QueroMesa: Conheça o novo sistema de agendamento de espaço de trabalho gratuito oferecido pela Sólides

Tempo de leitura: 6 minutos

A pandemia da Covid-19 transformou a rotina das empresas. Assim, se antes havia uma resistência à adoção do trabalho em home office, hoje, ele já é uma realidade em grande parte dos negócios. Agora, com o avanço da vacinação, a tendência é o modelo de trabalho híbrido. Modelo esse que precisa ser muito bem pensado, por exemplo, por meio de um agendamento de espaço de trabalho.

Mas para que a empresa reorganize o ambiente de trabalho e se adapte a uma nova forma de trabalhar, ela precisa contar com você: membro do RH. Afinal, ninguém melhor que um profissional de Recursos Humanos para cuidar que esse retorno ao ambiente organizacional seja realizado de forma estratégica e segura, valorizando o capital humano. 

Então, se o trabalho híbrido já é uma tendência, você já pensou em como auxiliar gestores e líderes da sua empresa nesse novo modelo de jornada de trabalho? Para ajudar você nesse desafio, a Sólides lançou a plataforma QueroMesa. 

Quer entender melhor esse novo sistema e descobrir como ele pode ser seu aliado no agendamento de ocupação do espaço organizacional? Continue a leitura até o final e saiba mais!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o QueroMesa?

Trata-se de um sistema totalmente gratuito oferecido pela Sólides que permite que as empresas que adotarão ou já utilizam o modelo híbrido de trabalho possam organizar os profissionais que vão trabalhar no espaço físico da organização a cada dia, melhorando a experiência do colaborador no retorno ao escritório.

Por meio desse sistema de agendamento de espaço de trabalho também é possível determinar quais estações de trabalho podem ser ocupadas, evitando assim a aglomeração, promovendo o distanciamento social. 

Além disso, o sistema permite que o próprio colaborador reserve a melhor mesa para si em poucos segundos. Desse modo, o profissional se sente seguro em sair de casa para trabalhar e retornar sem medo.

Ainda, o QueroMesa possibilita que o setor de Recursos Humanos acompanhe quem compareceu ao trabalho presencial na data estipulada com check-in via QR Code. Essa tecnologia facilita a gestão de presença e controle de ponto, evitando transtornos com faltas e descontos equivocados na folha de pagamento. 

Quem pode utilizar o QueroMesa?

Por se tratar de um sistema gratuito, qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode aderir ao QueroMesa. 

Nos EUA, esse tipo de tecnologia está sendo vendido por valores altos, podendo ser adotados somente nas grandes empresas. Aqui no Brasil, a Sólides desenvolveu gratuitamente para você.

Isso porque, a Sólides tem a ideia de que a tecnologia pode agregar na gestão de pessoas com processos mais simples, baratos e eficientes. Assim, você pode fazer a diferença na sua empresa mostrando a importância do papel do RH nos processos de retorno a um ambiente organizacional pós-pandemia.

Como funciona o sistema QueroMesa?

O primeiro passo é mapear o espaço físico da organização, numerando as mesas fisicamente com adesivação de número sequencial.

Logo depois, você pode cadastrar no sistema QueroMesa os setores e seus intervalos de mesas, importando uma planilha xml com todos os seus colaboradores, o que pode ser feito em minutos.

Assim, após explicar como funciona o agendamento para gestores e líderes, o próximo passo é que cada um deles explique como será o esquema para seu time. Com webapp fácil e intuitivo, os colaboradores podem reservar uma mesa em menos de 15 segundos.

Ainda, gestores e líderes podem alinhar com a equipe o melhor dia que determinados profissionais devem agendar a ida ao escritório para se encontrar e resolver assuntos presencialmente.

Por fim, você, como profissional de RH, gerenciará a taxa de ocupação e presença por meio do Sólides Workspace Scheduling. Assim, você otimiza a taxa de ocupação dando o direcionamento adequado para manter a saúde no trabalho.

Quais os benefícios de adotar um sistema de agendamento de espaço de trabalho?

Adotar o modelo híbrido de trabalho pode parecer um desafio para o RH em um primeiro momento. Mas trata-se de uma excelente oportunidade para restabelecer conexões e fortalecer a cultura da empresa. Conheça agora os principais benefícios de contar com o auxílio do QueroMesa neste momento!

Benefícios para os colaboradores

  • Aproveitar a flexibilidade de poder trabalhar no conforto do lar, sem ter que enfrentar problemas com deslocamento no trânsito, por exemplo, mas também o fato de poder optar por trabalhar alguns dias no escritório, permitindo a interação com os colegas de equipe de forma presencial.
  • O sistema QueroMesa permite uma orientação organizada sobre quando eles podem ou precisam ir trabalhar presencialmente, onde podem se assentar com segurança e, ainda, ter garantia de que sua estação de trabalho estará desocupada e higienizada, transmitindo maior segurança e tranquilidade para produzir.

Benefícios para a empresa

  • Facilita o trabalho do RH, pois, ao utilizar uma solução tecnológica de fácil manuseio, é possível gerenciar de forma otimizada o retorno dos colaboradores ao ambiente organizacional em um momento que as pessoas ainda estão fragilizadas e com medo do vírus.
  • Garantir que o distanciamento social seja mantido, reduzindo o risco de propagação da Covid-19 e, ainda, a identificação da mesa onde possíveis pessoas infectadas trabalharam, auxiliando na implantação de ações de segurança.
  • Ao proporcionar conforto, organização e segurança com o trabalho híbrido, a empresa está trabalhando o employee experience, ou seja, levando uma experiência única ao colaborador que se sentirá cada vez mais motivado e engajado em trabalhar na sua empresa e, ainda, disseminará essa cultura para demais profissionais do mercado por meio de ações de employer branding.

Quais as vantagens de adotar o modelo híbrido de trabalho?

Uma pesquisa recente realizada pela McKinsey e Company revelou que 52% dos participantes disseram que gostariam que sua organização adotasse um esquema no qual, algumas vezes, é preciso ir até o escritório e, em outras, é possível trabalhar remotamente.

Ainda segundo o estudo, apesar do home office ter trazido muitos benefícios para empresas e colaboradores, muitos desses profissionais estão exaustos e ansiosos com o isolamento social e o malabarismo que é conciliar dentro de um mesmo ambiente a rotina familiar, doméstica e profissional. 

Logo, o modelo de trabalho híbrido se mostra uma peça-chave ao misturar o home office e trabalho presencial, garantindo flexibilidade e uma maior interação social. 

Mas também existe uma ansiedade por parte dos colaboradores em como o retorno ao escritório funcionará, pois o calendário de vacinação ainda avança lentamente no Brasil, com a maior parte dos profissionais que atuam no mercado ainda não imunizados.

Nesse âmbito é que o sistema de agendamento de espaço de trabalho oferece maior tranquilidade e segurança, permitindo uma melhor experiência do colaborador neste novo momento de transformações na forma de se trabalhar. 

Então, não deixe de aproveitar o momento para conhecer e experimentar o sistema QueroMesa para tomar decisões na organização do trabalho híbrido na sua empresa!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments