanço de pessoas e fazer a gestão de tudo que envolve os funcionários que vestem a camisa da empresa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Na mesma linha, uma empresa de pintura intumescente estrutura metálica, por exemplo, precisa avaliar a performance do trabalho prestado e para isso, é importante ter uma visão geral e estratégica do que funciona ou não.

Independentemente do segmento, o RH é o coração de uma empresa e impacta em todos os setores. Por isso, inovar é importante.

Quer melhorar os processos do RH mas não sabe por onde começar? Comece por esse artigo e saiba como a tecnologia pode impactar positivamente nessa parte da sua organização!

Tecnologia e processos de RH na prática: entenda a relação

A rotina do setor de recursos humanos envolve a gestão de múltiplas informações. 

Além do histórico dos profissionais que estão na entidade, que vão começar a trabalhar ou que já saíram dela, há outras funções ligadas ao setor como cálculo da folha de pagamento, controle de ponto profissional, entre outras atividades.

Neste cenário, a tecnologia pode ser muito útil no sentido de facilitar a rotina dos profissionais que precisam trabalhar com dados e informações em alto volume.

Quer um exemplo? Imagine que uma indústria optou pela demolição de galpão para reformular sua infraestrutura e com isso, as informações dos setores estratégicos precisam ser preservadas.

Se a instituição não faz uso da tecnologia para reunir documentos, a chance de perder informações importantes é muito maior.

Por isso, utilizar os recursos tecnológicos para automatizar processos é um investimento que pode valer muito a pena.

Veja alguns exemplos da tecnologia aplicada ao RH na prática:

  • Softwares de gestão de dados;
  • Ferramentas para organizar informações;
  • Aplicativos ou ferramentas que facilitam a comunicação;
  • Programas de mapeamento de perfil comportamental;
  • Entre outros.

Ao aderir esse tipo de solução, o seu setor pode ficar mais dinâmico, produtivo e as ferramentas tecnológicas ajudam a criar uma organização mais estratégica de informações que podem ser usadas no dia a dia.

Por que investir em tecnologia?

A tecnologia pode transformar não só a área de recursos humanos, como também afeta todos os segmentos.  

Pare e pense: ao instalar um sistema de iluminação para piscina de alvenaria, por exemplo, sem dúvidas existe um processo de automatização para tornar essa missão mais eficiente.

Especialmente no caso do RH, a tecnologia pode ser utilizada não só para organizar a gestão de informações do setor, como também para processos mais práticos.

Em um processo seletivo com mais de uma etapa, por exemplo, você pode avaliar a utilização de ferramentas de vídeo para realizar entrevistas online, tais como o Skype ou Google Meet.

Há dois benefícios dessa ação: você poderá encontrar perfis qualificados, independentemente da localização, e essa dinâmica torna o processo mais prático e ágil ao mesmo tempo.

Outro exemplo neste mesmo tempo é o uso das mídias sociais para divulgação de vagas e captação de novos talentos. 

Depois da finalização de um processo seletivo, contar com a automatização de mensagens de retorno em um e-mail também é uma forma de ganhar tempo e informar os candidatos sobre a vaga.

Independentemente da ação, o uso da tecnologia a favor do RH traz os seguintes benefícios na prática:

  • maior dinâmica para o ambiente;
  • redução de custos;
  • otimização de processos;
  • aumento da eficiência;
  • mais produtividade para o setor.

Como inovar nos processos de RH na prática

É inegável que a necessidade de inovar faz parte de todas as áreas.

Da instalação de uma rede de proteção para varanda de apartamento ao planejamento estratégico financeiro de uma entidade, sempre existem ferramentas e métodos para aperfeiçoar as práticas profissionais.

Mas como colocar a inovação em prática? Por onde começar? O que é preciso para fazer isso? Separamos algumas dicas que podem te ajudar!

 1. Avalie as demandas do setor

Antes de implementar as melhorias nos serviços da sua empresa, faça uma análise geral nas demandas e responsabilidades do setor.

Mapear tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos é a melhor forma de ver as falhas no processo e estudar as possíveis melhorias. 

