Software de RH vs. Assessment

Tempo de leitura: 6 minutos

Software de RH vs. Assessment

É um fato que para gerir empresas nos dias de hoje, na maioria dos casos, seja preciso de algumas ferramentas além de um computador com Excel. A questão do tempo se tornou algo mais relevante do que era há 20 anos e, junto com isso, veio a necessidade de se economizar tempo e energia com certas coisas, para empregar em outras.

Dentro do mercado existem opções para todos os gostos. As ferramentas direcionadas ao departamento de recursos humanos são as mais diversas e podem variar, empregando desde tecnologias mais simples, até softwares mais elaborados. O importante é que esses softwares possam auxiliar na realização de uma gestão de pessoas mais eficiente.

Dentre os softwares para gestão de pessoas que a Solides oferece, existem dois que possuem tecnologias diferentes, porém, complementares. Vamos fazer uma pequena explicação sobre as diferenças entre um software de RH comum e um software Assessment, para que você possa ter mais facilidade no momento identificar o que a sua empresa realmente precisa.

Software de RH

Os softwares de RH surgiram para facilitar a vida desse profissional e tornar o dia-a-dia mais simples. Sabemos bem a quantidade de tempo que se gasta com procedimentos burocráticos no departamento. Por esse motivo, automatizar procedimentos que não precisam ser realizados manualmente, é um sinônimo de evolução.

Normalmente, um software de RH com foco em gestão de pessoas, mas, sem a ferramenta Assessment, possui os seguintes recursos:

Cadastro de colaboradores

Normalmente, com esses softwares é possível fazer um cadastro completo. Nesse item há espaço para inserir diversas informações como, por exemplo, registro de ocorrências, cadastro de departamentos, motivos de demissões, etc.

Registro de ocorrências

No registro de ocorrências, é possível fazer o registro de possíveis ocorrências que podem acontecer na vida no trabalho. Nessa aba, você poderá adicionar o nome da empresa, do colaborador, colocar datas e até escrever observações para não se esquecer de nada.

Cadastro de departamentos

Com o cadastro de departamentos você pode adicionar ou excluir departamentos de sua organização. Ao adicionar um novo departamento, você pode preencher campos com informações a mais como, localização, telefone, e qualquer outra coisa que seja considerado relevante.

Cultura organizacional

Na parte de cultura organizacional é onde você deixa registrado algumas das características da empresa. É importante ter isso bem definido para que seja mais fácil de ser compartilhado com o resto da equipe. Você poderá inserir no sistema a missão, a cultura e os valores da empresa, além da análise de SWOT. Também é possível colocar alguns processos do RH que estão no planejamento.

Se quiser aprender um pouco mais sobre esse tema e saber como desenvolver uma Cultura Organizacional dentro da sua empresa, basta clicar aqui.

Cadastro de vagas

Com esse tipo de software é possível criar vagas e adicionar descrições para o cargo. Assim você tem mais facilidade para estabelecer que tipo de profissional é preciso para preencher a vaga. Existem também os softwares de RH que disponibilizam o recurso de colocar um formulário de “trabalhe conosco” em seu site. Dessa forma, a base do software é automaticamente alimentada com os currículos que vão chegando.

Cadastro de candidatos

No cadastro de candidatos, você pode inserir todas as informações necessárias sobre um possível futuro funcionário. Além disso, todos esses candidatos ficam disponíveis em um banco de dados que pode ser consultado a qualquer momento. Também é possível adicionar observações sobre cada um para que você não se esqueça.

Assessment

Em um software de Assessment completo, espera-se que seja possível, através dele, fazer tudo o que um software de RH mais tradicional faz, porém, com a ferramenta Assessment que já é, em si, um diferencial.

Nesse caso, podemos considerar que esse software possui todos os itens que já foram citados como, por exemplo, cadastro de colaboradores, registro de ocorrências, cadastro de departamento, cultura organizacional, cadastro de vagas e cadastro de candidatos. O diferencial desse tipo de software de gestão de pessoas, no entanto, está nas ferramentas relacionadas ao mapeamento de perfil comportamental que ele também possui e que vamos mostrar para vocês a seguir.

Análise comportamental

Essa é, talvez, a parte mais importante de um software Assessment, pois é a base para o funcionamento de diversas outras funcionalidades.

Esse item consiste em um teste de mapeamento de perfil comportamental baseado na Metodologia DISC e em algumas outras teorias da psicologia, com o objetivo de identificar o perfil comportamental dos colaboradores e tornar a gestão de pessoas ainda mais assertiva e eficaz dentro da empresa.

Com essa funcionalidade, você pode enviar passaportes, buscar o perfil, fazer comparações, análises de time, desenho de cargos… Enfim, diversas possibilidades são abertas através desse mapeamento de perfil comportamental.

Relatório comportamental

Como já falamos, todas as funcionalidades disponibilizadas por um software Assessment, são baseadas na Análise Comportamental. Esse relatório comportamental é o resultado da análise realizada, porém, de forma mais detalhada sobre o perfil das pessoas.

O Software Assessment da Solides realiza esse teste e gera relatórios com uma assertividade de 97% certificada pela USP e UFMG, universidades muito renomadas no Brasil.

Análise de times

Através da Análise de Times por perfil comportamental, é possível levantar dados importantes sobre equipes inteiras. Essa aba dá a possibilidade de escolher diversos colaboradores para que, no final, seja feita uma análise sobre seus níveis de energia, de exigência, de auto aprovação profissional, de flexibilidade e, além disso, sobre os perfis predominantes na equipe.

Engenharia de cargos

A Engenharia de cargos é uma das possibilidades mais interessantes das ferramentas Assessment. Mais do que apenas desenhar o cargo ideal de acordo com o que a sua companhia precisa, esse item oferece a possibilidade de montar cargos pensando no perfil comportamental. Nesse sentido, a vaga é desenhada pelos responsáveis dando foco aos traços de personalidade do profissional que irá desempenhar a função.

Quando o desenho é feito, o próprio sistema checa os relatórios dentro da base e faz uma comparação com a vaga. Dessa forma, você tem acesso aos relatórios de perfil comportamental que mais se parecem com o que você está buscando para a vaga, tornando o processo extremamente assertivo.

Você achou as opções interessantes? Faça agora mesmo um teste do software de RH + Assessment da Solides, o Solides Gestão!

resultados-cta-blog

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of