Software de RH: o que é possível extrair de uma análise de dados?

Tempo de leitura: 7 minutos

Atualmente, soluções tecnológicas podem ser bastante úteis para a otimização dos processos internos da gestão de pessoas. O uso de software de RH oferece visibilidade e eficiência em todos os aspectos corporativos, além de diminuir a chance de erros, principalmente quando há coleta de dados.

O RH é o setor responsável pela guarda e administração de dados muito relevantes, bem como pela definição e implantação de práticas e políticas que fortalecem a gestão de pessoas e a construção de equipes de alto rendimento. Logo, quando contamos com um software, todos os processos são agilizados e otimizados.

Mas é essencial saber como aplicar esses dados e como eles auxiliam no desenvolvimento da empresa. Quer aprender mais sobre as extrações e os benefícios trazidos pelo uso de soluções e softwares de RH? Continue a leitura!

Informações extraídas por um software de RH

O uso de software de RH auxilia muito nos processos do dia a dia da empresa. Portanto, é importante entender essa tecnologia e o que ela pode trazer para o negócio. Por isso, listamos algumas dicas sobre o que fazer com as informações extraídas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Banco de currículos e talentos

Considerando a importância da escolha adequada dos profissionais para a empresa, os processos seletivos precisam ser eficazes e, para isso, é fundamental utilizar um banco de currículos e talentos confiável e seguro.

Para tanto, o acesso a sites especializados pode colaborar para a qualidade da seleção e o perfeito alinhamento entre o perfil desejado e os candidatos encontrados. Assim, a extração de relatórios com filtros costuma facilitar ainda mais a realização da busca.

Integração de informações

Para assegurar um processo de tomada de decisões acertadas e produtivas é preciso que haja uma correta integração de informações, o que envolve toda a empresa.

Desse modo, centralizar dados sobre o cadastro dos colaboradores, históricos pessoais, regras relativas às políticas de remuneração e benefícios, descrição de funções e planos de treinamentos é fundamental para definição de indicadores relevantes.

Os softwares de RH são recursos personalizáveis, que permitem essa integração de forma segura e eficiente.

Gestão de indicadores

Com um software de RH é possível, também, estabelecer e acompanhar a evolução de indicadores importantes, como taxa de rotatividade, despesas com rescisões contratuais, absenteísmo, avaliação de desempenho, turnover etc.

Esses indicadores são necessários para a elaboração de estratégias que envolvem as equipes de trabalho, por exemplo, um plano para ampliação ou redução do quadro de colaboradores, práticas de gestão por competências, remuneração variada ou benefícios diferenciados.

Somente por meio do acompanhamento de indicadores é possível observar tendências positivas ou negativas, definir ações para eliminar riscos e assegurar um gerenciamento mais efetivo da empresa.

Banner_CTA_Use_Inteligência_de_dados_para_gerir_pessoas

Definição de metas e delegação responsabilidades

A análise dos indicadores favorece a comunicação com as equipes, de forma que todos possam compreender claramente quais são os processos mais críticos e que merecem atenção especial.

Assim, é possível desenvolver novos projetos, definir metas e delegar responsabilidades, sempre visando melhores resultados.

Identificação de talentos e potenciais

Analisar os dados extraídos pelo software de RH ajuda na identificação de talentos, não apenas no momento do recrutamento, mas também como ferramenta para gestão de pessoas.

Assim, é possível identificar novas lideranças, profissionais com potencial de crescimento e até estabelecer um plano de sucessão para a empresa.

Para tanto, é interessante utilizar recursos específicos, que garantam uma avaliação precisa do perfil comportamental dos colaboradores de forma padronizada e dinâmica. Vale ressaltar a importância de integrar esses dados em um mesmo sistema, alimentando o histórico profissional de cada um.

Multiplicação de conhecimento

A atualização dos profissionais de RH também merece atenção por parte dos gestores. Informações integradas sobre as competências comportamentais, treinamento e capacitação podem ser utilizadas para definir planos de desenvolvimento individual dos colaboradores.

Iniciativas como oferecer acesso a portais especializados, matérias, artigos e pesquisas, que envolvam assuntos relacionados à área e ao mercado costumam contribuir para esse desenvolvimento de forma simples e eficiente.

As vantagens do uso da tecnologia na empresa

O uso de tecnologia se popularizou e transformou a vida das pessoas e também das empresas. Por meio de ferramentas digitais é possível melhorar o dia a dia da corporação e gerar mais engajamento, produtividade e, claro, lucro para o negócio. 

Os benefícios trazidos pela adoção de soluções e softwares de RH para a gestão com foco em pessoas e resultados são diversos, a seguir veja as principais vantagens do uso da tecnologia. 

Otimização dos processos

A realização de tarefas repetidas afeta o engajamento dos funcionários, logo, com uso de tecnologias é possível que esse tipo de trabalho seja mais rápido, mais eficaz e eficiente, possibilitando aos profissionais mais tempo para tarefas estratégicas e que exigem mais raciocínio.

Redução de custos 

A diminuição dos custos é uma preocupação frequente dentro de toda empresa. Com uso de software é possível analisar, com maior eficácia, os gastos, os setores que geram mais custos e onde é possível cortar ou realocar recursos.

Aumento da produtividade

O uso da tecnologia elimina a necessidade de controles manuais, além de da possibilidade de padronizar os processos. Isso leva a menor incidência de erros ou necessidade de ter que  refazer o trabalho.

Controle de qualidade 

A tecnologia está sujeita a menos erros do que o cérebro humano, principalmente quando se trata de atividades em grandes escalas. Além disso, o uso de software permite armazenar dados sobre os clientes e criar estratégias de atendimento personalizado, aumentando as chances de um bom atendimento. 

Retenção de talentos 

Com a tecnologia, é possível fazer contratações mais acertadas e objetivas, de acordo com os interesses da empresa. Ainda, é eficaz para saber qual colaborador mais produz e traz rendimentos para a empresa e analisar a competência e habilidade ou pontos fracos de cada membro da equipe.

Portanto, podemos concluir que o uso de tecnologia pela empresa intensifica o poder de decisão, uma vez que está respaldado por dados. Ao agir com base nisso, o RH se torna mais assertivo, o que, consequentemente, influencia em outros departamentos da instituição.

Contar com um software de RH pode ser transformador, uma vez que ele engloba todas as métricas e indicadores necessários para ter insights e melhorias na gestão dos recursos humanos da empresa. 

Ainda, a tecnologia pode auxiliar na qualidade do RH, otimização e eficiência dos processos e, consequentemente, aumentar as chances de acertos. Realizar controle manual feito por planilhas, por exemplo, pode se tornar um trabalho complexo e muito suscetível ao erro.

Além disso, gasta mais tempo do profissional, já que ele tem que lançar os dados e depois certificar de que eles estão certos, ainda assim, podendo cometer erros. Já com uso de software de RH esse trabalho pode se tornar muito mais eficaz.

Agora que você conheceu os benefícios de contar com um software de RH, fale com nossos especialistas e conheça o Sólides Gestão!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] testes de fit cultural, entre outros. Todo esse processo inclusive pode ser feito por meio de um software de RH de […]