Sistema de gestão de pessoas: saiba como ter um RH voltado a resultados!

Tempo de leitura: 12 minutos

Já sabemos que um dos grandes desafios do setor de recursos humanos em uma empresa é ter tempo para organizar as suas atividades, desenvolvê-las e ainda atuar estrategicamente na organização.

E esse é um ponto extremamente crítico. Afinal, o departamento de RH precisa ser estratégico para realmente gerar resultados positivos para a empresa! Ele é o setor responsável por reter talentos e diminuir custos com rotatividade, desenvolver as lideranças e os colaboradores para a organização alcançar o máximo de produtividade, fazer processos de recrutamento e seleção assertivos e muito mais.

Além do mais, apresentar resultados positivos através de indicadores que apontam a eficiência do setor prova para toda a empresa e para os diretores da organização o valor do RH.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Então, hoje vamos falar sobre como otimizar os seus processos e garantir resultados reais usando o sistema de gestão de pessoas ideal para o seu RH. Continue a leitura e conheça a solução para o seu departamento!

RH baseado em dados: entenda a importância da Gestão Comportamental

O sistema de gestão de pessoas é um recurso fundamental para que você consiga levar estratégia para o seu RH. Afinal, como veremos mais para frente, ele é responsável por otimizar o seu tempo e garantir que os seus processos sejam assertivos.

Mas antes de entender tudo sobre essa solução, você precisa ter em mente que ela se trata de uma ferramenta. E, para usá-la da melhor forma, é muito importante que você saiba como aplicá-la de forma efetiva em seu departamento.

Então vamos lá. Geralmente, nós estamos acostumados a lidar com RHs que ainda atuam na subjetividade. A explicação para isso é simples: pessoas não são exatas, então fica difícil usar números para definir quais são as ações, definir os indicadores do setor e apresentar os resultados.

Mas nós estamos aqui para mostrar que isso pode ser diferente! Na era do big data, até mesmo a gestão de pessoas pode ser mensurável. O People Analytics é uma realidade cada vez mais presente nas empresas, se tornando uma tendência mundial.

No recursos humanos, o uso de dados toma forma no HR Analytics, o que pode ser aplicado pela estratégia de Gestão Comportamental. Através dela, você vai poder conhecer o perfil comportamental dos seus colaboradores – o que te apresenta as tendências de comportamento, as competências mais desenvolvidas e as que precisam ser trabalhadas de cada colaborador – para desenvolver um gerenciamento de pessoas baseado em dados.

E como chegar a esses dados? É aí que entra o sistema de gestão de pessoas! O software ideal precisa te ajudar em diversos aspectos: aplicação do teste de perfil, apresentação do mapeamento comportamental dos colaboradores e equipes, otimização dos processos de RH, desenvolvimento de relatórios inteligentes, auxílio na mensuração dos resultados e muito mais.

Agora que você já entendeu como deve funcionar a atuação de um sistema de gestão de pessoas, chegou a hora de conhecer o Solides Gestão, a nossa solução para RH que vai te ajudar a desenvolver uma gestão de pessoas totalmente focada em resultados!

Sistema de gestão de pessoas: saiba como ele vai te ajudar

O Solides Gestão é uma ferramenta para RH desenvolvida com foco na gestão de pessoas que entende a importância dos colaboradores para o sucesso das empresas. Nesse caso, os dados são essenciais para que as ações sejam realizadas de forma assertiva e de acordo com os objetivos e metas da empresa.

Para desenvolver esse tipo de gerenciamento dos colaboradores, os departamentos de RH precisam encarar de frente uma série de desafios. Você com certeza se identifica com vários deles! E não é pra menos, essas dificuldades são universais.

Mas calma que existe uma solução. Veja como você pode lidar com 8 desses desafios!

1 – O RH está desestruturado

Muitos profissionais de recursos humanos têm uma série de dificuldades quando o assunto é estruturar um RH. Não é incomum esse setor estar associado ao Departamento Pessoal, acumulando uma série de tarefas e deixando ações e planejamentos importantes para depois.

Assim, os resultados da gestão de pessoas deixam a desejar. A falta de um planejamento cuidadoso das ações gera equipes que não estão devidamente capacitadas, líderes não desenvolvidos, alta rotatividade, o acúmulo de processos seletivos a fazer… uma verdadeira bola de neve!

O primeiro passo para estruturar o seu RH é sistematizar as atividade e as informações do departamento. É fundamental contar com todas as informações dos colaboradores e demais dados importantes para o setor em um mesmo lugar para que você consiga ter uma visão organizada do todo e gerenciar as tarefas de forma eficiente.

O Solides Gestão é uma solução completa, onde você vai encontrar desde informações de identificação de colaborador até mesmo um histórico do seu desempenho. Você conta com um dashboard com gráficos e dados importantes para uma visão geral da empresa. Além disso, é possível integrar o seu aplicativo Google Agenda ao sistema, garantindo a organização das suas tarefas, reuniões e entregas em um mesmo lugar.

2 – As informações sobre os colaboradores estão espalhadas em outros setores

Um outro grande desafio do RH – que está completamente associado à dificuldade de estruturar esse setor – é que geralmente as informações necessárias para desenvolver as ações de gestão de pessoas estão todas espalhadas em outras áreas da empresa, como o Departamento Pessoal ou até mesmo um arquivo físico.

Isso gera uma burocracia enorme e atrasa todos os processos. Os desafios aparecem até quando se trata de uma questão extremamente simples, como encontrar o nome completo de um colaborador para o planejamento de um treinamento.

Usando o Solides Gestão, você vai fazer o cadastro de todos os colaboradores. Além de informações simples, como nome e cargo, você pode fazer o controle de dados como aniversários, ocorrências, benefícios, metas, férias, análises demissionais e até mesmo de ponto. Basta subir o arquivo de ponto da sua empresa que você terá acesso a todos os registros feitos e até mesmo aos bancos de horas dos seus colaboradores!

3 – O processo de recrutamento e seleção é muito longo e esgotante

Você sabia que o Brasil é o país em que os processos seletivos têm o maior tempo de duração? De acordo com uma pesquisa feita em 2017, levamos em média 39,6 dias para fechar uma contratação.

Isso é desgastante e gera uma série de consequências negativas para empresa: perda de produtividade com a falta do colaborador que precisa ser contratado e o seu período de treinamento inicial, despesas maiores e perdas de possíveis talentos por desistência. E em grande parte das vezes esses processos acabam nem sendo assertivos o suficiente!

O Solides Gestão otimiza o processo de recrutamento e seleção em seu RH, possibilitando que ele se torne mais curto e, com certeza, menos desgastante e mais assertivo. Você consegue fazer um controle de forma simples de todos os candidatos e vagas abertas, filtros rápidos de currículos, armazenamento de descrição dos cargos e divulgação de vagas que precisam ser preenchidas.

Assim, você tem tempo para focar em questões mais estratégicas, além de reduzir até 50% do tempo de duração do processo seletivo e torná-lo muito mais eficiente.

4 – As pesquisas e avaliações de desempenho não geram resultados

Lembra quando falamos sobre ter tudo o que você precisa para o seu RH em um mesmo lugar? No Solides Gestão, isso também vale para as suas avaliações de desempenho, avaliações avançadas, pesquisas de clima, entre outras.

Muitas vezes, esse tipo de ação é desenvolvida dentro da empresa mas os seus resultados não são usados para o planejamento de ações que podem melhorar o cenário da organização. Isso acontece porque essas informações não são sistematizadas de forma organizada e acabam sendo perdidas.

Mais do que ninguém, você conhece os esforços que as avaliações e as pesquisas envolvem para serem simplesmente deixadas de lado, não é mesmo?

Por isso, é fundamental que você conte com um sistema de gestão de pessoas que te ajude a não apenas armazenar e organizar essas informações, mas a gerar relatórios. Eles te orientarão para o planejamento e desenvolvimento de ações efetivas e que realmente geram resultados.

5 – A produtividade dos colaboradores está baixa

Para falar sobre os problemas de produtividade, nós vamos abordar o principal benefício do Solides Gestão para o seu RH: a possibilidade de desenvolvimento e aplicação da Gestão Comportamental.

Nós já comentamos sobre essa estratégia lá em cima. Mas principalmente se você está enfrentando problemas com a produtividade e os demais desafios que ainda vamos apontar, a Gestão Comportamental é fundamental para a sua empresa.

Basicamente, trata-se do uso das informações sobre o perfil comportamental dos colaboradores para que você possa desenvolver uma gestão de pessoas objetiva e focada no desenvolvimento de equipes de alta performance.

Através do Solides Gestão, você aplica testes de perfil comportamental que podem ser respondidos em cerca de 7 minutos e geram mais de 50 informações sobre cada profissional. Esse mapeamento comportamental é validado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Conhecendo os comportamentos e as competências de cada colaborador, você pode atuar em conjunto com as lideranças para desenvolver treinamentos efetivos, uma comunicação que gera interesse e compreensão por parte das equipes e adequar o profissional certo para a função certa.

Esse é o caminho para que a sua gestão de pessoas apresente resultados em termos de performance! E você pode até mesmo tirar prova disso, medindo os indicadores de produtividade antes e depois de aplicar a gestão comportamental. Os resultados com certeza vão surpreender não somente a sua equipe de RH, mas a empresa como um todo!

6 – A rotatividade está alta

Uma alta taxa de rotatividade gera muitas despesas para a empresa. São gastos com encargos trabalhistas relacionadas à demissão, processo seletivo, tempo de treinamento do novo colaborador e muito mais.

O que nós podemos te assegurar é que a maior parte da rotatividade é causada por contratações erradas. E, assim como falamos no tópico anterior, isso pode ser muito bem trabalhado através da Gestão Comportamental.

Sabendo qual é o perfil comportamental ideal para ocupar os cargos na empresa, você pode fazer o mapeamento dos candidatos e selecionar aqueles que mais se adequam à cultura organizacional e ao que a sua empresa precisa.

Além disso, fica muito mais simples desenvolver ações de retenção de talentos se você os conhece profundamente. Além de posicionar os colaboradores em funções que eles se sentem motivados, você pode planejar programas de desenvolvimento e ações que vão engajá-los verdadeiramente.

7 – As lideranças precisam ser desenvolvidas

Desenvolvimento de lideranças é outro tópico que traz dor de cabeça para muitos profissionais de RH. E a resposta para esse desafio também é a Gestão Comportamental!

Conhecendo as competências dos líderes da sua empresa e o que cada um precisa desenvolver para atender às necessidades da organização, você não cria os seus planos de desenvolvimento no escuro.

O desenvolvimento de lideranças envolve o gasto de tempo e dinheiro. Por isso, é fundamental que você faça isso de forma assertiva! Através da análise de perfil comportamental, é possível focar naquilo que cada um precisa trabalhar e criar programas eficientes baseados em dados de comportamento e competências.

8 – Os treinamentos não geram resultados

Por último, agora vamos falar sobre os treinamentos dos colaboradores. Você acha que, apesar do investimento, os profissionais em sua empresa não estão gerando os resultados esperados através dos treinamentos que você aplica? O Solides Gestão também vai te ajudar com isso!

Além de aplicar o teste de perfil para identificar qual é o melhor tipo de treinamento e a forma mais adequada de se comunicar com as equipes, você consegue registrar as informações sobre cada treinamento e os colaboradores que participaram.

Assim, além de ter um controle de todos os treinamentos desenvolvidos, você ainda consegue preparar atividades que vão atender o que o profissional precisa para se engajar, aprender e aplicar os conhecimentos.

Preparar treinamentos baseados em dados é a solução para você ver resultados efetivos dos investimentos do RH e da empresa como um todo!

Além de todos os benefícios que falamos aqui, você ainda conta com uma equipe de sucesso do cliente com especialistas preparados para te atender e fornecer orientações para você ter um RH estratégico, voltado a resultados e que supera os seus desafios de forma eficiente.

Agora que você já sabe qual é o sistema de gestão de pessoas ideal para o seu RH, que tal usar o Solides Gestão gratuitamente por 14 dias e conhecer os seus benefícios na prática? É só clicar aqui e fazer o seu cadastro!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of