Plataforma de recrutamento on-line: conheça o Sólides Jobs

Tempo de leitura: 6 minutos

Os processos seletivos on-line vêm ganhando cada vez mais espaço no RH das empresas. Com o avanço da tecnologia, o setor de RH percebeu que podia contar com novos recursos para automatizar seus métodos. Dentre eles, adquirir uma plataforma de recrutamento on-line se tornou um diferencial, por proporcionar maior agilidade e efetividade na escolha do candidato.

Um recrutamento automatizado também contribui para uma sociedade mais sustentável, livre de papel e, ainda, auxilia o RH na compreensão das capacidades técnicas e emocionais de cada um dos candidatos, uma tendência nas empresas que conhecemos como gestão comportamental

Ainda, a gestão por comportamentos é um conjunto de práticas adotadas pelo RH que visa uma administração que busca desenvolver o perfil de cada colaborador, garantindo os melhores resultados na empresa. Por isso, essa visão deve começar antes mesmo do profissional iniciar na organização, ou seja, no recrutamento. E é aí que um bom software de gestão pode ser seu aliado. 

Então, quer saber mais sobre os benefícios do recrutamento on-line e como uma plataforma de recrutamento pode tornar seu processo seletivo mais dinâmico e preciso? Continue a leitura e descubra!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Como funciona o recrutamento on-line?

O recrutamento on-line ocorre quando a empresa divulga suas vagas virtualmente, por meio de plataformas ou sites especializados. Ela recebe os currículos e faz a triagem de candidatos pela internet. 

Vantagens da estratégia

Existem muitos benefícios em recrutar virtualmente, por exemplo, a flexibilidade do processo, que permite que o profissional de RH possa ter mais tempo livre para se dedicar ao que realmente importa nas empresas: o capital humano. Mas é importante destacar outros benefícios. Acompanhe! 

Busca por palavras-chave

O currículo digital, quando hospedado em uma plataforma de recrutamento on-line, permite a filtragem por palavras-chave. Assim, você não terá mais que analisar diversos currículos impressos, grifando o que é importante ou não e separar em pilhas. Basta somente escrever um termo, por exemplo, “redator” e filtrar todos os candidatos que têm experiência na função.

Padronização e eliminação da duplicidade de currículos

Elaborar um currículo com as informações necessárias e sem excessos pode ser um desafio para o candidato, além de fazer com que o RH perca tempo na verificação. Com uma plataforma de recrutamento, é possível padronizar todos eles com as mesmas informações, de acordo com a necessidade da empresa, facilitando a triagem.

Ainda, é muito comum que o RH receba mais de uma vez o mesmo currículo por e-mail. Essa repetição pode passar despercebida, levando a um desgaste e, até mesmo, erros na gestão de pessoas.

Diminui a quantidade de etapas presenciais

O recrutamento por meio de uma plataforma permite testes de análise de perfil comportamental, provas on-line, com perguntas específicas relacionadas ao cargo, testes de língua portuguesa e estrangeiras, entrevistas a distância, dentre muitos outros benefícios — que tendem a evitar o convite para as etapas presenciais de profissionais que não dão “match” com a vaga. 

Claro que saber como os candidatos se comportam pessoalmente também é importante. Mas o recrutamento virtual permite uma gestão mais estratégica do processo seletivo, fazendo com que você convide um menor número de profissionais para as etapas presenciais. 

Melhora a experiência do candidato

Uma outra vantagem do recrutamento on-line, é proporcionar uma melhor experiência do candidato em relação ao processo seletivo. Etapas presenciais gastam tempo e dinheiro não só das empresas, mas também dos candidatos que, muitas vezes, estão desempregados e não podem arcar com gastos de passagem, por exemplo.

Ainda, quando o recrutamento inclui pessoas com deficiência, com dificuldade de mobilidade, por exemplo, o fato de ser on-line facilita muito a busca pela inclusão no mercado por esses profissionais. 

Assim, toda essa experiência faz parte do employer branding e impacta positivamente na atração e retenção dos melhores talentos.

Otimize seus processos com uma boa plataforma

Durante a leitura, muito já foi falado dos benefícios de se utilizar a tecnologia no processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, para otimizar essas ações é essencial um bom software de RH. 

A maioria deles conta com uma plataforma de recrutamento, na qual você centraliza todas as etapas em um só lugar, desde a divulgação, atração, seleção, análise e gestão do processo. 

É nesse momento que quem é cliente Sólides pode contar com o Jobs, que é a função de recrutamento e seleção do Profiler. 

O que saber sobre o Sólides Jobs?

O nosso Jobs é uma plataforma de recrutamento totalmente integrada com o Solides Gestão, nosso principal software de RH, que contém todas as ferramentas necessárias para o processo de recrutamento e seleção — além de diversas outras soluções em gestão de pessoas. Veja, a seguir, alguns de seus benefícios.

Facilidade de captação e armazenamento

A ideia da plataforma é exatamente deixar a captação de currículos totalmente eletrônica. Por meio do Jobs, os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental.

Os resultados são armazenados, possibilitando uma agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato. Além disso, há a praticidade de você não precisar ficar armazenado tudo em pastas no computador, arriscando-se a perder registros se eles estragarem ou ocupar o disco rígido do PC.

Processo seletivo personalizado

Por meio do Jobs, você pode criar as vagas em nossa plataforma, definindo todas as hard e soft skills necessárias, filtros e testes personalizados e outros detalhes que considerar essenciais para preencher determinada função. 

Assim, a plataforma lhe poupará horas separando currículos compatíveis com a vaga, deixando apenas a parte estratégica nas mãos da sua empresa.

Maior efetividade na contratação

Já sabemos que uma contratação errada custa tempo e dinheiro. Por isso, nossa tecnologia garante que o profissional escolhido tenha fit cultural com a empresa, sendo compatível com o ambiente organizacional e com o restante da equipe. 

Esse match entre candidato e vaga é feito por meio de um mapeamento comportamental que fica pronto em poucos minutos. Assim, é possível identificar e entregar as pessoas mais adequadas para a vaga, ou seja, apenas os profissionais com habilidades técnicas e comportamento ideal para exercer tal função, diminuindo o risco de turnover.

Em um mundo globalizado, a empresa que utiliza uma plataforma de recrutamento on-line para selecionar seus colaboradores, passa uma imagem mais profissional e moderna, destacando-se no mercado. Logo, o Jobs pode ajudar você na construção desse diferencial. 

O conteúdo foi útil? Aproveite e crie agora mesmo um Sólides Jobs. Estamos prontos para ajudar você a tomar decisões mais corretas e eficazes nos seus processos seletivos!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of