Software de RH: como escolher o ideal para empresa?

Tempo de leitura: 10 minutos

A área de Recursos Humanos encontra-se em uma fase transitória, deixando de ser operacional e assumindo um papel mais estratégico dentro das organizações. Nesse cenário, um software de RH torna-se extremamente útil no fortalecimento de estratégias com foco em Gestão de Pessoas.

Fazer uso desse tipo de tecnologia elimina o tempo gasto rastreando as avaliações de desempenho e informações sobre férias, benefícios, remuneração e outros documentos importantes do setor. Além disso, automatiza processos, gera relatórios direcionados, produz dados analíticos consistentes e de fácil entendimento, aumenta a produtividade e reduz os custos com a rotatividade.

Encontrar um sistema certo para o setor, que atenda a necessidade da empresa e, ao mesmo tempo, seja inteligente, simples e útil, é uma tarefa que demanda certas diretrizes. Por esse motivo, preparamos um conteúdo para mostrar como o software de RH é importante e como fazer para escolher o seu. Boa leitura!

Por que contratar um software de RH?

O profissional de Recursos Humanos precisa planejar seu trabalho, uma vez que isso interfere diretamente na empresa em que atua. Mas, na maioria das vezes, todo o potencial desse setor não é devidamente explorado e chega a não ser valorizado.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Afinal, quando tudo é feito de forma manual fica difícil manter o controle. Isso porque a nossa memória não consegue guardar todas as informações que necessitamos, logo, ela precisa de uma ajudinha. Nessa hora, a tecnologia se torna uma grande amiga!

Contar com um software de RH é ter como aliado uma ferramenta que possibilita, antes de mais nada, otimizar o seu tempo. Além de deixá-lo mais organizado!

Outro ponto importante é que ajuda a deixar o processo de recrutamento e seleção mais eficiente. E não somente isso, também auxilia na organização do setor por completo, deixando-o mais inteligente.

Veja algumas dicas para contratar um software de RH:

Redução de custos

No processo de recrutamento de novos profissionais, sempre há gastos, mas quando existe um sistema que atende essa demanda, fica mais fácil, já que, por meio da ferramenta é possível:

  • armazenar, selecionar e localizar os currículos;
  • criar o perfil da vaga com as características necessárias;
  • fazer um programa de entrevista;
  • registrar o desempenho de cada candidato ao longo de um processo seletivo.

Outro ponto a favor é a possibilidade de realizar os testes de maneira online, aplicando, por exemplo, provas e questionários. Assim, torna-se mais ágil a etapa de identificar qual profissional mais atende o perfil que a empresa precisa, reduzindo os custos com aplicação de testes etc.

Aumento da produtividade

Um bom software de RH permite elevar a capacidade de produção de todo o setor. Isso porque não há a necessidade de perder longas horas em uma única demanda, evitando assim um possível retrabalho. Além disso, os registros manuais passam todos a serem virtuais, podendo ser arquivados em nuvem.

Ainda, com uma boa ferramenta é possível conectar diversos processos, fazendo com que a equipe produza mais em menos tempo. O setor também se torna ambientalmente correto, pois diminui o uso de papéis.

Organização de documentos

Organizar um setor é uma forma de deixá-lo mais funcional. Afinal, será possível saber onde todos os documentos necessários estão e as informações também. Mas quando esse arquivo é de papel, gera mais trabalho, além de ser volumoso.

Por meio do software de RH é possível organizar toda a documentação que você precisa. A vida de um colaborador, por exemplo, ficará armazenada no sistema e, caso haja um desligamento, será mais eficiente e fácil achar todas as informações que precisa para realizar o processo.

Dados armazenados com segurança

As informações físicas são mais fáceis de serem perdidas. Papel rasga, pode ser perdido, a tinta da caneta costuma sumir com o passar dos anos. No entanto, com todos os dados em processo digital, torna-se mais ágil a localização e o armazenamento.

Um bom software de RH tem um arquivo em nuvem, onde é possível acessar as pastas sempre que desejar. Com agilidade e praticidade: um meio mais seguro de não perder nenhum tipo de informação.

Padronização do processo seletivo

Mesmo que a sua equipe de RH seja eficiente e estruturada, sem um bom sistema para auxiliá-la, é quase certo que o processo seletivo se torne mais complicado e demorado. Isso porque cada recrutador fará do seu jeito.

Portanto, para deixar os gestores alinhados com o RH é necessário contar com uma ferramenta eficiente, já que ela unificará as informações e mostrará qual candidato reúne as qualificações e competências exigidas para preencher a vaga.

Banner_Dez_Dicas_Para_Gerenciar_Comportamento

Melhor comunicação com toda a empresa

As informações desencontradas dentro do setor de Recursos Humanos podem causar sérios transtornos. A demora por conseguir algum dado relevante para um processo seletivo também. Esses são somente alguns problemas que essa área pode enfrentar.

Um programa específico para registrar todos os dados, melhora bastante a comunicação durante a seleção de novos candidatos. Além de proporcionar mais eficácia para se comunicar com toda a empresa. Afinal, se um gerente de um setor, por exemplo, precisar de informações sobre como anda o processo de escolha de um profissional que ele solicitou, ficará mais fácil passar tudo o que ele precisa saber.

