Software de RH: o que é possível extrair de uma análise de dados?

Tempo de leitura: 4 minutos

O RH é o setor responsável pela guarda e administração de dados muito relevantes, bem como pela definição e implantação de práticas e políticas que fortaleçam a gestão de pessoas e a construção de equipes de alto rendimento.

Dessa forma, é preciso investir em ferramentas que tornem o RH mais ágil, dinâmico e assertivo. Atualmente, é possível encontrar soluções tecnológicas que podem ser bastante úteis para a otimização dos processos internos de recursos humanos, facilitando a consolidação de informações, a geração e o acompanhamento de novos indicadores e tendências, favorecendo uma visão mais abrangente do negócio.

Conheça alguns benefícios trazidos pela adoção de soluções e softwares de RH para a gestão com foco em pessoas e resultados:

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Banco de currículos e talentos

Considerando a importância da escolha adequada dos profissionais para a empresa, os processos seletivos precisam ser assertivos e, para isso, é fundamental utilizar bancos de currículos e talentos, confiáveis e seguros. Assim, o acesso a sites especializados pode colaborar para a qualidade da seleção e o perfeito alinhamento entre o perfil desejado e os candidatos encontrados. A extração de relatórios com filtros costuma facilitar ainda mais a realização da busca.

Integração de informações

Para assegurar um processo de tomada de decisões acertado e produtivo, é preciso que haja uma correta integração de informações que envolvem toda a empresa. Desse modo, centralizar dados sobre o cadastro dos colaboradores, históricos pessoais, regras relativas às políticas de remuneração e benefícios, descrição de funções e planos de treinamentos é fundamental para definição de indicadores relevantes, bem como para a extração de diagnósticos mais completos e expressivos. Os softwares de RH são recursos personalizáveis, que permitem essa integração de forma segura e eficiente.

Gestão de indicadores

Com um software de RH é possível estabelecer e acompanhar a evolução de indicadores importantes, tais como taxa de rotatividade dos colaboradores, despesas com rescisões contratuais, absenteísmo geral, afastamentos por problemas médicos, acidentes de trabalho, investimento em treinamento e qualificação, escolaridade dos profissionais, avaliação de desempenho, distribuição por cargo, setor e faixa salarial, entre outros.

Esses indicadores são necessários para a elaboração de estratégias que envolvem as equipes de trabalho, como, por exemplo, um plano para ampliação ou redução do quadro de colaboradores, práticas de gestão por competências, remuneração variada ou benefícios diferenciados. Somente através do acompanhamento de indicadores é possível observar tendências positivas ou negativas, definir ações para eliminar riscos e assegurar um gerenciamento mais efetivo da empresa.

Definição de metas e delegação responsabilidades

A análise dos indicadores também favorece a comunicação com as equipes de forma que todos possam compreender claramente, quais são os processos mais críticos e que merecem atenção especial. Assim, é possível desenvolver novos projetos, definir metas e delegar responsabilidades, sempre visando melhores resultados.

Identificação de talentos e potenciais

Analisar os dados extraídos por um bom software de RH também ajuda na identificação de talentos, não apenas no momento do recrutamento, mas também como ferramenta para gestão de pessoas. É necessário identificar novas lideranças, profissionais com potencial de crescimento e até estabelecer um plano de sucessão para a empresa.

Para tanto, é interessante utilizar recursos específicos, que garantam uma avaliação precisa do perfil comportamental dos colaboradores de forma padronizada e dinâmica. Vale ressaltar a importância de integrar esses dados ao mesmo sistema, alimentando o histórico profissional de cada um.

Multiplicação de conhecimento

A atualização dos profissionais de RH também merece atenção por parte dos gestores. Informações integradas sobre as competências comportamentais e sobre treinamento e capacitação podem ser utilizadas para definir planos de desenvolvimento individual dos colaboradores.

Iniciativas como oferecer acesso a portais especializados, matérias, artigos e pesquisas que envolvam assuntos relacionados à área e ao mercado costumam contribuir para esse desenvolvimento de forma simples e eficiente.

Sua empresa já usa um software de RH? Como você trabalha a análise de dados? Compartilhe conosco sua experiência e suas dúvidas!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] testes de fit cultural, entre outros. Todo esse processo inclusive pode ser feito por meio de um software de RH de […]