Software de recrutamento online: vantagens e como escolher o ideal

Tempo de leitura: 6 minutos

A tecnologia sempre foi uma grande aliada do setor de Recursos Humanos. O software de recrutamento online, por exemplo, é uma ferramenta excelente, capaz de tornar mais assertiva a busca por novos colaboradores. Afinal, nem sempre e fácil escolher as pessoas certas dentre tantos candidatos.

Ainda, nesse sentido, o software de recrutamento online é bastante utilizado pelas organizações para facilitar o trabalho do analista de RH e otimizar o tempo. Outra vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de organizar um banco de talentos para futuros processos seletivos.  

Atualmente, a demanda das empresas por aplicativos e programas capazes de automatizar processos faz com que o mercado desenvolva um grande número de produtos para atendê-las. O que torna um pouco mais difícil o processo de escolha pelo melhor software. 

O objetivo deste artigo é auxiliar as empresas na escolha da ferramenta ideal para recrutar talentos. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre o software de recrutamento online, como ele funciona, quais as vantagens e que aspectos precisam ser considerados para uma boa experiência. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é software de recrutamento online?

Trata-se de um programa capaz de rastrear candidatos que disputam postos de trabalho nas empresas. Essa ferramenta permite o manuseio eletrônico das necessidades de recrutamento e seleção, desde a etapa de recebimento dos currículos, até a efetivação do colaborador. 

Nesse contexto, esses programas agilizam e facilitam o processo de triagem nas empresas contratantes e são utilizados por 98% das 500 maiores companhias presentes na lista da Forbes, a mais conceituada revista de economia e negócios do mundo. 

Como funciona um software de recrutamento online?

De forma geral, quando um profissional em busca de colocação no mercado preenche um formulário de emprego pela internet ou submete um currículo usando uma plataforma virtual, ele já está em contato com o software. 

A partir desse momento, o programa organiza e analisa uma base de dados, reunindo os critérios definidos pela empresa. Aquelas informações que o candidato forneceu quando enviou o currículo vão direto para essa base de dados. 

O próximo passo consiste na aplicação de palavras-chave para filtrar os currículos recebidos. Esse filtro seleciona, entre todos os candidatos, aqueles que atendem aos requisitos desejados pelo recrutador. 

Vale ressaltar que cada software tem funções próprias, mas, geralmente, as opções de busca estão relacionadas à remuneração média, cargos ocupados no passado, tempo de experiência, entre outros.

Ainda, o funcionamento desse tipo de programa é simples e oferece vantagens. Basicamente, o recrutamento digital elimina a necessidade de utilizar métodos de triagem convencionais para encontrar novos colaboradores. 

Outro ponto positivo: os programas de recrutamento online mantêm o banco de talentos organizado e agilizam os processos de contratação. Além disso, possibilitam a divulgação de vagas em plataformas diferentes, aceitam novas admissões, estabelecem fluxos de trabalho, organizam de horários, folgas e plantões. 

Logo, contar com essa tecnologia proporciona maior agilidade nos processos de recrutamento e seleção, menor uso de papel, mensuração de resultados, integração de dados e fortalecimento da marca/empresa que contrata. 

A seguir, elencaremos quais pontos devem ser observados antes de adquirir um software de recrutamento online adequado para evitar dor de cabeça. 

Aspectos que precisam ser analisados para uma boa experiência

Se a decisão de adquirir um software de recrutamento digital chegou ao departamento de RH, ótimo. Mas há muitas opções no mercado, o que deixa a escolha um pouco mais difícil. No entanto, observando alguns aspectos, a hipótese de acertar é maior. 

Então, para ter uma boa experiência com essa ferramenta na sua empresa, considere:

  • quais funcionalidades o software oferece;
  • a idoneidade da empresa que vai fornecer o programa. Certifique-se que ela oferece suporte e assistência;
  • o preço, é claro, mas não escolha somente pelo menor. Lembre-se que o barato pode sair caro;
  • se a empresa fornecedora oferece uma demonstração prévia;
  • se o sistema é de fácil utilização.

Depois da aquisição, outros pontos devem ser considerados para garantir uma experiência positiva com a ferramenta. Assim, existem aspectos oferecem vantagens tanto para o RH quanto para o candidato à vaga.

Para o candidato

Softwares de recrutamento digitais que oferecem integração com os principais portais de vagas e redes sociais são super recomendados. Para quem procura um emprego, a vantagem é a possibilidade de ter seu perfil profissional na vitrine em sites e, assim, ter autonomia para se candidatar. 

Da mesma forma, as redes sociais são aliadas, pois, contribuem para o recrutamento de excelentes profissionais. E não pense que só o LinkedIn é o melhor território para encontrar uma vaga. Facebook, Twitter e até Instagram são terrenos férteis. 

Sem contar que muitos candidatos procuram vagas em grupos online ou usam essas plataformas para estabelecer contato com as empresas. Inclusive, em redes sociais como LinkedIn, especialistas em RH estão sempre de olho, à procura dos perfis mais qualificados. 

Para o RH

Programas que têm filtros avançados são, de longe, os mais indicados. O analista de Recursos Humanos sabe que é comum receber um grande volume de currículos quando uma vaga é aberta na empresa. 

Nesses casos, a avaliação dos candidatos se torna mais complexa. Por isso, os filtros são aliados e devem ser usados a partir de palavras-chave. Dessa maneira, o software consegue “buscar” os perfis que estão mais adequados à oportunidade. 

Outro aspecto fundamental é o programa que oferece um banco de talentos. Assim, mesmo aqueles currículos que não resultaram em contratação, podem ser aproveitados em outras vagas ou em futuros processos seletivos. 

Trata-se de um recurso excelente, que auxilia o departamento de RH na hora de manter as informações dos candidatos armazenadas e organizadas. Em um momento de necessidade, basta aproveitar esse banco de talentos que, provavelmente, estará abastecido com profissionais alinhados com o fit cultural da empresa. 

Apresentação Sólides Jobs

Se você veio até aqui, com certeza está procurando o software de recrutamento online ideal para a sua empresa. Por isso, permita-nos apresentar: Sólides Jobs, a plataforma de recrutamento digital da Sólides. 

O Sólides Jobs é um excelente software de gestão e será um forte aliado para tornar o processo seletivo na sua empresa muito mais dinâmico e efetivo. Confira agora mesmo!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments