Sólides Report: Confira dados inéditos sobre a gestão de pessoas no Brasil em 2020

Tempo de leitura: 7 minutos

Com o objetivo de entender e mostrar como a pandemia transformou a área de gestão de pessoas no ambiente corporativo, lançamos o Sólides Report, material com informações exclusivas que só a Sólides tem. Reunimos insights e dados relevantes de mais de 2.335 empresas em todo o Brasil a partir de mais de 87 mil aplicações do Profiler na própria plataforma da Sólides.

A análise desses dados funciona como um retrato da gestão de pessoas em 2020, um ano que foi muito desafiador para tantas empresas e profissionais. A análise das informações baseadas nos perfis comportamentais mostrou mais uma vez que todos os 4 perfis têm características importantes que contribuíram em 2020. 

Bateu curiosidade? Você pode conferir neste link o material completo de forma gratuita ou continuar a leitura deste artigo para descobrir um pouco mais sobre o Sólides Report.

Sobre o Sólides Report

O estudo analisou uma amostra de 2.335 empresas brasileiras localizadas especificamente na região Sudeste (57,82%), Sul (16,50%), Centro-Oeste (11,43%), Nordeste (10,57%) e Norte (3,67%). Todos esses dados são proporcionais a quantidade de companhias existentes em cada uma dessas localidades. Já com relação a faixa de funcionários, a maioria das companhias ouvidas possuem entre 20 e 99 colaboradores (54,8%); 100 a 499 (26,1%); até 19 (15,4%) e mais de 500 (3,7%).

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Do ponto de vista das empresas, 2020 foi um momento de luta pela sobrevivência. Momentos como este são desafiadores, mas também mostram as melhores oportunidades de aprendizado tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Com o objetivo de transformar as empresas por meio das pessoas, nós da Sólides já impactamos milhares de empresas e profissionais em todo o Brasil, proporcionando resultados positivos como a formação de equipes produtivas e engajadas e também diminuição de custos com erros de contratação e rotatividade.

Para continuar impactando e auxiliando a área, no Sólides Report 2020 nós traduzimos em números e gráficos o que aconteceu na gestão de pessoas das empresas em 2020. Mostraremos de que forma a pandemia impactou as organizações e seus colaboradores com base na análise dos dados exclusivos gerados na plataforma da Sólides.

Dados levantados

Muitos indicadores apresentaram diferenças significativas entre o que foi observado em 2019 e em 2020, o que mostra que o ambiente e as situações externas interferem fortemente na forma como a gestão de pessoas lida com os obstáculos que lhes são apresentados. 

A seguir iremos analisar alguns dos dados exclusivos abordados pelo Sólides Report 2020. Acompanhe!

Perfis comportamentais

Uma mudança em especial apareceu pela primeira vez em nossos dados. A população brasileira tem como perfil mais comum os comunicadores, que são pessoas extrovertidas, falantes, ativas e precisam do contato interpessoal e de um ambiente harmonioso. Em 2019, os comunicadores ocupavam a primeira posição no ranking de perfil mais comum na população brasileira, com a marca de 29,26% da população. 

Já em 2020, em relação ao perfil comportamental dominante na população em geral, a maioria identificada foi de Executores (31,93%), logo em seguida os Planejadores (25,92%), Comunicadores (25,88%) e Analistas (16,27%).

A análise traçou também o perfil comportamental das pessoas que estão alocadas no mercado de trabalho dos parceiros da Sólides e a maioria foi identificada como Planejadores – estável, de ritmo constante e linear – (27,96%), Comunicadores – comunicativa e geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão – (27,85%), Executores – pessoas dominantes e independentes – (26,93%%) e Analistas – detalhista, preocupada e meticulosa – (17,26%).

Esses dados mostram insights muito importantes, principalmente se considerarmos o atual momento que estamos vivendo devido a pandemia. Ao ponderar esse cenário, o perfil Planejador pode ter sido determinante dentro das instituições, uma vez que eles têm as habilidades que garantem maior eficiência na definição de novas estratégias para o negócio. Já os comunicadores foram fundamentais para manter as equipes motivadas e otimistas perante os desafios.

