Storytelling no RH: conheça essa tendência!

Tempo de leitura: 3 minutos

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre storytelling em algum momento. Esse termo originalmente inglês, tem sido adotado por diversas empresas principalmente como auxílio para estratégias de marketing.

O storytelling é a arte de contar uma história que inclui também dados concretos com o objetivo de engajar o seu público. Através dela a empresa cria uma relação mais próxima com o público e estimula um envolvimento maior.

Assim como o setor de marketing, o departamento de RH também possui seus públicos. A diferença é que o público do RH é majoritariamente interno e se restringe aos colaboradores da organização e aos possíveis talentos que serão recrutados. Por esse motivo, o storytelling pode ser utilizado por esse departamento em diferentes momentos e vamos listar aqui quais são eles.

Engajamento do colaborador e fortalecimento da cultura organizacional

Já sabemos que a cultura organizacional e o engajamento do colaborador são fatores diretamente relacionados. Uma empresa que possui uma cultura organizacional forte é capaz de engajar os colaboradores através do sentimento de pertencimento e de contribuição em prol de um objetivo coletivo.

Em uma pesquisa realizada em 2013 pela TINYPulse, apenas 42% dos colaboradores das empresas conheciam de fato a visão, a missão e os valores culturais dessas organizações, evidenciando a falta de investimento em ações que reforcem a cultura organizacional.

O fortalecimento da cultura organizacional é feito através de diversas práticas e uma delas é o storytelling. Nesse sentido, o departamento de RH utiliza a história da empresa, dados concretos, conquistas passadas e qualquer outro tipo de informação positiva sobre o negócio que tenha relação com a contribuição dos colaboradores e cria uma história envolvente capaz de melhorar a relação desses profissionais com a empresa e reforçar a cultura organizacional.

Como já mencionamos aqui, todo esse processo também é responsável pelo engajamento do colaborador. Um storytelling bem feito aproxima os colaboradores da organização e evidencia a importância da presença de cada um para o crescimento do negócio.

Treinamentos internos

A prática de contar histórias está presente na vida dos seres humanos há muito tempo e foi através dela que foi possível transmitir diversos conhecimentos por gerações. Por conta de diversos fatores sociais e biológicos a narrativa se tornou ao longo do tempo uma das maneiras mais eficientes de se educar.

Partindo desse princípio, os profissionais de RH começaram a buscar maneiras de adaptar o storytelling aos treinamentos corporativos com o intuito de torná-los mais eficazes. Dessa forma, através da narrativa aumentou-se a capacidade de troca e de absorção em treinamentos corporativos.

Recrutamento e seleção

Uma das coisas mais importantes no momento de se recrutar um talento é possuir um bom employer branding e isso significa se posicionar no mercado como um bom empregador.

Você provavelmente já viu o que grandes marcas fazem quando estão contratando novos profissionais, não é mesmo? Marcas como Netflix, Spotify, Google, entre outras, são consolidadas no mercado não só pelo produto que oferecem ou pelo serviço que prestam, mas também pela imagem de bons empregadores que construíram ao longo do tempo.

Você deve estar se perguntando onde que o storytelling entra nessa história, não é mesmo?

É simples. Assim como o storytelling pode ser utilizado para fortalecer a cultura organizacional de maneira interna e estimular o engajamento dos colaboradores, essa prática também pode ser utilizada em estratégias de employer branding com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional para um público externo limitado, os possíveis talentos. Dessa forma esses talentos são atraídos através, não só da divulgação da marca, mas também através de uma identificação com os valores e as características da empresa.

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