Seu RH precisa de consultoria?

Tempo de leitura: 3 minutos

Praticamente todo setor empresarial passa por momentos de instabilidade e tensão. No caso do RH, essa situação não é diferente. Com a modernização constante e aumento da complexidade das tarefas a serem realizadas por esse setor, muitas empresas ainda sofrem com diversos gaps de conhecimento e competências.

Na maioria das vezes, a presença de gaps no RH de uma empresa é causada exatamente por ser se tratar de um setor que ainda está em transição e precisa de treinamento. O grande problema, no entanto, não é a existência de gaps, mas o não reconhecimento deles.

Você quer descobrir se o RH do seu negócio precisa de uma consultoria? Vamos começar entendendo: para que serve uma consultoria de RH?

A consultoria para RH

Bom, antes de descobrir se o departamento de RH da sua empresa precisa de consultoria ou não, temos que saber de fato é uma consultoria de RH e para que ela serve, não é mesmo?

Como qualquer outra consultoria, a consultoria de Recursos Humanos geralmente é realizada por um profissional qualificado. Após ter contato com a empresa e pesquisar a fundo sobre a rotina de trabalho do setor, esse profissional é responsável por realizar diagnósticos a fim de encontrar possíveis problemas e, finalmente, propor soluções.

Seu RH precisa de consultoria?

É um pouco complicado identificar a necessidade de uma consultoria para o departamento de RH, principalmente porque algumas situações podem ser tranquilamente resolvidas sem muita interferência de atores externos.

No entanto, existem casos em que a consultoria é não só bem-vinda, como também necessária para o futuro do departamento. Por esse motivo vamos citar e explicar aqui  algumas situações bem comuns nesse meio que podem ser extremamente beneficiadas com uma consultoria de RH.

O desafio da modernização

Falar em RH estratégico, softwares e modernização é na realidade muito fácil. Difícil mesmo é colocar isso em prática e realizar a transição de um departamento de RH completamente operacional para algo moderno e estratégico.

Essa dificuldade pode existir por diversas razões. Muitas vezes os profissionais de RH não sabem por onde começar e ficam meio perdidos no momento de fazer um planejamento estratégico, escolher os softwares mais adequados para a realidade do departamento, etc.

Esse tipo de dificuldade é completamente normal e se o seu departamento está passando por essa situação, a consultoria pode ser a solução mais rápida e eficiente para realizar uma transição de qualidade.

Identificação de problemas

As métricas do RH não mentem. Se a rotatividade aumentar, a produtividade cair ou o engajamento dos seus colaboradores estiver muito baixo, pode ter certeza que há um problema maior por trás.

Muitas vezes a identificação desse problema é o maior desafio e esses profissionais acabam perdendo muito tempo tentando descobrir uma possível razão.

Se esse for o seu caso, separar um orçamento para uma consultoria pode ser interessante e ainda mais econômico do que continuar com um problema que gera prejuízos para a empresa a longo prazo.

Crescimento estratégico

Fazer parte de um departamento de RH de uma empresa em rápido crescimento pode não ser uma tarefa fácil. Por exemplo, como identificar as necessidades de contratação de colaboradores em um negócio que está crescendo em ritmo acelerado?

Em muitos casos o setor de RH da empresa não possui grandes experiências com esse tipo de situação e por isso pode acabar não sabendo exatamente a melhor maneira de crescer sem correr riscos. É nesse momento que a consultoria de RH entra, oferecendo a visão de um profissional com experiências em diversos tipos de negócios e direcionando a tomada de decisões do departamento da melhor forma.

Se você gostou do nosso post e quer tornar o seu departamento de RH cada vez mais estratégico, leia o nosso eBook Planejamento estratégico: como alavancar o meu RH e compartilhe com a gente o que você aprendeu!

resultados-cta-blog

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of