Sólides é reconhecida pela ONU em Pacto Global

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter compromisso com o crescimento sustentável é um dos pilares da Sólides, primeira plataforma de RH completa com People Analytics e Gestão Comportamental. Para firmar esse valor a empresa tornou-se membro do Pacto Global, um reconhecimento internacional dado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para empresas que firmam acordo com 10 princípios.

Atualmente, o Pacto Global conta com mais de 13 mil membros espalhados em 80 redes locais, abrangendo 160 países. Esse acordo reúne instituições que se preocupam com o crescimento que leva em consideração áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e ações Anticorrupção.

Para entrar no Pacto Global, a Sólides se comprometeu a seguir os princípios estipulados pela instituição internacional. Continue a leitura! 

O Pacto Global

A ação foi lançada em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. A intenção é alinhar valores e princípios a serem seguidos pelas empresas membras em diferentes linhas. Dessa forma, é possível garantir o crescimento sustentável do mundo corporativo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O Pacto Global estabelece uma série de boas práticas empresariais visando uma verdadeira transformação do mundo dos negócios. Ao integrá-lo, a empresa assume a responsabilidade de contribuir com esse objetivo, promovendo ações e relatórios para mostrar que está agindo conforme as diretrizes da ONU.

O Pacto não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum com objetivo de policiar as políticas e práticas gerenciais. Trata-se de uma iniciativa voluntária que aponta diretrizes para o crescimento sustentável e cidadão. 

As diretrizes

As diretrizes do Pacto Global são compostas por 10. Elas são divididas em Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Vamos falar sobre cada uma delas abaixo!

Direitos humanos

Segundo o relatório da ONU, 92% das empresas instituíram políticas e práticas que desenvolvem os direitos humanos. 80% incorporam esses princípios dentro dos códigos corporativos, enquanto 53% oferecem treinamentos para os colaboradores sobre a temática.

A ONU determina que a empresa membra precisa:

  • apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  • assegurar a não violação desses direitos em sua organização.

Trabalho

Ainda segundo a ONU, 85% das empresas têm políticas de não discriminação, igualdade de oportunidade e garantia de condições de trabalho seguros. Dessas, 62% afirmaram que foi o Pacto Global que chamou a atenção para os cuidados dessa área.

Para conseguir participar do Pacto, as empresas se comprometem a:

  • apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  • eliminar de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  • abolir efetiva do trabalho infantil;
  • eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

O meio ambiente é uma pauta que está preocupando muitos na atualidade. Das empresas participantes do Pacto, 78% confirmam ter consumo sustentável e objetivos de uso responsável.

Para fazer parte do acordo, as organizações precisam garantir que:

  • apoiam uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  • desenvolvem iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
  • incentivam o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção

Os valores éticos são fundamentais para o crescimento sustentável. 82% das empresas afirmam ter ações anticorrupção em seu código corporativo, enquanto dois terços relataram ter política de tolerância zero em relação à corrupção.

Para firmar o Pacto, as instituições precisam garantir:

  • o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

A Sólides no Pacto Global

A Sólides começou a participar do Pacto Global em julho de 2019. Além de implementar ações conforme os princípios estipulados pela ONU, a empresa mineira precisa firmar relatórios para garantir que ações estão sendo tomadas para alinhar aos valores do Pacto.

Para Mônica Hauck, co-fundadora da Sólides: “fazer parte de um sistema que visa ações em prol dos direitos humanos e princípios fundamentais para o trabalho é gratificante e nos mostra o quanto estamos caminhando para a direção correta. Ser um dos membros do Pacto Global irá nos possibilitar adotar ações positivas em nosso dia a dia”.

Com os valores e princípios estipulados pela ONU, a empresa também investe em um clima organizacional mais ameno e agradável para os colaboradores. Integrando-os em valores sociais importantes pra o crescimento humano.

Ao fazer parte do Pacto Global, a Sólides também contribui para a agenda ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que tem duração até 2030. Ela estabelece um cronograma de ações que garante o desenvolvimento sustentável.

O que achou dessa ação? Você já havia ouvido falar do Pacto Global da ONU? Deixe o seu comentário falando sobre o quão importante é o crescimento sustentável para você!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments