Conheça o software de recrutamento e seleção certo para o seu RH!

Tempo de leitura: 7 minutos

Como você já sabe bem, o processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes para o setor de RH de uma empresa. Afinal, é através dele que você conseguirá trazer os colaboradores mais adequados para cada cargo e equipe, o que irá impactar diretamente nos resultados da organização.

Mas, em grande parte das vezes, esse processo é feito de forma nada eficiente, durando muito mais tempo que o ideal e ainda resultando em contratações erradas. No fim das contas, a empresa acaba perdendo dinheiro em vários pontos: com as horas dos gestores e profissionais de RH que participaram do processo seletivo, com as despesas relacionadas às questões trabalhistas, com o treinamento do colaborador que não ficou na empresa…

É aí que entra a importância de contar com um bom software de recrutamento e seleção! Esse tipo de sistema te ajuda a tornar o processo mais assertivo e a otimizar o seu tempo. Por isso, hoje você vai conhecer o Solides Gestão e como ele pode te ajudar com essa etapa tão importante para o RH. Para saber mais é só continuar a leitura do artigo!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

4 funcionalidade do software de recrutamento e seleção que vão te ajudar

Já que você já sabe da importância de contar com um software de recrutamento e seleção em seu RH, vamos focar em algumas principais funcionalidades do Solides Gestão relacionadas a esse processo.

É claro que o sistema vai muito além dos 4 pontos que vamos destacar abaixo. Mas, a partir deles, você já irá entender como pode otimizar o seu processo seletivo. Confira!

1- Banco de currículos

Nós sabemos que uma das grandes dificuldades do RH é ainda ter que lidar com uma quantidade imensa de informações extremamente importantes para a empresa. E, mesmo com tantos recursos tecnológicos disponíveis, várias vezes esses dados ainda são armazenados em papéis, o que só dificulta ainda mais o trabalho do profissional de Recursos Humanos.

Mesmo quando o setor de RH já conta com um local para armazenar os currículos digitalmente, por exemplo, não é tão simples manter uma organização, ainda mais quando se trata de profissionais atuando no setor e vários processos seletivos acontecendo.

Assim, contar com um software de recrutamento e seleção que te ajuda a armazenar e a organizar os cadastros recebidos para vagas em aberto é muito importante. O Solides Gestão permite que você crie um banco de de currículos que recebe e armazena esses documentos automaticamente no próprio sistema após um candidato se inscrever para uma vaga.

Vamos supor que um candidato não foi selecionado para determinada vaga. Porém, em um processo seletivo posterior, esse poderia ser o profissional mais adequado. Contando com um banco de currículos onde você pode fazer buscas com várias informações – como o perfil comportamental -, você pode voltar a entrar em contato com essa pessoa.

Além de organizar da melhor forma os currículos recebidos pelo seu RH, você consegue otimizar o processo seletivo e facilitar a busca pelo candidato certo para uma vaga.

2- Triagem de currículos

Outro ponto positivo do Solides Gestão para o recrutamento e seleção da sua empresa é a facilidade para fazer a triagem de currículos. Nós sabemos que essa costuma ser uma das atividades mais demoradas do processo seletivo, então é fundamental que você adote alguma ferramenta para otimizá-la.

Com o nosso software de recrutamento e seleção, você consegue fazer a triagem de currículos de forma muito mais simples e rápida através de filtros de pesquisa. Basta que você selecione os requisitos fundamentais para o exercício da função que está com a vaga em aberto, como, por exemplo, escolaridade e tempo de experiência, para o sistema te informar os candidatos que cumprem as exigências necessárias.

3- Análise comportamental

Agora vamos partir para um outro assunto fundamental para garantir a assertividade do seu processo seletivo: a análise comportamental. Nós já sabemos que a rotatividade custa muito caro para as empresas. Agora, uma informação complementar a essa e extremamente relevante para você é a de que a cada 5 demissões, 3 são por comportamento. E é aí que muitos departamentos de Recursos Humanos ainda falham em seus processos seletivos!

Para selecionar o candidato ideal para a sua empresa, não basta analisar apenas as suas habilidades técnicas. As competências e tendências comportamentais também são fundamentais, pois elas são grandes responsáveis por te informar se o profissional irá alcançar um bom desempenho na organização ou não.

Imagine que você está contratando um novo colaborador para o seu departamento financeiro, o que exige competências como detalhismo, perfil analítico e concentração, por exemplo. Como garantir que um candidato conta com essas habilidades apenas por um currículo, prova ou até mesmo dinâmica? Afinal, cada vez mais temos percebido a importância do RH sair da subjetividade e passar a analisar dados.

Por isso a análise do comportamento é tão importante nesse processo. Com o Solides Gestão, você conseguirá mapear o perfil comportamental dos candidatos através do teste Profiler. Depois, é só cruzar os dados dos candidatos com os requisitos selecionados como essenciais para a vaga e encontrar o que está mais de acordo com o perfil exigido – tudo através do software de recrutamento e seleção!

4- Integração entre processos

O Solides Gestão integra os processos de RH, o que quer dizer que, além de receber automaticamente os cadastros de candidatos no seu banco de currículos, você consegue acompanhar toda a vida da pessoa selecionada para ser um novo colaborador na empresa.

Assim, além de contar com todas as informações de cadastro do colaborador em um só lugar, você também consegue acompanhar os resultados das suas avaliações de desempenho, quais treinamentos foram feitos, mapeamentos comportamentais e muito mais. Todas as informações são integradas e ficam disponíveis de forma organizada para você visualizar quando precisar.

Isso irá não apenas otimizar o tempo do seu processo seletivo, como também irá trazer maior assertividade para todos os seus processos de RH, já que as chances de erros diminuem.

Conheça outros benefícios do Solides Gestão

Como você já deve ter percebido, o Solides Gestão não é apenas um software de recrutamento e seleção. Ele acompanha o seu RH em todos os processos do setor, desde a contratação de um novo colaborador até o seu desenvolvimento.

Tudo isso é feito com base  em dados de comportamento das equipes, o que te permite planejar de forma mais assertiva as ações e ter uma atuação mais estratégica na empresa.

Assim, a empresa consegue:

  • aumentar a produtividade, pois os gestores podem acompanhar de perto os gaps relacionados à performance dos profissionais e pensar em ações para melhorar cada vez mais o desempenho de cada um;
  • redução de custos, pois com processos mais assertivos e estratégicos, você contrata as pessoas certas e mantém um bom clima organizacional. Assim, é possível reter talentos e diminuir a rotatividade, reduzindo os gastos com demissões e novas contratações;
  • mensuração de resultados: por se basear em dados, o Solides Gestão disponibiliza diversos relatórios e gráficos completos para que você consiga ter mais assertividade nos processos e um setor mais estratégico baseado em inteligência de dados.

Essas são as vantagens de contar com um software de recrutamento e seleção. E aí, quer melhorar os seus resultados e ter um processo seletivo mais rápido e eficiente? Clique aqui e use o Solides Gestão gratuitamente por 14 dias!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] pontos importantes para desenvolvê-lo de forma assertiva em sua empresa, que tal entender como um software de recrutamento e seleção pode te ajudar nesse […]