Dessa forma, quando a sua empresa decidir investir em ferramentas para automatizar algum processo, o investimento financeiro nessas possibilidades será mais assertivo.

Esse “diagnóstico” é útil em diversas situações, que fazem parte do RH ou não. Quer um exemplo? 

Digamos que um profissional responsável pela instalação elétrica em alvenaria estrutural de um projeto deseja otimizar os custos e aproveitar os materiais utilizados nesse processo  da melhor forma possível.

Para fazer isso, será necessário entender os gargalos atuais e buscar referências que se encaixam na proposta de serviço dele, certo? 

Esse pensamento também serve para áreas estratégicas como o RH.

2.  Pesquise ferramentas estratégicas

Depois de mapear as falhas e oportunidades no setor, é hora de pesquisar ferramentas que atendam o que você precisa.

Se o departamento não conta com uma ferramenta de gestão das informações, por exemplo, essa é uma brecha para avaliar soluções como a computação na nuvem ou alternativas de backup para que os dados importantes não se percam.

Como analisar informações e reunir dados de possíveis candidatos às vagas da sua empresa também é uma necessidade, apostar em outros métodos como o Big Data também é uma estratégia interessante que a inteligência artificial pode te trazer na prática.

Ainda neste contexto, também é interessante pesquisar soluções que beneficiam não só o setor do RH como também o restante da empresa.  

A implementação de um banco de carga para geradores é um exemplo que resume bem essa situação. 

Como o próprio nome sugere, o objetivo dessa ação é garantir  a geração de algo, que, neste caso é a energia elétrica.

Se você já passou por um apagão na empresa, deve imaginar o quanto isso pode afetar na perda das informações, na queima de equipamentos, etc. Fica a dica!

3.  Monitore os resultados

Decidiu implementar uma solução tecnológica? Monitore os resultados e a evolução dos processos.

Se a perfomance do dia a dia melhorar é sinal que a automatização de tarefas acertou em cheio nas necessidades que você precisa atender.

Ao traçar um paralelo com outras áreas (mas com lógica semelhante) pense em uma grande obra de construção civil que decide investir no aluguel de rompedor de concreto e em outros equipamentos em vez de comprá-los.

Se a redução dos custos com a compra e manutenção forem proporcionais à produtividade da obra, esse é um bom resultado, certo?

Por isso, quando você implementar ferramentas e inovações no dia a dia, preste atenção nos impactos, faça comparações e avalie o que pode dar certo e o que precisa ser ajustado para melhorar um processo.

Em outra situação,  imagine que um prestador de serviços que trabalha com jateado para vidro e o setor de recursos humanos precisa contratar esse profissional com o objetivo de resolver uma demanda técnica, mas já há um histórico de parcerias que foram feitas com a mesma intenção.

Se o setor tem acesso à essas informações de forma automatizada, fica muito mais fácil entender o que deu certo e o que precisa mudar na hora de fechar a parceria. 

Ou seja, uma coisa está ligada à outra e desenvolver uma visão do todo é importante para monitorar os resultados e criar metas de melhorias.

Dicas para os próximos passos

Agora que você já tem um panorama mais completo sobre o impacto da tecnologia no setor de RH, pense com carinho nas demandas da sua empresa.

A tecnologia consegue oferecer mais eficiência nos processos, abre caminhos para analisar o desempenho dos ramos que compõem a empresa, reduz custos e proporciona uma visão holística sobre o todo da organização. 

Inovar é evoluir nos processos, então, quando existe a intenção de melhoria, os resultados positivos tendem a afetar toda a estrutura da organização. 

Pense nisso e saiba que a tecnologia e a automatização dos processos pode ser um dos próximos passos que falta para manter sua empresa à frente da concorrência.

Quer entender mais sobre como a tecnologia pode ajudar o setor de RH? Fale com um dos nossos especialistas.


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesVilmar Araújo Lopes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Vilmar Araújo Lopes
Visitante
Vilmar Araújo Lopes

Bom trabalho da equipe

Giuliano Sales
Admin

Ei, Vilmar. Tudo bem?
Ficamos felizes com o seu feedback.
Continue nos acompanhando!
Abraços.