Software de RH e Gestão Comportamental

Tempo de leitura: 5 minutos

As mudanças tecnológicas provocadas pela era digital trazem facilidade para o dia a dia e também causam impacto no setor de Recursos Humanos. Um software de RH e Gestão de Comportamental permite a evolução do gerenciamento de talentos por parte da empresa, além de trazer mais produtividade e organização corporativa. 

O uso de softwares para gerir o perfil comportamental dos funcionários diminui a rotatividade na empresa e aumenta o engajamento com os colaboradores. Ficou interessado? Então, se você trabalha com RH não deixe de ler este post! 

O objetivo da gestão comportamental 

A gestão comportamental trata-se de uma ferramenta inovadora, que visa desenvolver os profissionais dentro das empresas e, por isso, tem sido cada vez mais utilizada pelo RH. Ainda, tem o objetivo de deixar o setor com uma gestão mais estratégica e inteligente. Para tanto, é utilizado o perfil comportamental de cada colaborador como ponto de partida para montar as equipes. 

Existem quatro tipos de perfis comportamentais e é importante conhecer todos, uma vez que explicam como cada colaborador reage aos incentivos e contato da empresa, além de analisar os pontos fortes e fracos de cada funcionário.

Analista 

O analista é caracterizado pela preocupação e atenção aos detalhes e, por isso, algumas vezes, podem ser confundidos com pessoas sem iniciativa. Ainda, destaca-se em atividades que exigem estudar e pesquisar, porque gosta de se basear nos fundamentos.

Comunicador

O perfil do comunicador é favorável à socialização e integração do grupo, por isso, ele se destaca em tarefas que envolvem conexão interpessoal. Ainda, gosta de estar próximo dos líderes. 

Planejador 

O planejador tem perfil mais calmo e concentrado no trabalho. Além disso, é uma pessoa com facilidade em criar conexões profundas com os colegas de trabalho. Ainda, destaca-se por projetos que requerem tempo e dedicação aos detalhes.

Executor 

O executor tem um perfil dominante e tende a fazer parte dos líderes, sendo um profissional autoconfiante e que gosta de desafios. Destaca-se em desafios com foco nos resultados, em cargos que exigem produtividade, agilidade ou decisões.

Otimização dos Recursos Humanos

Hoje, o setor de RH já tem recurso de sistemas e ferramentas ideais para uma gestão de impacto e, melhor, com baixo custo. Ainda, também conta com a otimização e inteligência do setor, com a possibilidade de atuar em diversas áreas da gestão.

Análise comportamental 

A análise comportamental tem como característica usar um método para avaliar as melhores práticas dos colaboradores, visando a evolução deles e o melhor desenvolvimento das funções no ambiente de trabalho. 

Ainda, é muito utilizada durante o processo seletivo, uma vez que contribui para a escolha do colaborador e é uma ferramenta que auxilia o RH a definir o padrão de profissionais e características para vaga ou uma equipe.

Cadastro dos colaboradores 

Cadastrar colaboradores é uma das principais tarefas do RH, pois, assim, é possível que criar um banco de dados com todas as informações sobre os funcionários. Ainda, isso otimiza o tempo de trabalho do setor, logo, deve ser indispensável em todas as empresas.

Recrutamento e seleção

Toda empresa sempre busca um funcionário que corresponda ao perfil necessário e às expectativas do cargo, por isso, o uso de softwares pode diminuir os erros na hora da contratação e deixar o processo seletivo mais assertivo e eficiente. 

Além disso, esse tipo de processo, com base na tecnologia, otimiza tempo do RH e aumenta as chances de contratar um perfil talentoso.

Avaliação de desempenho

Por meio de softwares especializados, é possível fazer um diagnóstico de desempenho eficiente dos colaboradores, o que permite agir com base em dados e diminui as chances de erros por achismos.  

Pesquisa de clima

O clima organizacional da empresa é a percepção dos colaboradores sobre a corporação e pode ser sentido pelos valores que instituição passa, pela estrutura e pelos processos utilizados. 

A pesquisa de clima permite detectar as insatisfações de cada colaborador e entender o motivo da queda de rendimento. Além disso, é possível identificar e corrigir dilemas sobre funcionários com base em pessoas que se desligaram da empresa.

Treinamentos

O uso da tecnologia como parceira durante o treinamento permite aumentar a capacitação do profissional com tempo otimizado e, como consequência, estimular e aumentar a produtividade. 

Os treinamentos internos melhoram as atividades dos colaboradores e podem ser feitos desde o momento da contratação. Essa é uma excelente oportunidade de demonstrar que a empresa está preocupada com o desempenho do trabalhador e a melhoria da qualidade.

As vantagens da otimização por meio da tecnologia   

Ter um RH estratégico é crucial para ser uma empresa de sucesso, mas, para se tornar um grande setor, é importante a implementação da tecnologia. Isso porque ela traz diversas melhorias para o negócio. Ainda, esses benefícios deixam o trabalho mais rápido e as decisões mais assertivas. 

É cada vez mais estratégico utilizar a tecnologia na empresa, independente do porte da organização, uma vez que ela é uma aliada para o controle dos colaboradores e melhoria do trabalho realizado. As vantagens de uma empresa recorrer à tecnologia são: 

  • engajar pessoas e aumentar a produtividade;
  • reduzir erros de contratação e indicar os melhores candidatos;
  • fornecer informações estratégicas para o gestor de pessoas;
  • treinar e desenvolver colaboradores de acordo com sua cultura e resolver conflitos interpessoais.

Como vimos, o uso da tecnologia permite analisar o perfil comportamental dos colaboradores, além de trazer vários benefícios para toda a empresa e deixá-la mais preparada para lidar com diversas situações, tudo isso com base em dados. 

Ainda, que para dar esse salto de desenvolvimento, não é preciso ser uma empresa de grande porte, o importante mesmo, independente do tamanho, é  utilizar a tecnologia como parceira, principalmente por meio do software de RH, importantíssimo para o setor de gestão de pessoas. 

Gostou do conteúdo? Então, venha conferir e aprofundar seus conhecimentos lendo também este post exclusivo: Gestão comportamental: entenda definitivamente como ela impacta a empresa.