Software de experiência completa

Ter a sua disposição uma ferramenta completa é um facilitador. Como já dissemos, a tecnologia deve ser uma amiga diária para que os processos do setor de Recursos Humanos sejam mais otimizados e eficientes.

O software de RH da Sólides é uma plataforma completa, que soma o People Analytics e a Gestão Comportamental. Além de usar tecnologia para atrair, desenvolver e reter os talentos da sua organização.

A inteligência de dados contida na ferramenta reduz erros na hora de você contratar novos colaboradores. Ainda, melhora o desempenho dos seus profissionais, ou seja, é uma plataforma auxiliadora, que transforma a sua empresa por meio das pessoas!

Como escolher um software de RH ideal para a sua empresa?

Entender como avaliar um bom software de RH é essencial. Logo, compreender que o seu setor necessita de mais tecnologia é a premissa principal. A seguir, veja como escolher a melhor ferramenta.

Defina a necessidade

Entender para que a companhia busca um software de RH é o primeiro passo para traçar um briefing detalhado para os fornecedores e receber propostas que acompanhem a necessidade e a realidade da empresa. O ideal é que um grupo de pessoas, das áreas de RH, Tecnologia da Informação e demais gestores, elabore a lista de funcionalidades que a ferramenta deve ter por ordem de prioridade.

Lembre-se de apresentar para os fornecedores o tamanho atual da organização, a previsão da taxa de crescimento, o plano estratégico, se há ou não a necessidade de compatibilidade com outros softwares já usados e a lista que citamos acima.

Avalie as possibilidades da ferramenta

O grupo composto por profissionais de RH, TI e gestores de outras áreas pode identificar necessidades específicas, como analisar o porquê da alta rotatividade em determinada área. Nesse caso, um módulo de gestão de desempenho e de avaliação pode ajudar a reduzir essas taxas.

Elaborando-se um estudo de caso sobre cada um dos dilemas enfrentados na gestão de pessoas, a definição dos requisitos do software deve ser firmemente baseada nisso. Portanto, certifique-se que o software de RH escolhido permita que esse trabalho em equipe continue a acontecer com a ajuda da ferramenta.

Faça uma pesquisa detalhada

Converse com colegas da área sobre os prós e contras dos atuais softwares que utilizam. Uma boa estratégia é pesquisar na internet o que há disponível no mercado, ler publicações recentes e compilar uma lista de produtos que apresentam potencial para atender a necessidade da empresa. É nessa hora que os itens inegociáveis, como funcionalidades e compatibilidades, devem ser prontamente apresentados.

Para tanto, prefira empresas que fazem demonstrações de softwares e confirme se o sistema tem certificação. Ainda, informe-se quanto aos custos de atualização, taxas de manutenção e possibilidade de realização de treinamentos. Se possível, faça uma pesquisa de opinião com quem já usa a ferramenta que você e os profissionais da sua empresa mais gostaram.

Experimente o software que deseja obter

Examine os seguintes aspectos: capacidade de integração com o software atual — ou com softwares de outras áreas, como o da folha de pagamento, facilidade de aprendizado, simplicidade para a inserção de dados, flexibilidade — capacidade de se expandir em curto ou médio prazo, performance das funcionalidades e capacidade de gerar relatórios.

Se a empresa tiver alguma necessidade específica, como a geração de relatórios personalizados, não se esqueça de testar essa seção do software, personalizando o sistema para gerar tais relatórios customizados.

Por fim, oriente-se quanto ao suporte que o fornecedor da ferramenta oferece. Procure conversar com algum técnico, tire dúvidas com o help desk, assim, você terá ideia de como será a assessoria quando precisar.

Busque hospedagem na nuvem

Muito mais fácil, rápido e barato do que a implementação tradicional, a hospedagem de um software de RH na nuvem permite uma boa economia com servidores caros. Além disso, a segurança com os dados e o backup tem sido cada vez mais garantidos pelas empresas de tecnologia.

Trata-se de algo eficiente também para evitar ocupar espaço em sua empresa com arquivos de papel. Portanto, conte com uma ferramenta que dá a você a possibilidade de armazenar todos os seus documentos na nuvem.

Confira se o software é certificado

Pesquise se o desenvolvedor de software tem credenciais técnicas sólidas e certificações de qualidade e eficiência expedidas por instituições reconhecidas.

Os benefícios em se investir em um novo software de RH são inúmeros não só no aspecto financeiro, com na economia de tempo e recursos, mas também ao proporcionar uma oportunidade de lidar melhor com quaisquer questões da gestão da empresa. Automatizar tarefas de rotina é oferecer tempo e espaço para a área de RH ser muito mais estratégica.

Além disso, basta ressaltar que estamos passando diariamente por transformações tecnológicas e, quanto mais otimizado for o setor de RH, melhor será a empresa. Os dados são elementos fundamentais para elaborar relatórios e melhorar o posicionamento estratégico da organização.

Então, é sempre bom ter fácil acesso a todas as informações necessárias para melhorar a visão da instituição. Além disso, contribuir com eficácia para o bom desempenho do setor de Recursos Humanos.

Portanto, o software de RH é um investimento para otimizar, praticamente, todos os processos dentro de uma empresa, ou seja, quanto melhor for o sistema, mais eficácia e melhorias ele proporcionará para a instituição!

Precisando de uma ferramenta completa para atender a todas as necessidades da sua empresa? Conheça o Sólides Gestão. Fale com um de nossos especialistas!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of