Solides reforça atuação no exterior!

Tempo de leitura: 2 minutos

Em meio a um processo de internacionalização que vem desde meados de 2013, a Solides, empresa mineira da área de Tecnologia da Informação, acaba de abrir um escritório em Miami, nos Estados Unidos. Para fortalecer ainda mais seus negócios no exterior, ela ainda se filiou à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e agora espera conhecer melhor o mercado norte-americano para moldar sua ferramenta às necessidades do clientes de lá.O diretor da Solides, Alessandro Garcia, afirma que o escritório já foi inaugurado e que duas pessoas estão trabalhando no local. Ele explica que a empresa já realiza algumas vendas pontuais para outros países, mas que ainda não tinha uma estrutura de comercialização montada para atender a essas demandas. Dentre os países para os quais a empresa já realizou vendas estão Moçambique e África do Sul, além de alguns outros da América do Sul.Garcia informa que a Solides realizou pesquisas de mercado nos Estados Unidos que mostraram que existe grande demanda no país pelo produto que é o carro-chefe da empresa. Trata-se de um sistema de identificação de perfil comportamental destinado a corporações que permite que elas conheçam os candidatos às suas vagas de emprego antes de contratá-los. Esse produto é responsável por 70% das vendas da empresa mineira.“Lá tem espaço para essa ferramenta, mas não temos pretensão de ganhar market share rapidamente. Nós vamos testar o produto e nos ajustar aos poucos para atender às necessidades da corporações norte-americanas. O mais complicado de entrar em um novo país como estamos fazendo é absorver a cultura dele. Mesmo se não der certo nós vamos ganhar, porque vamos investir em pesquisa para melhorar a ferramenta”, observa o diretor da Solides.Foi para tentar entender essa cultura que a empresa se filiou à ApexBrasil. Garcia explica que a agência tem uma série de programas que incluem participação em feiras e em outros eventos e dá credibilidade à operação das suas filiadas em outros países. “Carrega o peso do apoio governamental”, afirma. A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Mercado – Mesmo com a economia instável em 2013, a Solides conseguiu aumentar bastante seu faturamento no exercício. A receita total apresentou incremento de 55% sobre 2012. Garcia explica que o crescimento foi fruto de um novo modelo de negócios lançado no ano passado. “Nós estamos fornecendo a tecnologia para empresas que queiram colocar a marca delas no produto e isso está funcionando muito bem”, diz.

Com essa estratégia a empresa espera crescer também em 2014. A meta é de 35% sobre o exercício passado. Esse índice é um pouco abaixo da média de crescimento registrada por ela nos últimos seis anos, que é de 37%. “Nós preferimos traçar uma meta um pouco mais conservadora por ser um ano em que o Carnaval cairá em março e ainda teremos Copa do Mundo e eleições”, explica Garcia.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of