Rotatividade

Um ponto que teve forte influência no cenário de pandemia foi a questão da rotatividade dos funcionários. De acordo com a base de dados analisada, pode-se perceber uma queda na quantidade de admissões a partir de março de 2020. Já entre junho e julho, o mercado sentiu um leve aumento no número de contratações. Com relação aos setores, a área comercial teve o maior volume de contratações, seguida de TI. 

A pesquisa analisou também o índice de demissões. Entre os meses de março e abril de 2020 houve um aumento considerável de desligamentos nas empresas, chegando ao pico de em outubro, agravando assim o cenário de forma considerável. Com isso, a rotatividade geral sofreu aumento em relação ao ano anterior, ficando em 25,37%, contra os 19,2% apresentados em 2019. 

Um recorte que fizemos foi com relação ao tipo de rotatividade, que ajuda a compreender o motivo das rescisões e dependendo dos dados o setor de RH pode criar estratégias para diminuir esse índice. Enquanto em 2019 esse dado se mostrou estável, com dois pequenos picos de demissões involuntárias, 2020 teve uma mudança muito drástica no cenário externo às organizações – em abril teve um aumento de desligamentos involuntários, ou seja, mais pessoas foram demitidas, enquanto isso houve uma queda nas demissões voluntárias, poucas pessoas pediram essa demissão, provavelmente devido o momento de instabilidade econômica. 

O turnover é um dos problemas mais frequentes na vida de uma empresa. Diminuí-lo requer um trabalho coeso e preciso desde o momento do processo de recrutamento e seleção.

A retenção de talentos não é apenas um cuidado necessário, mas uma estratégia fundamental para diminuir os prejuízos da empresa.

Promoções

Outro dado importante do levantamento traz uma análise sobre a quantidade de pessoas promovidas de acordo com cada um dos perfis. O perfil que mais se destacou foi o Executor, seguido pelo Planejador, os dois perfis mais promovidos em 2020.

O perfil Executor tem mais facilidade em absorver um aumento repentino na demanda e, por isso, tende a ser mais escolhido nesse tipo de situação. Além de saber lidar melhor com a pressão e por gostar de desafios, características que foram bastante requisitadas em 2020.

Isso se comprovou quando analisamos as recontratações que ocorreram neste período. Neste quesito o perfil que mais se destacou foi o executor, apontando um aumento expressivo em relação ao ano anterior. Isso pode ser explicado pelo fato de que esse perfil demanda um tempo menor de onboarding e são muito bons em começarem os trabalhos já em ritmo acelerado. Para as empresas que estão em recuperação e retomada da produção, essas características são importantes.  

Quer conferir todos os dados gerados?

O material completo do Sólides Report 2020 com estes e vários outros dados e análises você pode conferir aqui, fazendo o download gratuito.

Diante dos insights levantados pudemos ver que, mesmo com um cenário de incertezas e um ano desafiador, algumas empresas conseguiram agir de forma estratégica e mudaram a maneira de se relacionar com o seu colaborador, o que fez muita diferença para que elas conseguissem diminuir os impactos causados pela crise da Covid-19.

Também percebemos que a tecnologia foi uma grande aliada no trabalho dos gestores, pois por meio dela foi possível fazer uma análise mais precisa a partir dos dados que são gerados pelas instituições, proporcionando resultados positivos. 

É fundamental contar com as ferramentas certas nesses momentos. Precisamos partir da premissa de que o uso de dados para a tomada de decisão é comum em todas as áreas das organizações e os dados de People Analytics estão disponíveis para serem aplicados, sem subjetividade também na área de gestão de pessoas.

Para os próximos meses, um novo cenário será desenhado e novos desafios serão propostos. Então, não deixe de considerar as influências externas e os seus colaboradores. Tenha na sua empresa um plano para implementar uma gestão estratégica de pessoas e conte sempre com a Sólides!

Banner ebook Sólides Report 2020
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments