Software prescritivo: Descubra o que é e as vantagens para o RH

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar em software prescritivo? Por mais que pareça algo complexo, na verdade, esse tipo de ferramenta foi desenvolvido para tornar a vida de seus usuários mais prática e simples. Inclusive, a solução oferecida pela Sólides é prescritiva e já tem contribuído para a melhoria da Gestão de Pessoas de mais de 7 mil empresas em todo o país.

Neste artigo, confira o que é um software prescritivo e quais são as principais características que definem esse tipo de sistema. Veja também quais são as vantagens de ter uma ferramenta dessas em sua empresa e o quanto ela pode fazer a diferença no seu RH.

O que é um software prescritivo?

Trata-se de um tipo de software que traz consigo recomendações e indicações de ações que podem ser implementadas para gerar melhoria nos resultados do setor ou da empresa como um todo. 

O verbo prescrever já é um velho conhecido da população, porém em outra situação muito diferente: na área da saúde, quando um médico prescreve um remédio para seu paciente. Nesse caso, a receita que o paciente leva para casa é um documento prescritivo, pois ele contém as indicações do que precisa fazer para ter seus problemas de saúde resolvidos.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Voltando para o ambiente corporativo, o uso de um software prescritivo permite que os tomadores de decisão possam adotar uma gestão estratégica mais eficiente. Para tanto, baseia-se em uma fonte vasta de dados para realizar análises mais aprofundadas, antes de sugerir as ações.

Quais são as principais características de um software prescritivo para RH?

Quando pensamos em um software para RH, é comum pensar apenas em questões operacionais. Contudo, um software prescritivo consegue ir muito além disso, contribuindo com questões mais analíticas e estratégicas, em especial por causa das características que explicaremos a seguir.

Ampla base de dados internos e externos

Para conseguir realizar qualquer tipo de sugestão, qualquer sistema ou profissional precisa ter certo nível de conhecimento sobre o assunto. No caso de um software prescritivo para o RH, conta com uma base de dados bastante ampla e diversificada, que permite o cruzamento de informações e a geração de insights valiosos para o negócio.

Nesse sentido, a tecnologia de ponta contida nesse tipo de solução possibilita avanços significativos tanto na qualidade da gestão de pessoas quanto na capacidade inovadora da empresa. O uso do People Analytics é outra questão que acaba influenciando bastante nos resultados obtidos e na tomada de decisão.

Envolvimento de todos os processos do setor

Um bom software prescritivo para RH considera todos os processos e subprocessos do setor em suas análises, o que gera prescrições mais eficazes na melhoria global dos resultados da Gestão de Pessoas. Isso acontece porque o sistema considera o impacto de cada ação nas demais atividades, criando, assim, planejamentos mais integrados e com maior potencial de bons resultados.

Atualização constante das prescrições

Outra característica essencial do software prescritivo é que ele se mantém em constante atualização, com base nas informações coletadas ao longo do tempo. Sua rotina de análises preditivas mais frequentes o ajuda a considerar as mudanças percebidas no mercado que se refletem no comportamento e nos resultados dos colaboradores.

banner do ebook ROI em gestão de pessoas

Quais são as vantagens de ter um software prescritivo para o RH?

As empresas que contam com um software prescritivo em seu setor de Recursos Humanos ganham uma excelente vantagem sobre suas concorrentes, principalmente no que diz respeito a alguns fatores. Confira!

Gestão de pessoas mais eficiente e estratégica

Contar com um software de RH e Gestão Comportamental integrados permite que, tanto a parte operacional quanto a gerencial do setor sejam realizadas de forma mais eficiente e estratégica. As prescrições entregues por esse tipo de ferramenta facilitam o trabalho dos profissionais de RH e geram melhores direcionamentos para as ações

Mais precisão nas previsões da Gestão de Pessoas

O fato de fazer análises preditivas na gestão de pessoas já é um forte indicativo de uma boa gestão, mas o software prescritivo possibilita ir além disso e ter previsões mais precisas acerca dos próximos passos a serem dados na organização. 

Dessa forma, os profissionais de RH conseguem traçar melhores planos de treinamento e desenvolvimento para os times. Assim, os gestores de equipes podem orientar melhor a evolução de carreira de seus liderados.

Uso do People Analytics de ponta a ponta

O uso de uma fonte vasta e segura de dados sobre os colaboradores ajuda a compreender mais a fundo quais são as suas potencialidades e necessidades de melhorias. Para tanto, o software prescritivo utiliza o People Analytics em todos os processos do RH, permitindo uma coleta de dados mais completa, bem como uma análise de informações de forma mais integrada.

Melhor pontuação no HR Score

O HR Score é um indicador criado pela Sólides que avalia a maturidade do setor de RH de empresas de todo o país. Além disso, ele também avalia a maturidade de profissionais da área e, em ambos os casos, a classificação é dada em 11 fases, que vão desde iniciante a expert. Para definir esses níveis, foram considerados dados coletados de mais de 7 mil empresas.

Uma boa pontuação no HR Score é um importante diferencial do ponto de vista do employer branding e também demonstra uma grande possibilidade de crescimento e desenvolvimento sustentável da organização frente ao mercado.

Além disso, as empresas que mais se destacam no ranking recebem premiações e reconhecimento a nível nacional. Ainda, o próprio HR Score sugere ações prescritivas aos clientes Sólides, construindo uma jornada e definindo próximos passos para que a empresa avance no ranking e desenvolva o seu setor.

O RH um passo à frente

Como vimos, o software prescritivo é um grande avanço da tecnologia a favor da Gestão de Pessoas. Por meio dele, o RH consegue assumir um papel mais estratégico para o negócio, gerando mais valor para a marca, além de melhores resultados financeiros e operacionais. Então, se você ainda não conta com essa solução, é hora de tomar uma atitude que vai gerar vantagens reais para a sua empresa.

Se o conteúdo foi útil e você quer saber mais sobre como elevar o nível da sua Gestão de Pessoas, visite nosso site e conheça as soluções da Sólides para o seu RH.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments