Como a Sólides ajuda no Engajamento e Retenção da sua empresa?

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Não há como negar que engajar e reter colaboradores atualmente é um desafio e tanto para as organizações, ainda mais num país como o Brasil, que registra a maior taxa de rotatividade do mundo segundo o Sólides Report

Sim, é um super desafio! Porém, com a ferramenta adequada e uma boa estratégia é possível reverter esse cenário. Pensando na parte estratégica para engajar e reter talentos vamos conhecer 5 passos para que sua empresa já comece a utilizar.

1. Tenha um processo de Recrutamento e Seleção assertivo

O primeiro passo é começar com um processo de recrutamento e seleção assertivo. É importante que ele atraia candidatos alinhados à cultura da empresa e que possuam as competências exigidas pelo cargo em questão.

Para conhecer as soft skills dos candidatos, o Profiler, ferramenta para mapeamento comportamental da Sólides, é um recurso valioso que reduz tempo no processo seletivo e coloca a pessoa certa no cargo certo. 

De igual modo, iniciar esse processo pela Engenharia de Cargos é a melhor maneira de garantir que a atração de talentos será eficaz. Ademais, a Engenharia vai apoiar o Gestor não apenas no recrutamento e seleção, ela pode ser muito útil também em processos de promoções e melhoria de performance.

2. Use People Analytics para Gestão de Pessoas

Agora que você já recrutou a pessoa certa, chegou a hora de gerir esses colaboradores de forma produtiva, e aqui entra o People Analytics ou análise de dados dos seus talentos. Medir os dados das pessoas vai ajudar a organizar o processo de Gestão de Pessoas e trazer evidências para a tomada de decisões. 

Um exemplo de como aplicar o People Analytics em Gestão de Pessoas é fazendo um bom diagnóstico para analisar e reduzir a rotatividade, investigando o perfil de quem está saindo e comparando com o perfil comportamental de quem ficou na empresa para melhoria dos novos processos seletivos.

Na plataforma da Sólides você encontra um dashboard completo com informações relevantes para tomar as melhores decisões. Confira no exemplo abaixo:

3. Investir em desenvolvimento de talentos

A fim de reter os talentos, o terceiro passo é investir em desenvolvimento e melhoria de performance desses colaboradores. 

Nesta etapa, o gestor, juntamente com o RH, precisa alinhar as metas adequadas para cada time, os critérios das avaliações de desempenho e ainda desenhar o PDI de cada pessoa para definir os treinamentos que façam sentido no momento da carreira daquele indivíduo. Tudo isso, considerando tanto as hard skills quanto as soft skills. 

Neste momento, o sistema de Gestão de Pessoas da Sólides pode facilitar esse trabalho e trazer ganho de produtividade. O que é essencial, pois fazer todo esse processo de forma manual além de ser muito cansativo para os gestores e os profissionais de RH poderá tomar um tempo que no mundo atual as empresas não podem mais perder. 

Na Sólides você consegue fazer de forma automatizada todo o acompanhamento das avaliações de desempenho dos colaboradores, das metas individuais, 9 Box, treinamentos e muito mais. Confira um exemplo na imagem.

4. Realize pesquisas com frequência

Tão importante quanto desenvolver é ouvir os colaboradores frequentemente, seja por meio de uma pesquisa de clima, uma pesquisa de NPS ou uma análise demissional. Essas pesquisas ajudam nas tomadas de decisões e mostram de forma objetiva e simples o que precisa ser mudado para que a organização retenha e engaje seus talentos. 

Um exemplo simples de pesquisa que pode ajudar muito os RHs nesse desafio do engajamento e retenção é saber se todos ou maioria gostam de determinado benefício. A partir desse conhecimento, a empresa irá saber se o benefício pesquisado cumpre seu papel de motivar os colaboradores, ou se ele está desmotivando os times.

Atualmente, existem no mercado sistemas que já trazem pesquisas de clima prontas para uso e oferecem outras possibilidades de pesquisas que podem ser aplicadas para facilitar o engajamento das pessoas na organização. Um deles é a Sólides! 

Com a Sólides você consegue realizar pesquisas e analisar os resultados de forma muito fácil para tomar as melhores decisões e engajar os colaboradores. Na plataforma é possível realizar pesquisas como:

  • Personalizada;
  • e-NPS
  • Pesquisa de Clima;
  • Pesquisa CSAT;
  • Treinamento;
  • Pesquisa demissional.

Nova call to action

5. Tenha a cultura organizacional bem definida

E, por último, mas não menos importante, temos que lembrar da cultura organizacional. A cultura deve ser orientada pela empresa para que seja forte e engaje as pessoas nos valores corporativos, afinal ela é um elemento vivo que irá conduzir todos na mesma direção. A cultura organizacional contempla hábitos, costumes, ritos, cerimônias e atitudes que interferem nas relações interpessoais e refletem a cultura da marca.

O ponto de partida para implantar a cultura organizacional é a definição da missão, visão e valores dessa organização, bem como seus pontos fortes e pontos de melhoria, assim como as oportunidades e desafios que a empresa enfrenta em seu setor de atuação.

Depois de tudo definido, é hora de compartilhar com toda a empresa para os colaboradores conhecerem essa cultura e entendam claramente seu papel nesse universo. A cultura quando vivenciada por todos, começando pela alta gestão, traz segurança para as equipes, gera maior engajamento e consequentemente retem talentos.

Com a Sólides é possível ter a cultura organizacional documentada de forma clara, com espaço para missão, visão e valores, além de uma matriz SWOT, como no exemplo a seguir:

Diante disso, podemos entender que engajar e reter talentos é um grande desafio. Mas, quando a empresa conhece o perfil comportamental de seus colaboradores e possui uma ferramenta estratégica, ela aumenta seu poder de engajar e reter seus talentos e, com isso, reduz consideravelmente seus custos, mantendo um time alinhado com os valores e a cultura corporativa e altamente produtivo.

Em todos esses aspectos a Sólides consegue ser um facilitador na vida dos profissionais de RH e Departamento Pessoal. Como vimos, a plataforma dispõe de funcionalidades essenciais que vão contribuir, e muito, para melhorar o engajamento e retenção de talentos na sua empresa.

➡️ Conheça a plataforma de perto, agende uma demonstração gratuita e descubra como a Sólides pode te ajudar a transformar a Gestão de Pessoas da sua empresa.

Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima